Algumas semanas atrás, eu fiz uma live, lá no instagram @vidanaescocia, falando um pouco deste assunto, que é bastante extenso, complexo, e me interessa bastante.

Todo mundo conhece o caso de Salem, nos Estados Unidos. Existem muitos livros, peças de teatro e filmes que recontam a história e trazem à tona a injustiça que as vítimas acusadas de bruxaria sofreram. Mas sabem quantas pessoas foram executadas em Salem? Vinte. 

Na Escócia, de acordo com dados recentes do governo, aproximadamente 3500 pessoas, na imensa maioria mulheres, foram executadas como bruxas na Escócia entre 1560 e 1727.

Ainda não se tem um número exato porque pesquisas mais extensivas ainda estão em andamento. Mas a Escócia teve, em média, cinco vezes mais execuçoes per capita que qualquer outro país da Europa. E, no entanto, essas vítimas não possuem a visibilidade que merecem. 

É uma parte da história da qual ninguém se orgulha, mas relembrar – e, com isso, homenagear as vítimas, de certo modo – é também uma forma de pedir desculpas. 

Deixo o link aqui também porque sei que nem todo mundo tem como assistir por lá: