O clima da Escócia

Estou fazendo parte de um projeto muito bacana, lá no Instagram @vidanaescocia, que se chama “Nosso Olhar Compartilhado”. Nele, brasileiras que moram em vários países do mundo compartilham informações sobre um mesmo tema, toda semana. E o tema desta semana foi “CLIMA”.

Reposto aqui pra que as pessoas encontrem com mais facilidade, já que não passa muito tempo sem que alguém me pergunte sobre o clima daqui 😉.

De forma muito resumida, o clima aqui é frio e predominantemente molhado.🌧️☁️ 😬

As estações, na Escócia.

Muda constantemente, e é comum que chuva, sol, vento e granizo se alternem várias vezes em um mesmo dia. Apesar disso, as correntes mais quentes do Atlântico fazem com que as temperaturas sejam amenas, ou seja, é muito raro calor ou frio extremos. Janeiro e fevereiro são os meses mais frios, com temperaturas médias de 5 a 7 graus. Julho e agosto são os meses mais quentes, com médias de 19 graus. 

Mas o problema maior do outono e do inverno aqui não é tanto o frio, e sim a falta de luz. A combinação de dias mais curtos e escuros com prevalência de nuvens e chuvas faz com que, em boa parte do ano, a incidência de luz solar seja muito pequena. Não à toa, a Escócia tem os maiores índices de depressão, alcoolismo, e suicídio de todo o Reino Unido, e isso é bastante associado ao clima, e à depressão sazonal decorrente dele (SAD, em inglês, “seasonal affective disorder”).

“SAD”

Conheço uma australiana que, após uns anos morando aqui, chegou a ficar meses sem conseguir sair da cama, até ser diagnosticada corretamente e entender que era “culpa do clima”. A saída, para ela, foi se mudar para um país com “mais sol”, mas muita gente que se sente afetada pelo clima faz uso de lâmpadas especiais que simulam a luz e o calor do sol:

Lâmpada especial para tratamento de SAD

Muitos escoceses também aproveitam o “Autumn Break”, em outubro, para ir de férias para um lugar quente e ensolarado (Espanha, Portugal e Itália são os favoritos), como forma de “se preparar” para o longo inverno adiante. 

Em compensação, (e só para não terminar este post chorando e querendo me mudar para as Maldivas 😅) quando o dia, durante o verão, resolve ser seco e ensolarado, é ótimo porque anoitece bem tarde e se pode aproveitar bastante para passear por aí. Outro lado bom de tanta chuva é que, frequentemente, somos premiados com lindos arco-íris. 

Anteriores

Braemar e o Castelo Kindrochit

Próximo

O mistério da ruína da floresta…

  1. Fernanda Gastaldi

    Ótimo relato! Deu pra ter uma boa ideia de como é o clima…

  2. Vanesca Van Vaalkers Kerches Annicchino

    Eu moro no Brasil, tenho depressões pelo clima ensolarado, quente e seco. Não saio de casa quase nunca durante o dia. Tenho enxaquecas, o sol penetra na minha pele, nos meus olhos, impossível viver aqui, um dia de frio e chuva aqui, faço tudo que não faço o ano todo. Tenho pavor de lugares tropicais e quente. Tenho planos para morar em Edinburgh, deveria ter vivido na Escócia qdo pequena assim teria uma vida saudávél e produtiva. O sol, o calor, roupas leves podem ocasionar fortes depressões tbm em pessoas como eu.

  3. Suely Lins

    Seu comentário demonstra que eu sou igualzinha. Jesus, o sol e o calor me destroem. Eu sou muito mais produtiva em dias nublados. Muda meu humor inclusive. Adoro chuva e frio. Queria muito morar em um lugar que chovesse todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén