Se tem uma coisa que, aparentemente, a Escócia tem de sobra, mais até do que ovelhas, é fantasmas! Dizem que esse é um dos países mais mal-assombrados do mundo, e as paisagens de castelos e ruínas, aliadas ao clima predominantemente cinzento e sombrio fornecem um cenário perfeito para histórias sobrenaturais – que, aliás, são muito bem exploradas turisticamente, vide a quantidade de “tours-fantasma” em Edimburgo. E não é difícil acreditar que seja mesmo, principalmente quando se tem conhecimento de um passado cheio de sangue e violência como o daqui.
Mas nada como uma assombraçãozinha básica na vida de uma pessoa para dissipar dúvidas e dar aquela emoção! Se você é do tipo que acredita desacreditando e que gostaria de ter uma experiência sobrenatural daquelas que fazem a gente correr e deixar até o filho pra trás, vai ter mais chances de viver essa história se hospedando em um lugar ectoplasmicamente agitado.
Então, anotem aí minhas dicas de hospedagens assombradas na Escócia. Não planejem dormir muito e, se forem em alguma, me contem depois – e mandem fotos das aparições também, por favor!
1. Tulloch Castle Hotel
A aparição mais famosa deste pequeno castelo do século XV, situado nas Highlands escocesas, é conhecida como “Green Lady”. Suspeita-se que essa “Dama de Verde” seja Lady Elizabeth Davidson, uma antiga moradora do castelo. Em 1762, a adolescente flagrou seu pai, o dono do castelo, em uma situação “comprometedora” com uma das criadas. Em choque, a jovem saiu correndo e caiu da escada, quebrou o pescoço, e morreu.
Muitas pessoas já a viram andando pelos corredores do castelo e também em seu quarto (o número 15, anotem!). Às vezes, ela sussura “por quê?”, de modo lamurioso e fantasmagórico. Uns anos atrás, um hóspede acredita tê-la flagrado em uma foto, nas escadas:
Mas Lady Liz não é a única atração do local. O quarto número 8 (anotem de novo!) já foi até investigado por profissionais de paranormalidade, que utilizaram equipamentos para registrar fenômenos. Portas que abrem sozinhas, luzes que piscam, batidas na janela no meio da noite (o quarto fica no terceiro andar), e chuveiro ligando sozinho estão entre as coisas que costumam acontecer em uma noite tranquila.
Em noites não-tranquilas, você pode acordar como um hóspede que contou ter despertado no meio da noite com dificuldade para respirar, e percebeu que havia duas meninas sentadas no peito dele. Eu não sei o que aconteceu depois, mas eu certamente teria pulado pela janela e, possivelmente, me juntado aos outros fantasmas do castelo.
Ele não foi o único, segundo essa review de uma pessoa que se hospedou no mesmo quarto:
Tulloch Castle Hotel, Dingwall, IV15 9ND.
Preços: £70 a £150/noite
2. Dalhousie Castle Hotel & Spa
Pode ser que você precise de um Spa para acalmar os nervos após uma noite no castelo anterior, mas cuidado para não reservar um quarto no Castelo Dalhousie. A dama que o assombra não é “verde”, e sim “cinza”, mas com uma história mais traumática. Conhecida como “Grey Lady” em sua forma espectral, Lady Catherine era uma jovem de 16 anos que foi proibida de se casar com seu amado e, por isso, se trancou em uma das torres para morrer de fome e sede.
Outra presença fantasmagórica frequente é a de Sir Alexander Ramsay, que também morreu de fome trancado em uma torre, mas não por escolha própria… (Aproveito para aconselhar vocês a não optarem pelo programa de perda de peso deste Spa, porque pode ser que as técnicas deles não tenham mudado muito…)
Dizem que a Grey Lady gosta de aparecer em fotos, e deu um susto em uma repórter australiana que dizia não acreditar em fantasmas e, por isso, se hospedou no castelo e saiu sozinha de madrugada, com sua câmera, chamando “Oh, Catherine… Catherinee….” (dica: não faça isso). O vídeo está abaixo.
Para quem não entende inglês, ela conta no vídeo que escutou o barulho de uma corrente, e aí a cadeira do lado dela se mexeu sozinha, ao mesmo tempo em que ela sentiu uma corrente elétrica forte do lado direito do rosto (acho que ela levou um tapa da Catherine!). Enquanto corria, ela escutou mais barulhos de móveis se mexendo mas não voltou para conferir. Ela jura que estava sozinha ali.
Outros fantasmas de nomes desconhecidos circulam pelo local, e relatos de barulhos inexplicáveis, objetos se movendo e sensações estranhas são frequentes entre os hóspedes.
Dalhousie Castle, Bonnyrigg, Edinburgh, Midlothian, EH19 3JB
Preços: £118 a £250/noite
3. Bankfoot Inn
Este simpático hotel foi construído no século XVIII, e tudo indica que hóspedes daquela época ainda o frequentam. Os relatos de assombrações eram tantos que os novos donos chamaram uma equipe de investigação paranormal para investigar o local, confirmar a presença de entidades sobrenaturais e até entrar em contato com algumas.
Uma das mais vistas é o espírito de uma velha senhora, que às vezes se senta aos pés das camas de hóspedes. (Eu frequentemente tenho essa sensação, quando estou deitada: de que alguém se sentou ao pé da cama. Dá pra sentir um peso no colchão e uma leve puxada no cobertor. Mas, quando olho pra ver, é sempre um dos meus gatos. Imagina você olhar e ser essa senhora-fantasma?!!) Tem também uma menina, que passa correndo pelos quartos e corredores. Sussurros são escutados com frequência, objetos caem sem serem tocados e torneiras se abrem no meio da noite. Uma das entidades contatadas pelos investigadores paranormais não quis dizer seu nome, então ficou conhecido como “The Thing”, e é uma grande presença sombria masculina que aparece em alguns quartos, mas que nunca causou nada além de sustos nas pessoas.
Bank Foot Inn, Main St, Bankfoot, Perth PH1 4AB
Preços: £55 a £95/noite
4. The Drovers Inn
O The Drovers Inn é considerado um dos hotéis mais mal-assombrados do Reino Unido e vários de seus muitos fantasmas já foram identificados em investigações paranormais e por relatos de hóspedes. O local funciona como hospedagem desde o século XVIII. Dizem que, em 1792, uma família desabrigada estava caminhando o dia todo para chegar até a pousada. Famintos e cansados, foram surpreendidos por uma forte tempestade de neve. Eles finalmente chegaram até o Drovers Inn, mas não sem antes morrerem congelados. Ao longo dos anos, muitas pessoas já viram essa jovem família, principalmente durante o inverno. Um casal que se hospedava no quarto 2 conta que, uma noite, acordaram por causa do frio intenso, apesar de o aquecedor estar ligado, e viram a família no quarto, tremendo de frio. O menino sorriu e acenou para eles.
Outro casal que se hospedou no quarto 6 (vão anotando os números!) testemunhou pequenos pontos de luz branca dançando no ar (e não existem vagalumes no local). Alguma pessoas que também se hospedaram no quarto 6 relataram sentir uma companhia fria e úmida na cama. Acredita-se que seja o espírito de uma menina que morreu afogada no rio que passa perto. Ela foi levada para o quarto 6 quando foi encontrada, já sem vida, e ficou deitada na cama enquanto seu enterro era preparado.
Um jovem chamado Angus, que foi enforcado por inimigos na árvore atrás da pousada também é visto com frequência, e sempre parecendo furioso.
Mas nem tudo são sustos: um casal que se hospedou no quarto 115 teve uma noite tranquila. Só que ao verificar a máquina fotográfica, encontraram vários fotos deles dormindo. Eles haviam trancado a porta do quarto antes de dormir, e o pessoal da pousada teve que mostrar a eles que era impossível abri-la com a chave extra enquanto a outra estava na fechadura.
Portas que batem sozinhas, barulhos estranhos à noite, vultos que passam correndo e objetos que se movem sozinhos são algumas das coisas também já relatadas por hóspedes.
The Drovers Inn, North Loch Lomond, Inverarnan G83 7DX.
Preços: £45 a £90/noite
5. Barcaldine Castle
Este castelo do século XVI é assombrado pelo espírito de Sir Duncan Campbell, antigo residente que foi assassinado por Stewart Appin, um visitante conhecido a quem ele tinha oferecido comida e hospedagem. Dizem que a indignação que sofreu em sua morte fez com que continuasse no castelo, tentando alertar as pessoas sobre o hóspede traidor. O quarto “Caithness” é onde ocorrem mais avistamentos e coisas estranhas, como luzes dançando no ar, móveis e objetos se movendo e a presença de um homem que caminha de um lado ao outro.
Outra presença no castelo é a de uma entidade que parece estar sempre sentada em uma das cadeiras do corredor, causando enorme desconforto e sensações de “choque” em quem ousa se sentar ali.
Barcaldine Castle, Benderloch, Oban PA37 1SA
Preços: £160 a £245/noite
6. Airth Castle Hotel
Este castelo do século XIV é tão “dog friendly” que tem seu próprio fantasma-cachorro. Ele gosta de mordiscar as canelas dos hóspedes, que às vezes também sentem algo invisível passar entre suas pernas.
Uma mulher e duas crianças, que morreram em um incêndio, são vistas com frequência no quarto 9, mas as crianças também já foram vistas e escutadas (rindo e gritando) nos corredores e nos quartos 3, 23, e no banheiro feminino do andar de baixo.
O quarto 21 é habitado por uma mulher que foi atacada e morta ali, e é escutada gritando e chorando, junto com passos em direção à porta. No quarto 24, hóspedes às vezes relatam escutar um choro de bebê. Choros e gritos também já foram escutados no quarto 2, onde as luzes gostam de piscar. Em vários outros quartos já foram registradas ocorrências misteriosas, como sons de batidas e passos, assobios e sussurros, e hóspedes acordando e percebendo que seus objetos pessoais foram movidos de lugar.
Mas como o castelo tem 125 quartos, existem grandes chances de uma noite tranquila, principalmente se você se hospedar na parte nova.
Airth Castle Hotel, Airth, Stirlingshire FK2 8JF.
Preços: £98 a £295/noite
7. Bunchrew House Hotel
Este hotel funciona em um casarão imenso do século XVI que pertencia à família Mackenzie. Dizem que uma das primeiras proprietárias, Isobel Mackenzie, ainda mora ali, e muitos hóspedes já a viram nos jardins, corredores, e em uma mesa específica do restaurante, que parece ser sua favorita. Mas ao contrário da maioria dos fantasmas, Isobel não provoca sustos. As pessoas que a veem, como uma sombra ou vulto passando, em passos às vezes audíveis, relatam uma sensação amigável e gentil, como uma velha senhora que vai surgir a qualquer momento com flores na mão e oferendo-os chá.
Ou seja, esse é um local “bem-assombrado”, e foi incluído na lista porque é o único desta lista em que eu me hospedaria.
Bunchrew House Hotel. Inverness IV3 8TA.
Preços: £115 a £530/noite
Essa lista está bem longe de ser extensiva – tem vários outros lugares assombrados que vocês podem se hospedar aqui na Escócia, mas acho que deu pra ter uma boa ideia das experiências que se pode ter em lugares assim.
Agora, me contem:
Qual desses vocês acham que merece o título de mais mal-assombrado?
E em qual/quais vocês se hospedariam?
Sandra Imperatore
Anelise…antes de mais nada, muito obrigada por suas postagens, são maravilhosas.
A pandemia estragou minha viagem à Escócia (por enquanto), mas gostaria de te contar sobre uma experiência que tive em Londres.
Sempre me hospedo em Paddington porque é perto de tudo (sei que foi um lugar problemático no passado), mas para quem viaja sozinha é muito bom.
Em 2016, depois de chegar de um passeio, a porta do closed se abriu sozinha, com tanta força que arranhou a pintura da parede oposta, ela era presa apenas com um imã e ele jamais provocaria tal impulso. Parecia que alguém tinha dado um chute muito forte por dentro. Logo em seguida a lâmpada queimou, ao solicitar manutenção soube que tinham checado tudo pela manhã e a atendente ficou incrédula com a queima (ou talvez já sabia o motivo). Fui informada que só poderiam trocar a lâmpada pela manhã, por conta do pé direito muito alto e a falta de escada própria (tudo para ajudar).
Só sei que “falei” com a pessoa que gosta de chutar: pode parar! não gastei meu dinheiro para ser assombrada no lugar que mais gosto de ficar!
Quando me deitei tive a impressão de ver uma mocinha com um gorrinho branco andando em um pavilhão como o do Globe Theatre.
Fiquei muito orgulhosa com minha atitude, não podia deixar que me tirassem do meu quarto.
Continue compartilhando… a história oficial não é tão boa em contar as particularidades como você o faz.
Muito obrigada
Um grande beijo com muito carinho.
Anelise
Oi Sandra! Primeiramente, muito obrigada pelo carinho! Embora eu ame escrever, é sempre uma grande dedicação de tempo fazer um post, e a expectativa de que sejam apreciados é que faz com que eu me anime a continuar compartilhando histórias por aqui. Obrigada por me acompanhar, por ler e comentar, isso faz muita diferença pra mim.
Quanto à sua experiência: uau!! Deve ter sido um susto isso da porta, e concordo que talvez o pessoal do hotel já soubesse, pois não deve ter sido a primeira vez que isso aconteceu. Já trabalhei em hotel e umas das primeiras coisas que me mostraram foi os quartos onde coisas estranhas aconteciam, pra que eu já soubesse. Uma vez, uma hóspede acordou muita insatisfeita, reclamando que o pessoal do quarto ao lado fez barulhos a noite inteira e que falaram alto madrugada adentro. A recepcionista pediu desculpas a ela e achou melhor não contar que ela era a única pessoa hospedada naquela ala inteira do hotel. Assim que ela saiu, pegamos a chave do tal “quarto ao lado” pra verificar, pois ela disse que escutou barulho de garrafas quebrando e tudo mais. Estava tudo em perfeito estado, nada mexido e nada quebrado. Que bom que ter “se comunicado”. de certa forma, te ajudou a ter uma noite tranquila. E às vezes a gente “enxerga” mesmo algumas respostas, como a cena que você viu da mocinha.
Obrigada de novo pelo comentário e por compartilhar a sua história!! Espero que a viagem à Escócia aconteça logo! E já coloca esses lugares na lista de hospedagens para NÃO ficar… Beijos!
Sandra Imperatore
Eu que agradeço a você por existir.
Comecei agora a ler O sonho da Escocesa. Sei que vou gostar.
Fui professora de técnica de redação por muitos anos e sua forma de expressar as ideias é de uma escritora nata. A leitura flui de forma prazerosa. Acompanhei tudo que postou até agora sobre fantasmas e afins e adoro o tema, principalmente quando vejo suas expressões faciais…é puro encantamento.
Já estou esperando o próximo livro.
Um beijo com muito carinho ❤️
Anelise
Oi Sandra! Nossa, você não imagina a alegria que esse seu comentário me trouxe, porque eu amo escrever mas sempre tive muita insegurança com isso. Ainda bem que a vontade de escrever foi sempre maior e fez surgir este blog. Obrigada por acompanhar e pelas palavras gentis!!! Beijos!!
Adriana Vittori
Muito obrigada. Fantástico ler sobre os castelos.
Juliana Xavier
Adorei!! Continue escrevendo, eu fico encantada com tudo que mostra da Escócia, espero em breve conhecer esse lugar. Obrigada pelas dicas rs
Daniela
Eu iria querer passar uma noite em cada um desses castelos.
Helen Mareth
Querida Anelise, fiquei apaixonada por esta postagem! E quão grata foi minha surpresa!
Vou explicar: sou uma entusiasta por histórias fantasmagóricas e tenho há muitos anos o sonho de conhecer Rosslyn, em 2020 iriamos finalmente viajar e bah chegou a pandemia, remarcamos pra 2021 inocentemente, e agora em 2022 tenho fé que vai se realizar.
Pois bem, desde sempre namoro a ideia de me hospedar num castelo seja qual for, e me encantei pelo Dalhousie pela proximidade de Rosslyn, sem saber nada sobre sua história.
Quando comecei a ler sua postagem, pensei: vou procurar uma dica de castelo assombrado, logo no segundo vem a noticia que teremos a Catherine como companhia!!!! Estou tão animada!!!! Vou chama-la para que possamos interagir!
Já estava contando os dias para embarcar, agora ainda mais!!!!
Muito muito obrigada pelas informações e também bom humor para nos contar os detalhes, espero que comigo tenha a sorte de sentir pelo menos aquele friozinho do fantasma puxando meu pé!!!
Um grande abraço aqui do Brasil
Anelise
Obrigada, Helen, por ler e pelo comentário! E que coincidência o Dalhousie estar justo nessa lista, porque são tantos com fama de assombrados que tive que selecionar! Por favor me conte tudo depois!!!
DAIANE LÉO MOTTA
Apaixonante ler suas postagens, Anelise. Obrigada pela sua dedicação.
Respondendo a sua pergunta, o título de mais “mal-assombrado” para mim foi o “Dalhousie” o vídeo me deu medo! E só também teria coragem de me hospedar no da velha senhora simpática Isobel, rs!
ANA MARIA SCHMIDT
Você escreve muito bem. Gosto muito da Escócia. Obrigada.