Embora a maneira de se vestir tenha mudado e variado bastante ao longo do tempo, quando se pensa em roupa típica escocesa, se pensa, claro, no kilt, e nas roupas tradicionais das Terras Altas. 

Mas não pensem que é só vestir uma sainha quadriculada (aliás, é um ultraje chamar assim, 😆 é sempre “kilt” e “tartan”). Existe toda uma tradição que envolve uma série de acessórios e detalhes. 

Para os homens, além do kilt, a vestimenta tradicional completa inclui: cinto; sporran (aquela bolsinha-polchete, mas também é ultraje chamar assim, então chamem de “sporran”); meias até o joelho e dobradas, segurando umas bandeirinhas que se chamam “flashes” e que devem ser do mesmo tartan do kilt; sapatos típicos, geralmente com aquele entrelaçado, e alfinete decorativo. A camisa “típica” é a branca com amarração na frente, mas pode variar bastante. Hoje em dia, usa-se com colete, como traje de gala. 

Ah sim, não esquecer da sgian-dubh, que é uma adaga decorativa, mas pode servir para ameaçar quem ousar dizer que eles estão usando saias e polchete. 😅⚔️

Prontos para a briga!

A vestimenta das mulheres é menos cheia de regras. Tradicionalmente, assim como os homens, elas usavam o tartã do clã, seja o de nascimento ou o de casada. Mulheres não usavam kilt, mas uma saia até os tornozelos, junto com uma blusa e colete de cores combinadas.

Um earasaid, que é um grande xale, pode ser usado por cima, geralmente preso com um broche.

O sash é uma faixa menor de tecido, em tartã, e que ainda é usado nos dias de hoje, em festas típicas ou casamentos.