O golpe do namorado escocês

Atenção para o GOLPE DO NAMORADO ESCOCÊS!!! 

Este golpe é um derivado do golpe do namorado estrangeiro, que segue vitimando muita gente, principalmente mulheres, apesar de já ser tão batido. Fiquem ligadas e atentas aos sinais de que seu relacionamento online pode ser um golpe. 

Já fiquei sabendo de várias histórias de mulheres que estavam conversando, por redes sociais, com supostos escoceses que não eram quem diziam ser e, na maioria das vezes, não eram nem escoceses.

Esses golpes geralmente seguem um roteiro bastante previsível que, com as devidas particularidades, é mais ou menos assim: 

O tal escocês (ou mude por qualquer outra nacionalidade) é bonitão, solteiro ou divorciado, super bem-sucedido na carreira. 
Na versão escocesa deste golpe, é muito comum ele ser engenheiro, e trabalhar no ramo de petróleo. Viaja muito a trabalho e se sente bastante solitário. Ganha muito, muito bem, of course, é rico. 
Não possui família próxima. Quase sempre é filho único e órfão, no máximo possui uma mãe idosa em hospital, ou tem um passado traumático e por isso não gosta de falar do assunto ou dar detalhes sobre a família. 
É romântico e sonha em encontrar a mulher perfeita para casar e ter filhos. 
Começa a conversar com a vítima através de algum aplicativo mas logo passa pro WhatsApp ou derivados, onde é mais difícil de ser identificado.
É avesso a redes sociais, então é bem difícil encontrar informação sobre ele ou qualquer contato de família e amigos. 

O tal escocês/estrangeiro logo começa a se declarar, porque ele finalmente encontrou a mulher ideal (você!) e começa a planejar a vida juntos na Escócia. Promete passagens, casa, comida, roupa lavada, e tudo o mais. 

Se a pessoa se deixar levar o suficiente, logo vai vir uma história de alguma viagem a trabalho onde algo vai acontecer com ele, algum imprevisto em que ele vai ser ver super em apuros e vai precisar muito, urgentemente, que você envie um dinheiro qualquer para salvar a vida dele (as situações de perigo mudam, mas é sempre urgente). Aí você manda um pouco, que claro que ele promete devolver com juros mas, afinal, o que é dele é seu porque vocês vão casar e etcs. Só que outra situação infortuna acontece, e assim eles vão enrolando até que a pessoa perceba que foi vítima de um golpe e pare de conversar com o golpista. 

Muitas mulheres já me contataram, pedindo ajuda pra tentar descobrir se o “escocês” com quem batiam papo era golpista ou não. Todas já estavam desconfiadas, porque já haviam percebido alguns sinais, mas sempre fica aquela dúvida de fundo, incomodando, e queriam ter certeza.

Uma delas me disse “O número dele é do Reino Unido, então acho que ele deve ser mesmo daí, né?” Mas as fotos que ele mandava, dizendo serem do Reino Unido, não eram (consegui identificar uma igreja que apareceu em uma foto que ele mandou, dizendo ser em Glasgow, como sendo em Budapeste). O inglês dele também era ruim demais pra quem dizia ser daqui, cheio de erros do tipo que não seriam cometidos por um falante nativo. No final, quando o golpe chegou na parte de pedir dinheiro (algo que já sabíamos que estava por vir, mas ela seguiu adiante com a conversa, para tirar a prova), a conta dada para transferência ficava na Malásia. Claro que ele tinha uma desculpa esfarrapada na manga. Ele estava na Malásia a trabalho, foi roubado, perdeu todos os documentos, estava passando fome em um país estranho e não tinha mais ninguém para quem pedir dinheiro emprestado, só a brasileira que conheceu na internet. Quando ela perguntava sobre o trabalho dele, o chefe, o consulado, amigos, vizinhos, enfim, alguém mais que pudesse ajudá-lo, ele se esquivava, não respondia, ou apenas dizia que “não há ninguém, só você pode me ajudar” e ficava fazendo declarações de amor.

Na maioria das vezes, as fotos que o golpista manda não são dele, mas roubadas de outra pessoa. Então, um outro sinal é a falta de fotos espontâneas, de vídeos, de mais provas visuais das coisas que ele declara serem verdades na vida dele, ainda mais em uma época de smartphones sempre à mão. Ele só envia fotos posadas, ou de tempos atrás, e nunca atende uma chamada de vídeo espontânea? Desconfie. E desconfie de tudo. Uma das mulheres havia percebido todos os outros sinais, mas já havia conversado por vídeo com o golpista, então custava a acreditar. A prova veio quando o carro dele foi guinchado, enquanto estava a negócios na Costa do Marfim, com todos os documentos dentro, e pediu a ela 300 euros para conseguir o carro de volta. 

As situações são sempre urgentes, e os supostos estrangeiros nunca têm a quem pedir. A pessoa que eles conheceram na internet há um ou dois meses atrás é a única que pode ajudar. Isso é um sinal imenso de alerta de golpe. Na vida real, são situações muito improváveis de acontecer, e os detalhes não fazem sentido. Se o estrangeiro é tão bem-sucedido no trabalho, um profissional reconhecido, certamente que tem colegas que o conhecem e não se importariam de emprestar o dinheiro em uma emergência, na improvável situação de, apesar de ganhar tão bem, ele não ter um dinheiro guardado ou acesso rápido a crédito (difícil de acreditar, né?). Ainda que não tenha família imediata, a imensa maioria das pessoas tem a quem recorrer, tem vizinhos, amigos, primos, ou mesmo colegas do colégio, que não negariam ajuda em uma situação desesperadora (como as que os golpistas fazem parecer). Onde estão as tias distantes ou os colegas de trabalho do engenheiro americano bem-sucedido, que já cavou poços de petróleo no mundo todo, mas que agora se encontra em uma encrenca, no Iraque, sem lenço e sem documentos? Como é que a empresa em que ele trabalha, e que o mandou para lá, não o socorre? Como é que ele não consegue, em tempos de internet, entrar em contato com o gerente do banco, explicar a situação, ou ligar pro chefe, explicar o problema e pedir um adiantamento de emergência? E por que, ó céus, ao invés de ficar enviando mensagens de amor para a namorada virtual brasileira, ele não envia uma mensagem à Embaixada Americana para fazer um novo passaporte e conseguir o auxílio que precisa? 

É tudo muito mal-explicado, e os sinais são sempre claros, mas pessoas mais vulneráveis se deixam levar com frequência, principalmente depois de semanas ou meses cultivando uma ilusão. Os golpistas mais espertos pesquisam a vítima na internet (muita gente tem mais de si exposto online do que imagina) para conseguir forjar coincidências (“‘A Vida é Bela’ é seu filme favorito também? Jura que você também gosta de rock progressivo, pratica yoga e já fez trabalho voluntário? Só pode ser destino!”). Eles sabem dizer a coisa certa, sabem ser sedutores, e a maioria sabe ser muito convincente nas conversas (afinal, vivem disso). 

Se você estiver conversando com um estrangeiro e desconfia que pode ser um golpe, fique atento(a) aos sinais. Se precisar, me contate que ajudo com dicas de como conseguir saber realmente se a pessoa é ou não de verdade. Todo golpe tem furos. Olhos bem abertos!!

E NUNCA, NUNCAAAAAA envie dinheiro para o exterior para alguém que você não conhece pessoalmente ou não tem ABSOLUTA CERTEZA do que se trata. Western Union e MoneyGram são os mais usados pelos golpistas, mas muitos possuem também contas em bancos estranhos da Ásia ou da África, e vão inventar alguma desculpa que combine com um depósito nessas contas.

Cuidado! A pessoa atrás da tela pode não ser quem você espera.

Anteriores

Lives Outlander – Papo de Escócia

Próximo

Tours virtuais pela Escócia

  1. Edison

    Já estive em vários sites de relacionamentos hoje não faço mais isto. Acontece com mulhres e homens mas a presa mais fácil são as mulheres, Todos os sites por mais bem administrados que sejam tem. Aconteceu comigo. Faço bloqueio imediato e fecho a conta. Parece que chamam isto de escamers. Não sei se é este o termo certo.

  2. Ellen Franco

    Tem o canal sobrevivendo na Turquia que fala muito sobre isso

  3. Amelia Xavier

    Gostaria de relatar, que entrei nesse blog, porque acredito que estou passando por isso neste momento o nome do perfil é Joseph Richardson, engenheiro de pequena companhia de petróleo. Ele me abordou pelo LinkedIn. Achei estranho porque hoje fui buscar mais informações dele na rede social profissional e o perfil dele sumiu. Obrigada por todas as informações, tudo coincide. A diferença é que pra mim ele diz ser viúvo, sem mãe e sozinho no mundo. Sem parentes que tem boa convivência.

    • Anelise

      Oi Amelia, obrigada pelo seu relato! A história confirma sim os “sinais”: eles são sempre sozinhos e “desamparados” para que, em uma situação difícil, só tenham uma pessoa a quem pedir socorro (dinheiro). Obrigada por comentar, toda informação ajuda a evitar que esses golpistas façam vítimas.

  4. Sheila

    Boa noite eu acho que minha mãe está passando por isso,acho que ela está conversando com um golpista pelo whatsapp.

    • Anelise

      Mande este post pra ela. Todo cuidado é pouco. No meu livro também contei outras histórias sobre isso.

  5. KALINI NAIARA FERNANDES DE BRITO

    Olá, como faço pra entrar em contato com você, pra vc me ajudar a reconhecer se trata-se de um golpe. Esse entrou em contato comigo pelo telegram, eu já deixei claro desde o começo que acho que é golpe. Disse na cara! Ele insiste, manda foto, manda com irmão inclusive.. enfim, diz ser médico e estar em um acampamento médico, mas tem casa, mas está responsável morando lá devido estar a frente devido a Covid. Kkkkk .. só Jesus.

    • Anelise

      Oi Kalini, pode me mandar email: vidanaescocia@gmail.com
      Bem estranho, mesmo

      • Marina

        BOA NOITE
        ESSE ESCOCÊS GEIRGE MOORED ESTÁ CONVERSANDO COMIGO.,MAS ESTRANHEI O AMOR LOUCOU E REPENTINO DELE E BUSQUEI PELO NOME E ENCONTREI ESSA POSTAGEM VOU BLOQUEÁ-LO AGORA MEU UNICO RECEIO É QUE ENVIEI MINHA FOTO OARA ELE E NAO SEI O QUE ELE PODE FAZER COM ELAS ELE ME ENVIOU UM NIMERO DE TELEGRAN MAS NAO ADICIONEI MAS ENVIEI NEU NUMERO DE WHATSSAP PARA ELE.

        • Liliana

          Estou conversando com a pessoa q tem esse mesmo nome, diz q mora na Escocia, Glasglow, é alemao, engenheiro e trabalha com petróleo, é golpe entao. Usam o mesmo discurso pra todas, ridículos. Deixa me pedir dinheiro kkkkkk

  6. Fabiana

    Estou conversando com um escocês de Glasgow, morador do Texas, engenheiro militar que está na Síria em missão de paz. História de vida triste, bonito…mas fez chamada de vídeo. Se chama Valter Ulmer. Será que é golpe? Ainda não pediu dinheiro rs

    • Anelise

      Oi Fabiana! Tenta conseguir o máximo de informações sobre ele, e fica sempre com o pé atrás. Se for golpe, o pedido de dinheiro sempre aparece, e se você estiver atenta, vai sacar na hora!

  7. Estava conversando com um Escocês chamado George Moored , como eu e minha familia somos muito desconfiados começamos a procurar sobre ele nas redes sociais e encontramos um perfil recente com poucas coisas, mas continuei na mesma linguagem dele de amor para ir alimentando a conversa , quando li esse blog e tive a certeza que era golpe. Mandei um email dizendo que já havíamos stalkeado ele e sabíamos que se tratava de um scammer e que ia denuncia lo, ele sumiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén

You cannot copy content of this page