Notice: A função WP_HTML_Tag_Processor::set_attribute foi chamada incorretamente. Nome de atributo inválido. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.2.0.) in /home2/vidan740/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Notice: A função WP_HTML_Tag_Processor::set_attribute foi chamada incorretamente. Nome de atributo inválido. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.2.0.) in /home2/vidan740/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Hoje é o dia de St Andrew (Santo André), padroeiro da Escócia. É também feriado bancário e dia de folga para os alunos da Universidade de St Andrews. O dia é geralmente dedicado a celebrações da cultura escocesa, com música e comidas típicas, e a primeira-ministra da Escócia faz o tradicional discurso do dia de St Andrew.
Mas como e por que um santo que nunca sequer pisou na Escócia se transformou em seu padroeiro e é tão popular por aqui?
St Andrew foi um dos discípulos de Jesus. Foi crucificado pelos romanos em 30 de Novembro (por isso o dia) de 60 dC, em Patras, na Grécia, em uma cruz em forma de X. Diz a lenda que ele pediu para ser assim porque não se achava digno de ser crucificado em uma cruz tradicional, como Jesus.
Tempos depois, em 345 dC, um monge chamado St Regulus teve uma visão ou um sonho que lhe dizia para pegar os ossos de St Andrew e levá-los o mais longe possível para o oeste, em um local seguro. O monge então pegou um dente e ossos do ombro, joelho e braço do santo, subiu em um barco e seguiu as ordens supostamente divinas de levá-los far far away, sem rumo nem ponto de chegada definido. Alguns dizem que ele naufragou na costa de Fife, na Escócia, onde hoje fica a cidade de St Andrew, e assim veio parar aqui. Outros dizem que os anjos lhe disseram para aportar naquele lugar. Como não estávamos lá para saber a verdade, podemos escolher a versão que nos agrada mais. Eu gosto do naufrágio, acho mais dramático. Enfim, chegando aqui ele caiu na graças do Rei dos Pictos (os antigos escoceses), que se impressionou com o cristianismo. E com o tempo, a crença em St Andrew foi se popularizando.
Séculos depois, um outro rei picto, Oengus II, teve sua cidade cercada por ingleses, e iria enfrentá-los no dia seguinte. Suas chances de ganhar a batalha eram mínimas, pois tinha menos soldados. Naquela noite, ele rezou para St Andrew, que lhe apareceu em sonho, confirmando a vitória. Pela manhã, antes de iniciar a batalha, ele olhou para o céu, que estava limpo e azul, e viu nuvens formando um X, da cruz de St Andrew. E venceu a batalha contra os ingleses, claro, ou essa história não teria se tornado uma lenda.
E então, o X branco das nuvens, da cruz de St Andrew (chamada de Saltire) sobre o céu azul da Escócia se transformou na bandeira do país. St Andrew se tornou patrono e sua Saltire um emblema nacional.
Mas dizem que o milagre maior não foi ele ter vencido a batalha contra os ingleses, mas o céu estar limpo e azul, porque bem, é a Escócia… 🌧 🌧 🌧 🌧 🌧 🌧
ericakarina@gmail.com
Muito bom
ericakarina@gmail.com
Muito bom, Escócia é como Curitiba. …kkk
Anelise
Teresinha
Gostei de saber sobre a bandeira – simples e bonita. Acho que lenda são os dias escuros. Os dias são lindos, embora curtinhos no inverno, com sol e muita claridade. O frio, pra mim, é o tempero certo!
Ana Maria Schmidt
Adorei. Muito obrigada.
Marcio
Bela Escócia!
felipe
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
eu mesmo
Deu jeito *clappinggif*
Edna Foroni
Que lindo! Acho suas postagens sobre a história da Escócia super interessante. Parabéns
Genicley de Souza
Gente, amei saber disso! Que lindo!
Eu realmente acredito nisso.
Que legal, muito obrigada pelas informações.❤
Kellen
Sou nova no seu blog e Instagram. Estou adorando o conteúdo sobre a história e curiosidades da Escócia, sempre gostei muito desses assunto, e suas postagens é muito necessária, sempre trazendo conteúdo e muita informação rica de detalhes. Espero um dia poder conhecer a Escócia. Um forte abraço.