Cranachan: sobremesa escocesa

Hoje eu vou ensinar vocês a fazer cranachan (pronuncia-se ‘cranecan’), uma tradicional sobremesa escocesa que leva dois dos principais itens de consumo local: whisky e aveia.

Olhem que linda, eu que fiz!! E, se eu consegui, todo mundo consegue!!

Originalmente, essa receita era feita com queijo pastoso, caseiro, mas hoje em dia usa-se mais creme de leite batido, chantilly ou creme de coco, para uma versão vegana (e que fica, na minha opinião, melhor que a versão original). A aveia também era tostada e deixada em imersão no whisky durante a noite, o que aumentava ainda mais o teor alcoólico (fica aí a dica para quem estiver tendo um dia muito difícil e quiser arriscar sair cambaleando depois). A versão “caramelizada” também é frescura dos tempos modernos, mas eu gosto bastante da textura que cria.

As framboesas pode ser substituídas por frutas mais fáceis de encontrar. É que, aqui, elas crescem por tudo, e eram as que estavam mais “à mão” durante os tempos difíceis pré-supermercados e bananas importadas da Costa Rica. Mas o estilo de vida highlander é baseado nas dificuldades, e em usar o que se tem, sem luxos ou desperdícios. Ou seja, vale mais incorporar a receita ao que se tem e fazer um cranachan de goiabada com cachaça do que pagar um fígado por framboesas importadas ou um scotch single malt. 😉

Última observação: eu faço tudo “no olho”, sem medida nenhuma, que aí controlo o tanto de açúcar – e whisky – que prefiro. Sempre dá certo, então não se prenda muito nas medidas abaixo, elas são apenas uma sugestão. Lembre-se que highlanders não tinham balanças de cozinha e nem tempo pra medir nada…

INGREDIENTES:

50g de açúcar
125g de aveia em flocos grossos
450g de framboesas (ou qualquer outra fruta)
3 colheres de sopa de uísque
1½ colheres de chá de extrato de baunilha
450ml de creme de leite batido, ou chantilly, ou creme de coco batido.

MODO DE PREPARO:

Para fazer a aveia caramelizada, coloque metade do açúcar com 2 colheres de sopa de água em uma panela pequena em fogo baixo e deixe por 5 minutos. Em seguida, em uma frigideira, toste a aveia, mexendo-a sempre. Quando a calda de açúcar estiver em ponto de mel, adicione a aveia à panela e misture, para caramelizar a aveia. Transfira a aveia caramelizada, ainda quente. para uma assadeira, espalhe-a (para que fique mais fácil de quebrar depois) e deixe esfriar.

Aveia caramelizada, esfriando

Enquanto isso, coloque as frutas em uma panela, com o resto do açúcar, uma panela média, e aqueça até que fique com consistência de um purê.

Agora adicione o whisky e a baunilha ao creme de leite e bata até formar picos.

Em seguida, incorpore quase toda a aveia (separe um pouco para decorar), misturando com um garfo ou colher. Quebre a aveia, se necessário, para que os flocos caramelizados não fiquem muito grandes.

Alterne camadas: uma do creme, uma de fruta, e decore com o resto da aveia e alguma fruta, ou o que sua criatividade sugerir.

Pronto!!! Você fez um autêntico e tradicional cranachan!!!

Se comer, não dirija! 🥃😉🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿

(E me contem nos comentários se fizeram e o que acharam.)

Anteriores

Casinha “élfica” em Dunkeld

Próximo

Guia de Emigração: Como Fugir do Brasil

  1. …já mandei pro meu whats, pra não perder isso.
    Nossa, sabia que já vou ter que fazer isso amanhã..? Kkkk socorro
    ALLAHHH
    Obrigada Anelise

  2. Helen Denise

    Adorei a receita! Vou fazer esse fim de semana!

  3. Enio Bezerra

    Irei apresentar esta receita no projeto para final de semestre no inglês.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén