Natal 2020

Pouca gente sabe, mas celebrar o Natal é algo relativamente novo, na Escócia. Isso porque, em meados do século XVI, a Reforma Religiosa aconteceu de forma tão intensa por aqui que o Natal foi basicamente BANIDO por quase 400 anos!!

Chegou a ser, por um tempo, proibido por lei, mas foi tão desestimulado que, mesmo quando não era mais crime comemorar o Natal, os escoceses continuaram não dando muita bola pra data. O dia 25 só virou feriado em 1958. Ou seja, enquanto o resto do Reino Unido passava esta data desembrulhando presentes e ficando com a família, os escoceses acordavam cedo e iam trabalhar, como em um dia qualquer.

Contei mais sobre isso no post completo sobre o Natal e sobre como ele era comemorado antes da proibição, quando era chamado de Yule e celebrado com uma série de superstições diferentes.

Hoje em dia, as tradições natalinas são similares às dos vizinhos. O Papai Noel deixa os presentes embaixo da árvore de Natal, famílias se reunem para almoçar ou jantar, trocam presentes, etcs. Nós sempre deixamos, na noite do dia 24, um lanchinho pro Papai Noel e pras renas. Também decoramos a casa com recortes de flocos de neve e muitas luzinhas, pra ajudar a combater a escuridão do inverno. ✨🎄✨

Umas das coisas bem britânica são os crackers: de papel, cada um puxa de um lado até estourarem e liberarem o brinde de dentro. Hoje em dia, ainda bem, existem opções mais ecológicas, sem as montanhas de brindes de plásticos das últimas décadas.

O “Elf on the shelf” é uma brincadeira que também não é daqui mas se tornou popular. Nós fazemos e o Pedro adora. Seguem alguns dos nossos elfos deste ano:

Duas coisas que são da época do Yule são as velas nas janelas – Oidche Choinnle – e o yule log, que passou de tronco de verdade para um de chocolate.

Nossa janela, com as velas e flocos de neve de papel.

Feliz Natal!! E um abraço bem apertado em todos que, em função desse caos mundial, estão sem a família neste dia.

Anteriores

Kingsbarns Beach & Cambo Estate

Próximo

Banho de floresta & Lago Congelado

  1. Helen Denise Daneres Lemos

    Muito lindo esse texto e as fotos. Acompanhei tudo no instagram!

    • Anelise

      Sim!! Coloco aqui pra quem não tem instagram, e também pra ficar salvo no blog. Mas acaba ficando repetitivo pra quem acompanha lá também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén