Mais um favorito que ainda não estava devidamente postado aqui: o Castelo de Stirling.

Existe um castelo no topo dessa rocha vulcância, nesse ponto estratégico entre as terras baixas e as terras altas, desde pelo menos 1110, e era de madeira até 1380.

Batalhas famosas foram travadas sob sua presença. Em tempos de paz, servia como residência real. É um dos melhores castelos para se visitar, por causa dos vários projetos de reconstrução e redecoração que devolveram os edifícios principais à magnificência da época de James V, no século XVI.

Tem tanta história que merece um post mais completo, mais tarde, mas seguem algumas curiosidades:

* É o castelo com mais “unicórnios”. Bom para ir com crianças e pedir para acharem e contarem!

* Unicórnios aparecem no brasão da Escócia desde o século XV. Eles estão sempre acorrentados, no brasão e em outras representações, porque eram considerados animais indomáveis. Apenas o rei teria o poder de dominá-los, e por isso a coroa no pescoço deles.

* Em 1462, em um jantar com o Conde de Douglas, o rei James II se irritou com o amigo, o esfaqueou 29 vezes e o atirou pela janela. Me pergunto que tipo de conversa teria causado essa fúria desmedida…

* Em 1507, um alquimista do rei construiu asas e saltou de uma das muralhas, planejando voar até a França. Caiu, quebrou a perna e sobreviveu!

* Dizem que James V tinha um leão de estimação, e o mantinha no castelo. Um dos pátios do castelo se chama “Lion’s Den”. Talvez o leão ficasse ali.

* Mary Stuart foi coroada, aos 9 meses de idade, na Capela do Castelo de Stirling. Para o batizado de seu filho, James VI, ela organizou uma festa imensa, que durou três dias inteiros. Darnley, pai de James, não compareceu.

* A partir de final do século XVIII, o castelo assumiu funções militares, servindo como fortaleza e quartel.

* Nessa época, os soldados e oficiais que residiam no castelo relataram, por diversas vezes, escutar passos e vozes em locais que estavam vazios.

* O fantasma mais famoso do Castelo de Stirling é a “Green Lady”. Dizem que ela teria sido uma das criadas da rainha Mary, e que aparece sempre antes de algum acidente acontecer no castelo.