Há pouco mais de dois anos, o Pedro chegou em casa da escola me dizendo que precisava levar dinheiro no dia seguinte para comprar uma flor de papel. Me explicou que os meninos da sexta-série estavam vendendo, que era colorida e que ele precisava comprar porque quem tivesse a flor viveria para sempre. E ele queria viver para sempre, então precisava da tal flor de papel. Precisava levar dinheiro pros meninos da sexta-série urgentemente!! E não soube me dar mais nenhum detalhe ou explicação.
Minha cabeça de mãe brasileira já pensou: “É golpe! ” E imaginei que os meninos da sexta-série estivessem passando a conversa nos pequenos.
Falei pra ele que, na manhã seguinte, levariamos o dinheiro e ele me apontaria os supostos meliantes. Mas, assim que chegamos, vi uma poppy no peito de uma das crianças e entendi tudo.
No segundo domingo de novembro (hoje) acontece em todo o Reino Unido o Remembrance Sunday. É um dia para honrar os soldados que morreram nas guerras mundiais e em outros conflitos desde então. Por tradição, o país inteiro observa dois minutos de silêncio às 11 da manhã.
A poppy – papoula – vermelha é o símbolo dessa homenagem e lembrança, e as pessoas começam a usá-la semanas antes. Ficam à venda por todo lugar, e todo o dinheiro arrecado vai para suporte de veteranos e feridos de guerras.
É comum ver guirlandas de papoulas vermelhas o ano todo, em monumentos e cemitérios, e quem já esteve por aqui vai certamente lembrar de ter visto alguma. Mas as papoulas nas roupas, nos carros, nas casas, se multiplicam nessa época. Aqui na Escócia, vários castelos e construções históricas se iluminam de vermelho hoje à noite, em homenagem aqueles que deram sua vida pelo país.
E a história de viver pra sempre?? Devem ter explicado pros pequenos que, através da papoula, essas pessoas vivem para sempre. No coração e na memória, que evoca lembranças ainda muito doloridas por aqui. ♥️
Deixe um comentário