Seguindo firme na minha missão de “escocesar” o mundo, eu hoje vou ensinar vocês a se comportarem como verdadeiros nativos dessas terras de clima nórdico maravilhoso.
As temperaturas médias da Escócia ficam em torno de 2 graus no inverno e 15 graus no verão. Ou seja, a variação, aqui, é menor durante o ano todo do que durante uma semana típica de outono em Florianópolis, por exemplo (ah, eu lembro bem! #traumas).
Brasileiros, nessas condições, sequer teriam “roupas de verão”. No máximo uma jaqueta mais leve para os meses mais quentes (mas que também, pra nós, são considerados frios). Então, meus amigos e amigas, não importa o mês que vocês venham para a Escócia, não tragam trajes tropicais porque vocês dificilmente terão a chance de tirá-los da mala.
Mas os escoceses gostam de se iludir e pensar que existe uma variação suficiente de temperatura para justificar o uso de “roupas de inverno” e “roupas de verão”. Em março, quando ainda neva em alguns lugares, as vitrines das lojas pipocam com vestidos de alcinha e shorts curtos. Eu sinto frio só de olhar. O que prova que ainda não adquiri o condicionamento/resistência necessários para me integrar completamente à cultura local. Um dia eu chego lá.
O objetivo final é adquirir a resistência destes pipers, tocando a – 8 graus, com pernas de fora:
Regras gerais:
- Usar o mínimo de roupas possível. Tudo bem ficar com as pernas roxas, desde que não se fique tremendo (você não pode admitir que sente frio).
- Proibido reclamar do frio. Pode – e deve! – reclamar do tempo: do vento, da chuva, etcs. Mas sempre que alguém perguntar se você está com frio, diga que não. Se a pessoa que perguntou for estrangeira, vá mais longe: diga que, inclusive, está com calor, e tire uma camada de roupa.
Regras específicas de como se vestir e se comportar de acordo com cada estação:
Inverno:
Se estiver nevando: traje completo de inverno permitido. Casaco grosso, luvas, cachecol, gorro, etcs.
Se não estiver nevando: tente tirar alguns itens como luvas ou cachecol, ou vai parecer um turista.
No dia 01 de janeiro: não importa a temperatura, pule no mar para cumprir a tradição do Loony Dook (expliquei isso nesse post)
Primavera / Outono:
Abaixo de 10 graus: Botas, calças (ou saias/vestidos com meia-calça), blusas de lã e casaco de inverno.
Entre 10 e 14 graus: trocar o casaco por uma jaqueta ou moletom.
Qualquer dia de SOL: deite-se quando e onde puder e aproveite para absorver seus raios como se não houvesse amanhã!!!
Hora de tirar também o capô do carro conversível:
Verão:
Ahhh…. agora sim, chegou a hora de mostrar para o mundo que aqui existe verão sim!!
14 – 15 graus:
Obrigatório o uso de mangas curtas. Se não estiver chovendo, use sandálias também, para reforçar a regra.
16-18 graus:
Sem sol – shorts, camiseta, regata, vestidos, etcs – basicamente, tudo o que estava nas vitrines de março.
Com sol – PARE tudo que estiver fazendo e corra para a praia. Se tiver um barco ou bote, entre nele e aproveite muitooooo!! (mesmo porque amanhã, provavelmente, vai chover e fazer 12 graus de novo)
Não ligue se turistas zombarem de você,
Eles provavelmente estão com inveja antecipada do lindo bronzeado que você vai conquistar neste verão:
Faça churrascos semanais (ainda que tenha que usar de alguma engenharia para isso) porque é VERÃO!!!
18 a 23 graus:
LOUCURA TOTAAAALL!!!!!!!!
😱😱😱😱😱😱😱
Acima de 23 graus:
Fujam para as montanhas!!!!!
Ainda bem que o sofrimento dura pouco!!!
Alice ]Branco
hahahahahahaha! Tive de rir, e me fez bem. Não imaginei ser assim. Na Dinamarca, país mais ao norte que eu conheço, até que existe verão. Adorei seu post e a vontade de conhecer a Escócia só aumenta.
Anelise
Obrigada!! 🙂
Adriana
Maravilhoso, Anelise!! Rolei de rir e fiquei imaginando se consigo me adaptar a tudo isso.
Anelise
Consegue sim, Adriana, talvez não se comportando como eles, mas né, bora ser turista a vida toda!
Eloisa Marion
Ameiii
Louca para conhecer a Escócia e aproveitar esse clima maravilhoso. Olho para as ruas de Edimburgo e me vejo passeando lá. Obrigada por compartilhar com a gente
Lisanna
Amando seus posts! Vivo aqui na Escócia e me sinto assim tambem! Tudo que vc relata é verdadeiro não conseguiria por aqui na vírgula a mais!! Parabéns continue escrevendo de maneira leve e simples!
Anelise
Obrigada, Lisanna!!! 😀
Fernando
Ótimo post. Usei-o pra convencer um amigo da Austrália pra se mudar pra cá. Mas ele não quis. Hahaha
Anelise
Ahhh… como assim, Fernando?!! O que faria alguém não querer vir correndo pra cá depois deste post? Hahahaha!!
Já sei! Faltou contar pra ele que os escoceses até surfam, aí sim ele se anima!! (ou chora de pena dos coitados!!)
Andreza
Floripa tem todas as estações e condições atmosféricas no mesmo dia…hahaha
Agora, loucura total com 23° tive que rir
Anelise
Hahahaha, loucuraaaa mesmo!! Até eu fico meio desesperada pra correr pra praia ou fazer algo ao ar livre antes que a temperatura despenque de novo e acabem minhas chances de usar manga curta!!!
Floripa é um lugar de fortes emoções!! Rs!!
Michele Diduk
Excelente Post!!!!Amei!
Anelise
Obrigada!!! 😀
Ellen
Anelise, vc poderia fazer um post sobre quais tipo de roupas usar no verão, estou com muitas dúvidas pq para mim 15 graus é frio e tenho receio de levar muita roupa de frio, rs
Anelise
Roupas para usar no verão daqui: todas que você usaria no inverno do Brasil, hahahaha!!! Mas, sendo mais específica: calças, camisetas, blusas de lã/moletons, uma jaqueta mais leve (impermeável) e outra mais grossa um pouco, lenço para o pescoço, tênis ou botas. Se quiser ser otimista, pode trazer uma bermuda/shorts (1 apenas, confie em mim!) e sandálias (apenas 1 tbm!). Se quiser ser loucamente otimista, biquini. Mas só porque não ocupa mesmo muito lugar na mala. 😉 Se conseguir usar, me conta!! Beijos!
Silvia
Adorei!!! Muito divertido!!! Exatamente assim! A corrida para a praia foi uma loucura semana passada… hahaha….
Anelise
Hahahaha, adorooo!!!!
Nilva Fernandes
Me distraio muito com seus artigos sobre a Escócia. Pais tão distante para mim. Detalhe : o frio de São Paulo já me basta rsrsrs. Continue escrevendo .
Anelise
Obrigada, Nilva!! Beijo!
Bruna
Oi, Anelise
Tava escrevendo um post pra apresentar nosso projeto no Instagram e vim aqui pegar algumas infos e tive que parar pra ler esse post. Esse assunto do clima na Escócia reeeeende. Meu Deus!! Maaas, é bem isso mesmo!
No tempo que morei em Edi, não fazia esse calorzão todo. Agora em junho quando tive por ai pela ultima vez peguei 2 ou 3 dias com 24 graus, achei que fosse morrer (literalmente) hahaha
Anelise
Oi Bruna!! Realmente, acho que está rolando um aquecimento global por aqui, hehehe. Mas, por enquanto, meu dia mais quente, ever, foi de 23 graus. E só durou algumas horas, também, então ainda não preciso correr para as montanhas!! Obrigada por comentar!! 😀 Beijos!!
Teresinha
Beleza de texto !
Como sempre, muito bem escrito. Beijo
Cristina Lima
Eu que moro no Rio estaria ferrada ficaria toda encasacada enquanto o povo estaria de camiseta e sandália de dedo
Adorei o post !!
Anelise
Hahaha, bem assim!!!
Caroline
Ótimo post! Estou me preparando para passar 1 ano em Aberdeen… atualmente moro no RJ. Creio que depois dos teus conselhos só levarei roupa leve para pegar praia mais ao sul….
Anelise
Caroline, acho que nem mais ao sul, hahahahaha, mas é bom ser otimista, e ainda bem que roupas leves não ocupam muito espaço!! 😉
Arlene S. Lima Dantas
Fui “sapear” no oráculo Google e encontrei vocês: não consegui parar num único post! Devorei um a um e “rachei” de rir com os textos. Desde muito nova (já faz tempo rss) procurei saber sobre a Escócia graças à minha paixão de meninice pelo Sean Connery (suspiros). Vi Highlander tantas vezes que cheguei a decorar rss. Obrigada por compartilhar esses pequenos prazeres!
Anelise
Oi Arlene, Que ótimo que você gostou! 😀
A Escócia é demais!! <3
Obrigada por ler e comentar!
Pamila
Anelise, estou adorando seu jeito divertido de falar da Escócia! Amo esse país e estou amando mais ainda com seus relatos!
Anelise
Obrigada, Pamila!!! 😀
cleo
sabe o que é incrível? é que eu já tenho esse hábito de me esticar ao sol quando está frio por aqui e o sol resolve a sair. hahahah, mas lógico que aí é bem mais frio do que eu supunha…. oh Deus! Ainda quero conhecer a Escócia
Anelise
Sim, com o frio, esse hábito fica melhor ainda! 🙂
Telmo jr
Parabéns pelo texto Anelise!
Sou apaixonado pela natureza, e isso me impressiona na Escócia.
Não vai demorar muito pra fazer uma visita com minha mulher.
Quero sua opinião, sobre alugar um carro na capital, e viajar até o norte do país.. será que nas cidades menores encontro lugares pra passar as noites ? ou seria melhor eu me preparar para acampar?
Obrigado!
Anelise
Oi Telmo, obrigada! 🙂
Encontra lugar pra dormir sim, todo vilarejo por aqui tem pelo menos um hotel ou pousada, é bem tranquilo isso. É só bom evitar os meses de pico, como agosto, quando aí fica mais difícil e teria que fazer reservas com antecedência. Mas em outras épocas, é garantido.
Marta Rocha
Amei. Apaixonada. Louca para morar na Escócia. É esse clima que amo.
Sheila Leticia Nascimento
Acho que eu me adaptaria bem na Escócia, moro em Curitiba-PR e não suporto o calor, passou de 25 graus pra mim está muito quente já, entre 14 e 20 graus tá louco de bom kkkk. Adorei seu blog bjs
Anelise
Oi Sheila! Você é das minhas, então, também acho aqui melhor que o calor!!!
Obrigada por ler e comentar!! 😀
Abraços!!
Lucelia
Meus pés ficaram gelados só de ler. Nos meses de junho, julho e agosto, fico melancólica esperando a primavera e o verão. Mas apesar do frio deu vontade de conhecer. Mas jamais conseguiria convencê-los de que não sou turista. Andaria vestida dos pés a cabeça mesmo no verão.
wallace cavalheiro da Rosa
Oi, Analise.
Estou assistindo à série Outlander e fiquei fascinado com as paisagens, cultura e o modo de falar característico do Norte.
Por coincidência, a professora de Inglês Liz Paiva. que residiu na Inglaterra, está lançando o Livro Casamento Celta – A Magia Por Trás da Aliança (Como os Celtas mantinham os casamentos duradouros apesar de já conhecerem o divórcio). Segundo a Autora Um livro que fala de amor, e das virtudes que um amor verdadeiro é capaz de despertar nas pessoas. Nove histórias da mitologia celta para falar de amor, felicidade, virtudes, coragem, honra, esperança…. Tudo aquilo que todo mundo anda sentindo falta hoje em dia…
Para quem quiser conhecer mais basta acessar http://www.casamentocelta.net/
Gostei muito dos seus comentários, parabéns!
Pretendo conhecer de perto esse belo país. Sou de Florianópolis, onde a temperatura está sempre variando. Mas atualmente moro no Rio de Janeiro, onde o calor a partir de novembro até final de março é tremendo. Experimentei o final de inverno em Paris e imagino como será duro tomar banho de mar no final de ano na Escócia! Brúúúú!! Rsrs. Abraço!
Anelise
Oi Wallace, realmente, esse banho de mar invernal não é fácil!!
Obrigada pelo comentário! Abraços!
Bianca
Você me deixou com mais vontade de morar na Escócia. Um sonho de 30 anos que não sei como realizar. Obrigada por compartilhar!
Maria Alice Halmenschlager Foresti
Parabéns pelos post!! Super divertido! Fiquei morrendo de vontade de conhecer a Escócia, pois adoro o frio, moro em SC e só uso casaco quando chega a 15 graus, mas aqui em Itajaí o inverno é ameno. Com máxima de 23 estaria feliz o ano todo! Abraço.
Anelise
Oi Maria Alice!! Também prefiro o frio, estou adaptada ao clima aqui. 🙂
Obrigada pelo comentário!!
Abraços!
Catarina
Adorei o post! Vamos a Escócia em maio para conhecer as Highlands.
Patrícia Baêta
Boa tarde Anelise!
Eu e meu marido estamos indo para uma viagem de férias à Escócia daqui a 4 semanas (20/04), portanto, primavera!!!
Gostaria que me orientasse a respeito de que tipo de roupas levar para curtirmos Edinburgo e Highlands sem congelar de frio 🙂
Obrigada pelas valiosas e bem humoradas informações! Estou super animada!
Anelise
Oi Patricia, tragam roupas de inverno, pois ainda vai estar frio. O sol vai dando mais as caras nesta época do ano, então pode ser que em um ou outro dia até dê pra andar sem casaco, mas não se iludam muito, hehehehe. Acho que gorros, cachecol, luvas e etcs não serão mais necessários. Espero que vocês gostem daqui! Boa viagem!! 🙂
Vanessa Biezus
Muito bom!! Estou adorando os textos e a forma humorada como vocês abordam os aspectos típicos do país 🙂
Anelise
Obrigada!!
Paloma Casali
hahahahahah Ri muito com o post hahahaah adorei!