Faz um tempo, me dei conta que vários dos meus lugares favoritos na Escócia ainda não estão devidamente postados aqui. Acho que é porque alguns lugares, para mim, são grandiosos demais para caber em um post em rede social. Merecem um post completo, com todas as histórias, lendas, fotos, vídeos, e tudo que possa ajudar vocês a entenderem a dimensão que eles têm. Merecem odes, poemas, livros, filmes, e homenagens com gaitas de foles.
Frente à minha realidade, que é uma de ocupações diversas que me impedem de homenageá-lo à altura que ele merece, apresento-lhes um desses lugares assim, de forma simples mesmo: o Urquhart Castle.
Um dos maiores castelos da Escócia, com mais de 1000 anos de história, o Uquhart foi construído às margens do Loch Ness, entre as montanhas do Great Glen, o Grande Vale. Hoje em ruínas, ele posa majestoso como ponto central de uma paisagem que reúne os elementos que mais saltam à mente quando se pensa em Escócia: montanhas, castelo, ruínas, um lago habitado por uma criatura misteriosa, vento, ovelhas. (fantasmas também, claro, estão presentes nesta paisagem!)
Poucos castelos são tão escoceses quanto o Urquhart (pronuncia-se ‘ãrcãr’ – ou quase isso ). Poucos castelos merecem tanto ser visitados. Poucos castelos causam o impacto que ele causa. Poucos castelos me fazem soar tão dramática. A história, deixo pra depois, quando eu tiver tempo de musicá-la adequadamente, compôr a sinfonia, e tudo o mais….
Por enquanto, deixo só minha declaração de amor por este lugar e algumas fotos pra vocês conferirem.
Deixe um comentário