Loch Ma Naire: o Lago com Poder de Cura​

Existe, no norte da Escócia, em uma região bastante remota e desabitada, um pequeno lago chamado Loch Ma Naire – ou Loch Mo Naire.

Loch Ma Naire. Foto: Richard Webb

Existem duas histórias principais sobre este lago. Uma delas conta que “Ma Naire” era uma antiga deusa local, e que este lugar já era sagrado muito antes do cristianismo. Por centenas de anos, peregrinos vinham de toda a região das Highlands, esperançosos de cura.

Outra, mais recente, diz que o lago adquiriu seu poder de cura por causa de uma pedra sagrada que pertencia a uma mulher local. Ela era uma espécie de bruxa/curandeira, que possuía sexto sentido e usava essa pedra para curar pessoas. A fama da pedra chegou aos ouvidos de um lorde da região, que quis roubá-la. A mulher pressentiu que ele viria, fugiu, e jogou a pedra no lago.

Foto: Ian Neil

Para ser curado de qualquer doença física, basta entrar nas águas geladas do lago, de preferência no mês de agosto, entre os dias 1 e 4. As datas meio que coincidem com o festival pagão de Lughnasadh. Dizem que os poderes do lago são mais fortes entre meia-noite e uma da manhã. Também é necessário fazer uma oferenda de uma moeda de prata para a deusa.

Primeiro, entre no lago, caminhando de costas. Depois, beba um pouco da água. Segure a moeda e peça, em voz alta, para ser curado, lembrando de dizer o nome da enfermidade. Algo como “Querida deusa Ma Naire, por favor me cure de …… (inserir doença)” já está bom o suficiente. Para garantir, fale em gaélico escocês, pois não sabemos se a deusa entende português. Depois, jogue a moeda na água e mergulhe a cabeça totalmente, três vezes.

Esse ritual tem sido feito há séculos, então é muito comum encontrar, no leito do lago, moedas antigas. Não as pegue! Melhor nem encostar, a menos que queira adquirir a enfermidade de quem as jogou. Uma moeda pode ter verrugas, outra, disenteria, e outra ainda, peste negra, nunca se sabe….

Anteriores

“Bandido” na Escócia

Próximo

Lochleven Castle: a “prisão entediante” da rainha Mary

  1. Luciana Silva

    Anelise, és fantástica. Adoro-te.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén