Muita gente me pergunta o que precisa para vir visitar a Escócia, ou como morar aqui, quais os tipos de visto que se pode conseguir pra vir e ficar, trabalhar, estudar, etcs. Os requisitos de visto são bastante específicos para cada caso, e podem mudar de uma hora pra outra. Então, por favor, me perdoem se alguma informação aqui acabar ficando desatualizada ou se eu esquecer algum detalhe. Meu objetivo é apenas fazer um resumo só pra dar uma ideia geral das possibilidades.
A Escócia faz parte do Reino Unido, portanto as regras de imigração são as mesmas válidas para toda a Grã-Bretanha. O governo disponibiliza um rápido teste para conferir se você precisa de um visto ou não, de acordo com a sua situação.
Se você possuir cidadania europeia, você não precisa de visto para vir para cá, e pode simplesmente chegar, morar, trabalhar, estudar, como quiser. Embora o Reino Unido tenha votado, em referendo, para sair da União Europeia, enquanto isso não acontecer completamente, todos os direitos permanecem os mesmos.
Se você for brasileiro(a), sem dupla cidadania, você pode vir para a Escócia se encaixando em uma das seguintes categorias:
– Turista: Se o objetivo é vir conhecer o país, ou fazer um curso de inglês de curta duração, você pode entrar com visto de turista. É um carimbo simples no passaporte, tem duração de 3 a 6 meses, e é emitido na fronteira do Reino Unido em que você chegar, pelo agente de imigração. Eles geralmente pedem que você apresente comprovante das passagens de volta, de local de estadia aqui no Reino Unido e que comprove ter fundos suficientes pra se manter durante a sua estadia, mas isso depende muito do humor da pessoa do outro lado do guichê. Alguns nem pedem nada, outros passam meia hora fazendo perguntas.
ATENÇÃO: Seu passaporte deve ter validade mínima de 6 meses a partir da data de embarque. Então, se faltar menos que isso para vencer, faça um novo antes de vir para cá, ou você pode ter o seu visto negado.
Mais informações no site do Itamaraty.
– Estudante: Se a duração do seu curso for maior que 6 meses, então você precisa de um visto específico. Não dá pra entrar aqui com o visto de turista e depois trocar para o de estudante. Você tem que aplicar para o visto de estudante ainda no Brasil. Geralmente, quem tem visto de estudante tem também autorização para trabalhar de 10 a 20 horas por semanas, e em período integral durante as férias.
– Visto de trabalho após graduação/mestrado/doutorado: Se você vier fazer uma gradução, pós-graduação, mestrado ou doutorado no Reino Unido, e conseguir uma oferta de trabalho de um empregador listado entre patrocinadores licenciados, você pode aplicar para um outro tipo de visto que permite permanecer no Reino Unido por três anos, com a possibilidade de estender a estadia. Para quem completou o doutorado aqui, existe ainda a possibilidade de se inscrever para uma extensão do visto, que autoriza o formado a permanecer no país para procurar empregos qualificados ou começar um negócio próprio por até 12 meses após a conclusão do doutorado.
Mais informações AQUI.
– Visto de trabalho: Para conseguir um visto de trabalho, vindo diretamente do exterior, você precisa conseguir um emprego em uma empresa que esteja disposta a passar por todo o trabalho burocrático que é contratar um estrangeiro. A empresa deve emitir um certificado de patrocínio (certificate of sponsorship), que confirma ao governo a vaga e o salário oferecidos ao candidato. O salário deverá ser de 20.800,00 libras por ano ou mais. Você também terá que comprovar um bom nível de inglês. Este visto permite ficar por 5 anos ou mais, caso em que o empregador precisará comprovar que não encontrou ninguém local igualmente qualificado para preencher a vaga e que é indispensável manter o estrangeiro trabalhando na empresa.
Mais informações sobre esse tipo de visto no site do governo.
– Visto de trabalho temporário: Entram nesta categoria artistas, desportistas, autoridades religiosas e funcionários que trabalham para governos estrangeiros. Como no visto anterior, é necessário um patrocinador que se responsabilize pelos custos de sua estadia e/ou pagamento de salário e confirme ao governo quais as suas condições de trabalho. Este visto é de 1 ano, prorrogável, e a diferenca é que não precisa comprovar nível mínimo de inglês.
– Visto de empresário: Esta é a opção para quem quer investir no Reino Unido, como, por exemplo, abrir um negócio aqui. Os requisitos são ter no mínimo 16 anos e 50.000,00 libras (ou mais) comprovados em conta para investir, ter nível B1 (intermediário) de inglês e poder se sustentar sem ter de recorrer a um emprego.
Mais informações sobre esse tipo de visto AQUI.
– Familiar: Se você for casado(a), for filho ou parente próximo de alguém que tem o direito de residir aqui, você pode pedir um visto de familiar. Existem vários, dependendo da situação cada um. Dá uma olhada AQUI. :
– Asilo político / apátridas: Assim como na maioria dos outros países, você pode solicitar residência no Reino Unido se for asilado, refugiado ou apátrida.
Espero ter ajudado a esclarecer um pouco quais são as opções. Os links abaixo possuem informações mais detalhadas:
Informações sobre todos os tipos de vistos.
Sobre vistos de trabalho.
Outro links úteis:
– Tudo sobre vistos para Reino Unido;
bruna queralt cimorelli
Ola,
Gostaria de mais informações, existe alguma maneira de conversarmos mais?
Tenho dúvidas em relação a mudar de país e um dos lugares que cogitei foi Escócia e Irlanda. Possuo cidadania europeia.
Obrigada
Anelise
Oi Bruna, pode me mandar um email para vidanaescocia@gmail.com
Filipe
Boa tarde Anelise, te mandei um e-mail com algumas dúvidas, se puder me ajudar, agradeço!
Mila
Bom dia! Estou adorando os seus posts! Por favor, tenho uma dúvida: no caso de eu ter a cidadania européia e meu marido ainda não, como faço no caso para ele? Sou casada em cartório, mas ainda não saiu a cidadania por matrimônio para ele. Preciso solicitar um visto? Entrei no site do governo da UK mas não achei a informação para este caso.
Obrigada!
Anelise
Oi Mila! Seu marido precisa de um visto de EEA family member. Tem que tirar esse visto antes de entrar no Reino Unido. Se ele entrar com visto de turista, vai ter que sair depois do país e aplicar pra este de fora, então melhor tirar antes de vir. Segue o link com as informações: https://www.gov.uk/family-permit
Vinicius
Boa tarde.
Estou indo fazer doutorado em Edinburgh, 6meses. Você sabe se o visto que precisarei é o Visitor? Abraço
Anelise
Oi Vinicius, se vc não possui cidadania europeia, precisa de um visto de estudante pra fazer doutorado ou qualquer curso de duração superior a 6 meses por aqui. No site do governo tem mais informações sobre vistos: https://www.gov.uk/browse/visas-immigration/student-visas
Abraços!
Evandro
Olá. Minha Bisavó era escocesa.
Como faço para verificar a possibilidade de conseguir cidadania naquele país sendo um descendente? Verifiquei várias opções, mas não achei nenhuma que aponte para a possibilidade de conseguir a cidadania como descendente. Se puder me direcionar ficarei grato.
Obrigado.
Anelise
Bom dia Evandro, apenas filhos de britânicos podem adquirir cidadania por descendência, infelizmente.
Ívian
Oii ! Boa tarde!
Achei sua página agora é estou adorando os posts!
Queria saber se na Escócia há a possibilidade de ganhar cidadania ao permanecer lá por 5 anos, como no caso de Portugal e outros?
Anelise
Oi Ívian! Existem algumas possibilidades de cidadania, mas ter residido por cinco anos, apenas, não garante nenhuma permanência. A pessoa teria que cumprir outros requisitos.
Para informações atualizadas sobre isso, é melhor conferir direto no site do governo: https://www.gov.uk/browse/visas-immigration
Marlon
Por favor… ✋
Eu estou estudando pra um dia ir morar fora do Brasil pra ficar de vez.
E estou interessado em morar em Edinburgh.
Pode me dizer a maneira mais fácil de conseguir a cidadania? Ou só casando com alguém de lá?
Anelise
Oi Marlon, tem várias maneiras, como expliquei no post e, em mais detalhes e com mais opções também de outros países, no livro “Como Fugir do Brasil” – à venda na Amazon.
Giulia Penna Martelletti
tem mesmo como ganhar uma bolsa na faculdade de Glasgow com a nota do Enem? se sim, como faz para essa nota chegar la? estou com muitas duvidas em relaçao a isso
Anelise
Oi Giulia, não sei te dizer, você teria que se informar diretamente com a faculdade, mas tenho quase certeza que não, a não ser que seja algum esquema de bolsas novo do governo brasileiro. Por aqui, é bem mais difícil de conseguir.