Eu estava aqui, tranquila, escrevendo um post sobre cachorros na Escócia, quando recebi um email TODO EM MAÍSCULAS, meio sem vírgulas desespero total minha gente me pedindo para peloamordedeos falar sobre os homens escoceses. Coincidentemente, eu já havia recebido outras duas mensagens/comentários, no mesmo dia, pedindo esse tema, então me dei conta de que precisava escrever sobre isso. Pensei em simplesmente adaptar o post dos cachorros, mas avaliei que poderiam descobrir minha enrolation em partes como “alguns pubs fornecem mantinhas especiais para que seu homem escocês não encha os bancos de pelos” ………………. pensando bem, tenho minhas dúvidas se seria descoberta….
Mas não se aflijam, queridas leitoras, porque eu sei quais as dúvidas cruéis que surgem quando vocês pensam nos homens escoceses.
Vocês querem saber se filmes, livros e séries retrataram a verdade.
Vocês querem saber se as imagens do Homo Sapiens Scot que chegam até os olhos de vocês podem servir como amostragem confiável da população masculina local:
Querem saber se essa afirmação é verdadeira:
Se eles usam mesmo kilt, em ocasiões variadas e descontraidamente:
[Nota: ainda bem que não sou um homem escocês, porque minhas cantadas fictícias estão terríveis!!] 😂
Querem saber se eles são todos altos e fortes:
Se, como nos mostram os livros, filmes, e séries, são mesmo tão encalorados assim:
Se eles são realmente românticos …
…e protetores:
………………………..
Bom, eu sei que o post está maravilhoso até aqui, e que estamos todas só suspiros e ilusões, mas a hora da verdade chegou. Então, amiga, pega essa garrafa aqui, toma um gole e vem comigo encarar a realidade.
E a resposta é: NÃO.
Os escoceses não são todos assim, obviamente. Alguns até podem se encaixar mais ou menos em algumas das categorias citadas acima mas, de modo geral, não chegam perto de ser um Jamie Fraser. (E quem é que chega, não é mesmo?!)
“Mas, então, como são os homens escoceses??” – as moçoilas casadouras me perguntam.
Só que responder isso sem cair em generalizações é uma missão impossível. Seria como descrever os homens brasileiros dizendo que são todos malandros, divertidos, ciumentos, ou o que seja. Cada um é cada um, lógico, e vai depender MUITOOOOOO da pessoa. Então tudo que eu disser aqui serão tendências gerais e estereótipos, ok? Repetindo: tudo que eu disser aqui serão tendências gerais e estereótipos, ok? Ooookk??? Ok!!!
Os escoceses são, antes de mais nada, europeus do norte e britânicos, então espere comportamentos semelhantes aos de nacionais de outros países ao redor. Eu acho o pessoal aqui mais aberto que os ingleses (embora mais fechado que os brasileiros, claro), eles conversam mais, e são muito bem-humorados. Os escoceses, aliás, se consideram bem-humorados e engraçados, e o humor deles é bastante irônico e até auto-depreciativo, às vezes. Eu gosto desse tipo de humor, e acho mesmo que eles são divertidos. Eles não se levam tão a sério, e acho que saber rir de si mesmo torna a vida mais leve. Talvez por isso as pessoas aqui pareçam menos estressadas.
Eles não são tão patriotas quanto parecem, porque mesmo quando elogiam a Escócia, eles dão um jeito de colocar um defeito ou reclamar de alguma coisa. E esse é um traço bastante britânico, pois consideram grosseria extrema se gabar se qualquer coisa, inclusive do próprio país. Fica a dica aqui: é grosseiro se gabar, se exibir, ficar falando das próprias qualidade e das próprias conquistas. Se quiser impressionar um escocês, e precisar falar de algo incrível que fez, fale de um jeito que não puxe o mérito para si própria, ou emende rápido com alguma piadinha auto-depreciativa sobre si mesma. Pega melhor.
Eles são fechados com relação a sentimentos. Dificilmente eles vão entrar em assuntos profundos do coração, e quando confessarem qualquer sentimento, vai ser de forma concisa e direta. Se você gosta de receber declarações floreadas de amor e escutar coisas do tipo “não consigo respirar sem você”, tem mais chances de escutar isso de um latino (e por latino eu quero dizer franceses, italianos, espanhóis, portugueses e latino-americanos). Porque é óbvio que um homem escocês consegue respirar sem você e ele não acha que você seja tola o suficiente para acreditar em tal afirmação (e também não estão muito acostumados com metáforas).
Aliás, outra coisa que talvez você não consiga em um relacionamento com um escocês é um homem protetor e possessivo. E isso porque a igualdade aqui é maior que no Brasil. As mulheres escocesas são fortes, têm se virado sozinhas durante guerras por séculos, então ninguém espera que elas precisem ser cuidadas ou protegidas. O relacionamento costuma ser bastante igualitário, e o homem escocês não se sente incomodado com uma esposa que ganhe mais, por exemplo, e nem se custa a fazer serviços de casa.
Por outro lado, eu tenho achado mais comum aqui, do que no Brasil, situações em que as mulheres se dedicam inteiramente à família e só os homens trabalham. Claro que isso pode ser devido às melhores condições econômicas do país, mas eu tenho a impressão (e isso fica para outro post) que as mulheres no Brasil ainda estão naquela pressão enorme para provarem que podem conquistar tudo que quiserem, e isso faz com que mesmo as que tem condições financeiras para tal e gostariam de ficar em casa com os filhos se sintam obrigadas a trabalhar, a “produzir”. Quem já resolveu parar de trabalhar para cuidar dos filhos sabe que existe um julgamento nesse sentido. E quando é o homem que resolve não trabalhar fora para cuidar dos filhos, é mais julgado ainda. Aqui na Escócia, eu percebo que o casamento é encarado como realmente deve ser: uma parceria em todos os sentidos. Ninguém acha nada demais a mãe e o pai se dividirem entre funções de trabalho e cuidado com os filhos e com a casa, e eles me parecem muito mais bem-resolvidos nesse sentido, enquanto no Brasil ainda se discute essas coisas.
Toda essa igualdade também vai refletir na paquera. Os brasileiros são mais diretos, porque nasceram e cresceram em uma cultura em que é esperado que o homem tome a iniciativa e “conquiste” a mulher, que deve ficar na dela, esperando. Na Escócia, assim como em outros países, não existe muito essa divisão de papéis. Isso, às vezes, confunde as brasileiras, porque pode ser que o tal estrangeiro esteja sim interessado em você, mas ele não vai mover um dedo, porque pode estar esperando que você tome a iniciativa. Uma solução prática para esse impasse é pedir a um chefe de clã que case vocês à força, porque daí toda essa parte nebulosa e indecisa do relacionamento é pulada. Funcionou com uma sassenach famosa. 😉
Os escoceses também fumam mais. Está em alta o cigarro eletrônico, por aqui, o que é um alívio (meu olfato de não-fumante agradece), mas eu vejo mais gente baforando na Escócia que no Brasil.
E bebem mais. Aye. Essa nem precisava dizer, né? Mas é um fator super importante porque tem grande influência sobre o comportamento deles. Basta dar um pulo em um ceilidh (local de festas típicas daqui) para ver vários escoceses sob efeito de álcool quebrando todas as minhas generalizações e muitas outras (menos a do álcool).
Mas e a aparência? Bom, aqui também eu jogo um balde de água fria ao dizer que não são todos a cara do Gerard Butler. Infelizmente… (um mundo com mais Gerard Butlers, por favor).
Na verdade, isso condiz mais com a realidade dos highlanders atuais, tentando ser elegantes e sedutores:
Mas falar de aparência é péssimo, porque o bonito de cada um é bastante relativo, então resolvi dar meios para que cada uma tire suas próprias conclusões sobre a “boniteza” geral da nação.
As fotos abaixo são de torcidas de jogos de futebol e rugby, o que fornece uma amostragem aleatória dos homens daqui, e que seria mais ou menos como andar pelas ruas de Edimburgo ou Glasgow, olhando pro povo que passa: (se quiserem analisar melhor, é só dar um zoom nas fotos)
Acho que agora vocês já conseguem tirar suas próprias conclusões.
Clarooooo que tudo isso que falei e mostrei diz respeito aos homens do nosso século. Se voltarmos no tempo, a coisa pode mudar de figura. Mas meus informantes do passado me dizem que as chances de dar de cara com um Jamie Fraser da vida são muito remotas. É mais provável que você encontre tipos limpinhos e amistosos assim, do outro lado da pedra:
Depois não digam que eu não avisei….
Carol Logan
Parabéns pelo post!! A-D-O-R-E-I !!!
O início floreado e o banho de realidade tbm! Vc escreve muito bem!!
Obaaa
Anelise
Oi!!! Obrigada!!! Me diverti demais escrevendo esse post, que bom que consegui passar isso pra pessoas também!!
Obrigada por acompanhar e comentar!
Katia Borges
Adorei seu post maravilhoso
Anelise
Obrigada, Katia!! 😀
Ariana
Nossa me divertir muito com seu post.
Aliás sou pega fã da página
Mas frustrou minha imaginação.
Odeio essa minha capacidade autista de idealizar tudo.kkkkk
Anelise
Hahahahaha, sinto muito pelo balde de agua fria! Obrigada por ler e comentar!
Evanilde ferreira sampaio
eu adorei o seu poster obrigada estou precisando saber mais sobre os escocês conheci um homem escocês ele mim pediu em casamento e nós viemos em chamada de vídeo uma vez mais nós falarmos todos os dias as vezes penso meu Deus isso é verdade vou mim casar eu devo acreditar .
Anelise
Pode ser verdade sim, mas por favor leia também meu post sobre o golpe do namorado escocês, just in case, poraue tem tido muitos casos, então não custa saber os sinais.
Ana Paula
Anelise vc é nescessária aqui viu gosto demais dos seus post chamando a mulherada pra realidade
Kay
Que delícia de texto! Você escreve muito bem!!
Jessica
Amei kķkk a realidade nunca é fácil de ser encarada lá se foram meu sonhos românticos com um guerreiro escoces kkkkkkkkkkkkkkk
nanci paczkowski Paczkowski
Você pode dizer o quê fazem com os idosos da família? Pessoas que estiveram no país relataram que os idosos da família são tirados de suas casas e jogados nas ruas
Fiquei apavorada com esse relato.
Anelise
Oi, Nanci, esse relato não faz sentido nenhum, não sei de onde tiraram isso. Como no Brasil, cada família possui um arranjo diferente. Muitos idosos moram sozinhos, outros em locais com suporte mas de forma independente, e outros em casas de repouso. Depende da família, das condições, etcs. É bem menos comum morarem com os filhos, mas pode acontecer também. “Jogados na rua” – eu não sei onde essas pessoas que te informaram teriam visto algo assim.
Maria José
Amei seu tutorial, leitura gostosa, leve , divertida e realista
Texto bem esclarecedor, continue escrevendo, você tem talento.
Uila dos Santos Pereira
Adorei… Meu bem eu tô nessa situação sou brasileira conheci um escocês mais todos os dias falar que mim ama que sou a vida dele fizemos uma aliança de sangue e vira e hoje esposa dele menos de um mês eu tenho muitas dúvidas sobre o comportamento dele ele manhã e noite falar comigo a tarde quando está voltando do trabalho mim avisa fala comigo pelo whatsapp se pode mim ajudar eu agradeço obrigado meu bem
Anelise
Oi Uila, esses amores muito rápidos e muito intensos são bem o estilo dos golpistas. Tenta não se deixar levar muito, avalia bem que tipo de provas ele te dá do que diz. E nunca, jamais envie dinheiro, e nem saia do Brasil para encontrá-lo sem tomar algumas precauções. Às vezes, o golpe é pra pegar dinheiro, mas às vezes é pra atrair brasileiras pada o exterior para tráfico humano e sexual. Muito cuidado. Se for tudo verdade mesmo, deixe que ele vá antes ao Brasil te conhecer e conhecer sua família.
Milena Gonçalves
Ameiiiiiiii kkk
Sou apaixonada por Jamie Fraser!!!!!!!!!!!!!!!! Viva kkk
Andressa Silva
Partiu achar a pedra kkkkk
Lilia
Annn eu adorei ler seu texto…que leitura gostosa e divertida…obrigada Anelise!
Rose
Huahuahuah parabéns bacana de ++++ ler sua matéria porque neste momento irei o depressa que possivel em meio a este caús de pandemia porque tudo que eu curto em um homem é o senso de humor
Obrigada lindaaaa
olindamariadossantos211@gmail.com
Adorei a informação
Janaína
Amei!! Muita informação em uma matéria!! Apesar de acabar com minhas expectativas!! Mas no fundo sabemos que nem tudo são flores..
Marcelle
Parabéns!!!
Divertido e bem humorado seu post. Super concordo com sua conclusão!! Kkkk infelizmente! Jamie Fraser também foi lapidado por uma grande mulher!!!
Anelise
Obrigada, Marcelle! Hahaha, sim, é uma pena mesmo!
Maria Helena
Hahaha muito bom!
Johmny
Muito bem!!
Margareth Ferrari
Show
Meu grande sonho é conhecer a Escócia.
Tenho chance de arrumar um escocês para namorar?
ester regos
Hahaha!!! Texto leve e bem humorado!!!
Aline
Amei seu post mas ainda sonho em encontrar meu James Fraser . Moro em Amsterdam e aqui os homens são lindos e altos e loiros. Mas sonho com um escocês ainda
Andréa Calache
Kkkkkk… choray com este texto! Excelente! Vi que ele é de 2017, mas só o descobri hoje. Quero ser sua amiga! Parece o tipo de coisa que eu falaria. Parabéns! Ahazou!
Anelise
Obrigada por ler e comentar!!!
Ana Paula
Conheci um hj pelo ZAP tem 52 anos e uma filha de 7 eu tenho ,65 anos ele disse q idade não é problema pra ele ser amigo e só isso
Thalita
Preciso que me
ajudee ! tem
um escoasses que me pediu em
namoro a distância e disse em casar ,ter filhos , vir para o brasil morar comigo! sera verdade ????
Cristina
Pode ser. Pode não ser. Me casei com um escocês. Conheci ele via internet. Temos um filho. Moro em Glasgow. Cheque direito antes e não vá pra lá, ele que venha conhecer vc.
Patrícia
A ideia das fotos foi ótima
Silvia
Anelisee!!! Adorei o post!!!! Ótimo! Divertidíssimo!! Minha opinião é bastante parecida com a sua!! E acho que o comportamento das gerações é diferente… aqui em Aberdeen vejo muitos casais de escoceses velhinhos… sempre de mãos dadas, passeando, tomando seu breakfast ou chá da tarde, fazendo compras… uma doçura só… vejo os homens escoceses mais velhos como mais doces e companheiros…. também acho que eles reconhecem a força das mulheres e as respeitam… Quanto ais mais novos, ainda não consegui formar uma opinião… Beijos
Anelise
Obrigada, Silvia!!!
Realmente, impossível não amar esses casais de velhinhos super queridos, adoro também!!
Karol
Ainda quero ir pra Escócia! Estudar e viver aí, estou tentando descobrir como mas vou! E de preferência casar com um ruivo escocês lindo e gentil.
Angelica
Fico imaginando (mesmo no seriado isso não é mencionado) a falta de preocupação com o banho. O Jamie deitava-se com a Claire depois de uma luta, sangrento e sujo. E ela não parecia nem um pouco incomodada. Será que a paixao faz isso????
Anelise
Hahahahaha, ai, nem me fale de higiene no século XVIII porque me dá angústia!!! Também sempre penso nisso quando assisto essas cenas. Acho que não tem paixão que aguente não, é pura ficção mesmo! 😉
Vanessa
Caracaaa ri muito com seu post…ameiii realidade nua e crua…hahaha
Polly
Gostei de mais do seu post! Muito esclarecedor.
Fiquei com a duvida parecida a da amiga que falou sobre a limpeza. Eles são limpos? Como é a higiene deles?
De coração, obrigada por seu post.
Anelise
Oi Polly, fica dificil generalizar, isso é tão pessoal, cada um tem seu proprio senso de higiene. Mas, de modo geral, é frio, né, então supõe-se que banhos diários sejam dispensados vez ou outra…
Bárbara
Essa foi primeira vez ,que pesquisei sobre os homens escoceses e lendo o seu post foi muito bom e edificativo! Pois pude ter uma noção mais concreta da realidade escocesa, os únicos referenciais que tive até hoje foram Brave e Outlander kkkk então muito obrigada Anelise! Adorei a sua escrita! Ri um bocado e me identifiquei com sua forma de pensamento! Espero que você esteja feliz na Escócia! ^^ parabéns pelo post!
Anelise
Obrigada, Bárbara, que bom que você gostou e que consegui te informar da verdade!
Juliana
Amei esse post, incluse já to salvando ele aqui.
Que escrita divertida!! A realidade pode ser diferente, mas vou continuar imaginando todos sendo um Gerard Butler.
❤️❤️❤️
Súlia
Hahahahaha tb observava isso e sentia nojinho, mas com o Jamie me chamando de sassenach eu deixaria passar o “cheirinho” de boa.
Juliana Venturini
Análise, olá tudo bem?
Leio todos os seus posts, gosto muito do seu geito de escrever, inteligente e divertido, lhe acompanho também no grupo do facebook Apaxonadas por Outlander, amo suas lives…admiro demais esse país maravilhoso, meu sonho é um dia poder conhecer…Grande abraço.
Anelise
Obrigada, Juliana!! Sempre te vejo por lá e na página, curtindo e comentando, super obrigada!! Eu adoro compartilhar as coisas daqui com vocês, acho tudo lindo mesmo, venha sim conhecer!!!
Neli Rodrigues
Que post inteligente, informativo e divertido.
Arrasou!
Anelise
Obrigada, Neli!!!
Andréa Campos
Mulher, obrigada!
Adoro a maneira espontânea e divertida com as qual você consegue escrever.
Bjos!!!
Ps: Estarei esperando o post sobre os cachorros.
Anelise
Oi Andréa!! Obrigada!! 😀
O post dos cachorros foi publicado no portal Brasileiras pelo mundo, segue o link: http://www.brasileiraspelomundo.com/escocia-como-os-escoceses-tratam-os-animais-331753336
Beijos!
Gabriela
Amei seu blog. Sou apaixonada pela Escócia, paixão platônica rsrs. Espero um dia poder conhecer pessoalmente, seus blogs tem me ajudado a matar um pouco das curiosidades. Parabéns muito bom !!
Adriana
Adorei e me diverti muito com seu post!!!
Todos sempre bem escritos e que me deixam mais pertinho desse lugar que tanto amo!
Anelise
Oi Adriana! Obrigada!! Conitnue lendo e aproveitando pra se sentir aqui. Beijos! 🙂
Sylvia
Best post ever!!! Adorei! Bjos
Anelise
Obrigada, Sylvia!! 😀 Beijos!
Patricia de Paula
AMEI seu post. Muito divertido e esclarecedor. As fotos são super legais.
Parabéns vc é demais.
Anelise
Obrigada, querida!! Comentários como o seu me animam a continuar escrevendo minhas palhaçadas, hehehehe. Beijos!!
Iadja
Me divirto muito lendo teus posts! Sério, dou gargalhadas altas aqui! Os 15 dias que passei aí achei todo mundo lindo!!! os homens e as mulheres. A gente saia na rua e eu dizia pro meu marido: que gente linda! A gente ficou hospedado perto da universidade em Edimburgo, pode ter sido por isso! rsrsr
Anelise
Oi Iadja!!! Que delícia saber que você me acompanha e se diverte!!! 😀
Também acho as pessoas daqui bastante bonitas, mas claro que tem de tudo. Beijão!!!
Vilma
Excelente post. Parabéns!!!
Anelise
Obrigada, Vilma!! 🙂
Stefanie Gomes
A-D-O-R-E-I
Muito informativo e me divertiu do início ao fim! =)
Anelise
Obrigada, Stefanie!!
Hádassa
Nossa, você escreve muito bem. Amei o post !!! Parabéns
Anelise
Obrigada!!
Glaucia Evelin
Adorei o post! Parabéns!!!
Anelise
Obrigada, Glaucia!! 😀
Taina
Adorei a leitura!! Obrigada por escrever!
Liliane
Adorei o post. Como é a higiene hoje? Qto ao sexo são abertos para a transa ou conservadores? São preconceituosos? kkkk muitas perguntas. Qdo vc tiver um tempinho tire minhas dúvidas. Bjos
Anelise
Oi Liliane!! Com certeza, as pessoas de hoje em dia são muito mais limpinhas que as de antigamente. Mas isso de higiene acaba dependendo muito de cada pessoa. De modo geral, nem todo mundo toma banho todos os dias, porque é sempre frio e não sentem essa necessidade. A gente vem do Brasil e considera isso falta de higiene, mas não é, nosso olhar é que carrega nossas manias culturais e enxerga assim. Quando ao sexo, isso é mais individual ainda, e eu realmente não faço ideia de como te responder isso! Rs! Acho que cada um vai ter uma cabeça diferente, como acontece no Brasil também.
Obrigada por ler e por comentar!
Silvia
Adorei! “Por um mundo com mais Gerard Butler” foi a melhor! Quanto às higiene hoje, vale lembrar que no Brasil fomos condicionados aos banhos diários, há uma real necessidade disto, passei em 2017 dois meses na Inglaterra e como o país é frio, não sentimos está “necessidade” do banho, perdão à minha “porquise” (kkkkk) mas uma lavadinha “nas partes” já resolvia… amanhã eu tomo o banho! Enquanto no Brasil, tem dias que se vc tomar 4 banhos ainda se sente suja/suada!
Parabéns pelo artigo, amei!
Janice
Muito esclarecedor. Amei sua escrita!
Anelise
Obrigada!
Beatriz
Boa noite! Adorei o texto e o bom humor, ri muito no final, com os escoceses que encontrariamos do outro lado da pedra. Bom, claro que não existe homem perfeito como o Jamie, mas pelas fotos dessas torcidas da para perceber que são um povo bonito sim. O povo europeu é um povo lindo por natureza, não tem como negar. Amei!
Anelise
Oi Beatriz!! Sim, não são todos modelos, mas tem vários bonitos sim, como em qualquer lugar, acredito.
Que bom que você gostou, obrigada por ler!!
Beatriz
No Brasil não tem muitos homens bonitos não kkkkkkk Na minha cidade principalmente kkkkkk Compare uma foto de uma torcida de futebol daqui com essas.
Gabriele dos santos barboda
Oiii meu nome e gabriele, so queria pergunta se você mora ai na escócia ?
Anelise
Oi Gabriele, moro sim.
thais guahyba nepomuceno
Oi Anelise. Estou adorando seu site. Programei minha viagem para maio. Serão 16 dias rodando pela Escócia, dormindo em castelos e dirigindo na mão contrária!
Uma coisa que está me deixando triste é saber q 3G e 4G não funcionam muito bem por aí. Qual a melhor empresa de telefonia para comprar chip? Alguma outra dica?
Beijos
Anelise
Oi Thais!! Acho que não vale a pena você comprar um chip se a intenção for usar só internet mesmo. Edimburgo possui internet wifi grátis em todo o centro, e qualquer lugar em que você se hospede ou pare para comer, vai ter wifi disponível também. A Vodafone se gaba de ter a melhor cobertura da Europa, mas tem lugares em que não funciona, não adianta, principalmente em vilas pequenas das Highlands. No resto, cidades maiores e grandes centros, funciona sim.
Obrigada por ler!!!
Cláudia
Obrigada…Amei o post e tudo q tenho ido …Bjs!
Anelise
Obrigada por ler e comentar, Cláudia!! 🙂
HELENA GOMES
Adorei a criatividade e o humor com que escreves!!! é uma delicia ler você
Parabéns!
Anelise
Obrigada!!
Michele Diduk
Amei o post!!!!
Anelise
Obrigada por ler e comentar, Michele!! Isso me incentiva a escrever mais. Bjo!
Juliana Gimenez
Chorei de tanto rir, sensacional o post.
Anelise
Obrigada!!! Me diverti com esse post!
Talita Lemes
O post podia ter terminado na mulher tomando vinho com um SIM.
uahhahauhuahuha brincadeira
Arrasou no post, flor. Continuo seguindo seu blog e lendo sobre as maravilhas e realidades escocesas. Também adoro esse humor sarcástico dos ingleses, escoceses e irlandeses e sei que vou rir muito com essa galera nos pubs da vida.
Um abraço e sim, tô contigo por um mundo com mais Gerard Butlers, por favor.
Anelise
Hahahahaha, seguimos na luta por um mundo melhor!!!
Obrigada por ler e comentar!
Eduardo
muito bom o post. Sou gay e quase casado. Hehehe. Bate quase tudo.
Anelise
Oi!! Que bom que você gostou!! O “quase tudo” vou contabilizar como margem de erro! Aliás, ainda bem que não são todos iguais e isso não é uma ciência exata, né?
Obrigada por ler e comentar!
Duda Almeida
OLÁ!!!!
Virei sua fã, sério UAHSUHS Nunca ri tanto num post na minha vida.
Esse negócio de arrastar um escocês e obrigá-lo a se casar dá certo? Vou aderir KKK
Tudo bem que você me jogou um balde de água fria. No início eu estava toda felizinha, me preparando para mudar para a Escócia e esbarrar (acidentalmente, claro) com um Sam Heughan da vida, enquanto ele usava kilt (que pra mim sempre será saia de homem) e estava sem camisa, porque fazia 14°. Minha fantasia ficará para a próxima kkk
Beijos!
Anelise
Hahahahahaha, eu tenho consciência que acabei com as doces ilusões da maioria. Casar à força funciona, ou ao menos é o que nos diz a literatura. Mas acho que só se o chefe do clã mandar, então melhor fazer amizade com um desses antes. 😉
Obrigada por ler e comentar, que bom que você gostou!!!
Rosane
Rolando de rir….
Anelise
Hahahaha, obrigada, Rosane! :*
Viviane Marques
The best…continue expressando-se desta maneira…vc vai longe!!
Anelise
Obrigada, Viviane!! 😀
Ivone Kugler
Anelise, adorei o teu blog e nossa, você estava falando sobre os escoceses e pra mim parecia que estava falando dos alemães . É sempre meio complicado quando conheço latinas aqui que estão em início de fase de namoro e acham que os rapazes não estão perdidamente apaixonados. Só que os pobres rapazes estão sendo apenas alemães apaixonadose e não podem ser latinos apaixonados. Amei esse blog!
Anelise
Oi Ivone!! Verdade, essas emoções mais contidas são comuns aos europeus do norte. Ou talvez sejam emoções equilibradas, e nós é que acabamos nos acostumando com o jeito latino de ser e achamos estranho quando não fazem declarações exageradas de amor.
Margarida
Olá, obrigado pelo divertido post. Gostava de lhe fazer um pergunta, se me puder responder: consegue dar-me alguma luz sobre grupos de caminhadas na escócia, nomeadamente as que fazem percursos nas Highlands? Se conseguir, contate-me pelo facebook, encontra-me através do nome. Muito obrigado e felicidades.
Margarida Melo Frazão
Anelise
Oi Margarida, tem várias empresas que organizam tours de caminhadas, dá uma olhada nesses links, espero que ajudem:
http://www.walkwild.org
http://www.hikescotland.co.uk
http://www.walkaboutscotland.com
https://www.contours.co.uk/index.php
Zuila costa
Nossa Anelise vc me tirou muitas dúvidas a respeito dos escoceses. Estou numa paquera quase séria, mas estou com um pouco de medo. Pois desde nossa segunda conversa ele já me amava e me chamava de bebê.
Anelise
Oi Zulia, hahahaha, está estranho esse teu escocês, será que tem sangue latino??
Relaxa, nem todos se encaixam no estereotipo, aproveita que esse é raridade!
Theresa
Excelente post – ADOREI. Muito bem escrito!!
Anelise
Obrigada, Theresa!!! 🙂
Thay
Amei .agora por favor tem um site aí p conhecer essas lindezas imperfeitas
Lettycia
Você é ótima!!! Estou apaixonada e viciada por seus textos…
Anelise
Oi Lettycia!! Obrigada!!! 😀 Beijos!
muca
Ah amei esse texto, mais ainda pq comecei a serie essa semana e estava realmente querendo saber se a Escócia seria uma fabrica de Jamies hahaha e achei seu post falando exatamente sobre isso! Muito divertido seu modo de escrever vou acompanha de certeza!
Anelise
Oi Muca, obrigada!! 😀
Infelizmente, a Escócia não é uma fábrica de Jamies, hahahaha, já pensou??
Obrigada por ler e comentar!
Helen Lemos
hahahha… adorei!!
Anelise
Obrigada!! 🙂
Claudia
Cai de paraquedas aqui, no começo achei que ia falar que os homens eram tudo aquilo mesmo, babacas e bajuladores, acabo de descobrir que preciso de um escocês hahahah adorei
Claudia
Muito difícil importar um? Só assim uma dúvida mesmo rsrsrsrs
Anelise
Hahahaha!!!
Isabel
Adorei! muito bom rsrsrs
ELAINE DE ANDRADE DE ALMEIDA
Achei seu blog por acaso e amei. Interessada em conhecer um pouco do país e do povo escocês, graças a uma série que tem me feito apaixonar. Com certeza serei uma das leitoras deste blog. Sucesso sempre!!!
Anelise
Obrigada, Elaine! 🙂
FLORACI LIMA DE SOUZA
OLA ,ENTREI PARA PESQUIZAR ,ENCONTREI VC ,QUE FOI UM PRAZER
GOSTEI DAS I NFORMAÇÃO
ISSO PORQUE TEM UM ALGUEM QUERENDO SE RELACIONAR COMIGO ATRAVÉS DA INTERNET, E-MAIL E MNS
ENTÃO FIQUEI CURIOSA EM SABER TUDO ,OBRG BJS
Anelise
Oi Floraci,
Que bom que você gostou! 🙂
Kel
Anelise, adorei seu post !
Estive em Edinburgh alguns dias atrás e me apaixonei pelos homens daí.
Pra mim, parecia um desfile de moda. Cada um que passava ..
Cheguei a conhecer um policial, me encantei por ele.
Mas a boba aqui perdeu o contato e nunca mais achou o bonitão. =/
Mas enfim, parabéns pelo post ! 😀
Anelise
Oi Kel! Caramba, você vai ter que voltar pra poder caçar esse policial agora, hahahaha!
Que bom que você gostou do post, obrigada por comentar e me deixar saber, fico super feliz!
Nina Rosa Mega
Você é muito boa !
Me diverti muito !
Parabéns!
Anelise
Obrigada, Nina!! 😀
Margareth Tavares
Margareth
Adorei!! Bastante interessante!
Gostaria de dicas , pretendo fazer uma visita e gostaria da sua opinião quanto ao lugar e época ou estação?
Anelise
Oi Margareth,
Escrevi um texto sobre as épocas daqui, dá uma olhada: http://www.brasileiraspelomundo.com/escocia-qual-a-melhor-epoca-para-visitar-071747302
Espero que ajude! 🙂
Obrigada por ler e comentar.
Lúcia Gonçalves
OI, tudo bem??
Nossa, ameiii tudooo!! Super realista, engraçada e detalhista!!
Amei mesmo, morri d tanto rir, ahahaha.
Gratidão amada!!
Acho tudo no Reino Unido, mais Irlanda e Escocia maravilhoso que me chamaaaa… ahahahha.
Bjsssssssss
Anelise
Obrigada, Lúcia!! 😀
Geanny Almeida
Anelise obrigada.
Achei realmente interessante tudo.
Realmente sempre busquei um homem escocês porém sou um tanto medrosa e sabesse. Quando irá aparecer um psicótico em nossas vidas.
Caso você tenha um amigo ou conhecido, comum mesmo como seus informes, que queira manter contato e quem sabe disso venha a nascer uma bela amizade ou algo mais sólido, estou aqui.
Anelise
Oi Geanny, verdade, também sou sempre meio desconfiada, é bom ter cuidado. Estou meio mal de amigos escoceses solteiros, hehehehe, mas vou ficar de olho! 😉
Valdirene
Simplismente adorei seu comentário!
Me frustei pois, queria tanto que na Escócia exitisse homens que nem o Jamier…
É ruim e louco esperar por um homem assim?
Anelise
Oi Valdirene, nada é impossível, acredito sim que possam existir alguns Jamies espalhados mundo afora. 😉
Raquel
Olá,
Em pesquisa sobre a série Outlander encontrei o seu blog e adorei os seus textos. Parabéns!!!!!
Espero que continue ativo e atualizado, pois depois dessa série não me sai da cabeça o desejo de conhecer esse país tão cheio de história.
Anelise
Oi Raquel, obrigada!! Vou tentar manter sempre atualizado sim, tenho muitas coisas sobre a Escócia pra contar aqui. Bjos!
Adriane Bello
Oiiii… Obrigadaaa… Depois que vi a série já queria mudar p/ a Escócia!!! E achar um marido lá na Escócia, já que esses brasileiros aqui não estão com nada… Kkkkk… Mas ficaria muito caro e não tem muitos Sans e nem Gérards por aí…
Anelise
Oi Adriane, é…infelizmente, não tem muitos mesmo, é tudo uma grande ilusão!
Dagmar Esteves
Olá! Anelise
Parabéns!! Adorei o Post.
Sempre fui apaixonada pela Escócia!!! Um dia irei visitá-la, pode demorar…. ,
Pode ser que seja aos 80 anos, mas um dia eu vou!!!
Esta paixão é anterior a série Outlander e agora aumentou, será porque né?!?! rsss
Um abraço.
Anelise
Oi Dagmar!! Venha mesmo, a Escócia é apaixonante!
Leiliane Scar
Nossa você escreve super bem.
Sou apaixonada pela Europa e toda sua evolução. Pisar nesse lugar seria reviver um passado que essa vida me nega as lembranças . Utopia morar na Irlanda, Escócia e ou Inglaterra. Seria como se mergulhasse em uma onda de : príncipes, plebeias (eu rsrsrs), reis e rainhas. Poderia recordar em insanidade cada ascensão e queda dos governos. Povo rico de história afff.
Ps; Você me sanou muitas dúvidas. Obrigada.
Anelise
Obrigada, Leiliane!!!
Sim, essa riqueza histórica toda é uma das coisas que mais me encanta.
Beijo!
Kátia
Poxa! Não acredito…rs. Estou apoiar apaixonada pelo Jamie. Pensei q pudesse encontrar o amor da minha vida na Escócia. Será q não exista um homem assim no mundo todo?
Obrigada por esclarecer. A gente fantasia muito. Bjos.
Aline Silva
Eu adorei!!! Com muito bom humor. Mostra muito bem a perspectiva pé no chão que a mulherada precisa ver . Mas eu vou continuar sonhando com um Jamie Fraser todinho só pra mim, embalado pra presente
Anelise
Aline, não perca a esperança!!!
Carla
Que delicia de texto!
Amei sua forma clara e bem humorada de escrever.
Parabéns e obrigada pelo tanto de informação (e de água fria)
Anelise
Obrigada, Carla!!! Fico feliz com o elogio!
GRACE ELOÁ RIBEIRO MEDEIROS NEVES
Gostei do que vc nos mostrou,a parte de a gente tomar a frente,não ficar esperando por eles,isso eu seria bem sucedida,porque foi eu que tomei a dianteira e falei com meu marido,se vc esperar por ele ,estaria até hoje esperando,Parabéns!
Anelise
Oi Grace, é isso aí, nada de ficar esperando, hahahaha. Direitos iguais na atitude também. 😉
Abraços!
Cinthia Pontes
Olá!
Meu sonho sempre foi conhecer a Escocia depois do seriado a vontade só aumenta. Nossa eu já estava guardando todas as minhas moedinhas para um dia conhecer um Jamie ops a Escocia kkkkkkk.
Adorei seu texto muito gostoso de ler.
Vou acompanhar sua pagina.
Beijos
Anelise
Oi Cinthia, Obrigada!!
Claudia Mathies
Adorei o seu jeito de escrever, você é divertida e bem realista. Adorei a matéria.
Anelise
Oi Claudia!! Obrigada!! 😀
Gabriela
Olá!
Que maravilhoso achar esse blog!
Muito bacana escutar a opinião de mulher brasileira sobre os homens escoceses, já que acabamos idealizando muito.
E vocês acham que é tranquilo viajar sozinha pela Escócia?
e qual o endereço do instagram de vocês?
Gostaria de viajar para Escócia ano que vem!
Abraço, meninas!
Anelise
Oi Gabriela! É tranquilo viajar sozinha por aqui sim, pode vir! 😉
Não tem um instagram específico do blog, mas o meu é @anelisezav
Abraços!!
Lorena Etiene Medeiros Lima
Gostei muito do texto, achei bacana como sua forma de escrever. Ri demais enquanto lia a obra. parabéns pelo seu blog, sucesso pra você, que Deus ilumine seus caminhos sempre. Bjs.
Anelise
Oi Lorena, obrigada!!! 😀
Lais
Você ESCREVE MUITO BEM! Eu amei!!! Só isso q tinha pra dizer kk
Fafa
Nossa!!! Amei seu post! Sou apaixonada pelo Reino Unido e em especial pela Escócia. Ainda não a conheço e pretendo ir esse ano. Estava fazendo pesquisas no google buscando informações sobre a Escócia e foi quando achei seu blog. O curioso foi que tudo o que disse “bateu” direitinho com o que eu já achava. A questão da igualdade entre homens e mulheres, um comportamento que vêm dos vikings (vc deve saber disso, né?), o humor deles e ao mesmo tempo por serem britânicos seriam mais fechados mesmo em relação a sentimentos e tal…
Serei sua seguidora a partir de hoje.. rsrsrs
Vou procurar dicas de roteiros aqui no seu bog. Ah, e continue escrevendo pra gente!!! Vc mora aí tem muito tempo? Foi estudar? Trabalhar? Morar?? rsrs
Bjoss
Anelise
Obrigada, Fafa!!! Vou continuar escrevendo sim, pode deixar!
Moro aqui há dois anos, vim pra morar.
Drica
Muito bom o POST, muito bem escrito. Amei! Sou apaixonada por Jaime Freiser, minha única tristeza foi saber que a Escócia não é repleta de Jamies.
Renata
Agora estou mais calma!
Taliane Suhr
AMEI AMEI AMEI AMEI MILHÕES DE AMEI, AMEI O POST! (tô gritando mesmo).
Devorei as 3 temporadas de Outlander em poucos dias e agora estou super neurótica com Escócia, escoceses, clãs, highlander e por aí vai hahaahaha
Muito interessante, explicativo e divertido. Muito obrigada!!!
Anelise
Obrigada, Taliane!!!
monica
KKKKK muito bom ! gostei de mais, acho que as chances de alguem ir pra lá e arrumar um bonitão desse é quase remota
É mais facil encontra o monstro do lago ness !
mesmo assim a Escocia é um encanto por si só , lugar de sonho que infelizmente meus olhos nunca poderam vê , que peninha !!!! só se for por fotos
Sempre amei a Escocia mesmo antes de vê nas telinhas esses bonitões
Me contentaria em ver um castelo em ruinas ou mesmo um velha espada e quem sabe até o proprio monstro do lago pra mim ja seria um sonho realizado .
Anelise
Obrigada por ler e comentar, Monica!! A Escócia é linda sim, com ou sem bonitões, hahahaha!!!
Vanessa
Amei ler seu texto. Tens uma forma divertida e direta para explicar e narrar muitas situações. Amo a Escócia desde criança, e estou adorando ver toda essa imagem positiva que ela vem recebendo com a série Outlander.
Parabéns !!
E sim, por um mundo (não só Escócia) com mais Gerards por aí ( meu esposo morre de ciúmes dele)
Abraços!
Anelise
Obrigada, Vanessa!!! Um beijo!! 🙂
Ariane
Ri muito com esse post. Sou fã de Outlander.
Se alguma estrangeira perguntar se os homens brasileiros são tão bonitos quanto Cauã Reymond, posso dizer que em 32 anos nunca vi um parecido aqui no Brasil.
Abç.
shirley moraes
amei seu post, sempre achei a Escócia um país lindo, os homens é claro tinha lá minhas fantasias kkkkk mas obrigada pelo esclarecimento, ainda tenho vontade de conhece mas não vou esperar tropeçar em um Jamie Fraserkkkkkk
Juh
Eu chorei de rir. Kkkkkkkkkkkkkkk
Sensacional seu post, inteligente e divertido. Eu como 99,9% das moças aqui, vim por causa do Jimie totoso. Apesar de saber que nem todos sao ruivos altos e forte como o doce Jimie, é sempre legal ouvir a opiniao de quem esta pertinho.
Com certeza voltarei mais vezes aqui. Parabens!!!!!!
Anelise
Obrigada, Juh!!!! Beijão!
Iri
Adorei o post!! Dei muita risada sozinha, acabei de voltar da Escócia e achei o povo em geral bem bonito e simpático, mas eu adoraria que tivessem mais Gerard Butlers pelo mundo, de preferência em São Paulo, no meu endereço kkkkk
Evelyn Fabrini Gaspar
Amei teu post
De muito bom gosto
Amo gente bem humorada e inteligente.
Tenho muita vontade de conhecer a Escócia…
Gostaria de fazer parte do teu grupo do Facebook…
Como não amar James Freaser?
Anelise
Oi Evelyn, obrigada!!! Não tenho grupo no facebook, mas tem a página, e também o instagram, me segue lá! 😉
GIW
Assistir a série Autlander e me apaixonei pelo Jamie e agora não paro de ver as fotos dele e de ouvir as musicas escocesas. Pirei de vez!
Bruna
Oii, achei seu blog e resolvi olhar, amei, tu tens um senso de humor incrível e fez com que eu me visse lá nas tuas descrições!! Bjokas
Anelise
Oi Bruna, que bom que vc gostou, obrifada por ler e comentar!!! 🙂
Nádia Braga
Ai Meus Deus, caí aqui por acaso (cliquei na foto do James Fraser de kilt, né? é muito difícil de evitar…) mas ri muito lendo seu post. Eu já imaginava que não tinha um Jamie em cada esquina na Escócia, né? Acho que ele estabeleceu um novo padrão bem difícil de atingir (porque o homem não só é incrivelmente bonito como inteligente e empático). Não tenho certeza se os homens escoceses se sente agradecidos pela visibilidade ou estão amaldiçoando o pobre sujeito/personagem. Tipo o Rodrigo Hilbert aqui no Brasil.
Tereza Carvalho dos santos cotrim
Amei precisava saber disso
Raísa
Amei o post… nunca me diverti tanto lendo sobre como é um outro povo …. amei mesmo
Cai por acaso no seu blog, estava zapeando pela internet e me bateu uma curiosidade de como seria os homens escoceses…. e esse post foi uma resposta a minha dúvida
Parece até coisa do destino, kkkkk
… ri muito e aprendi muito tb
Bjs
Anelise
Obrigada Raísa!! Espero que você curta outros posts também. Beijos!
Silvia
Amei o post!
Mesmo querendo ir à Escócia e achar o Jamie Fraser…lindo, bem-humorado, protetor e romântico! Eu querooooooo!
Rs!
Rosângela
Que amor! Adorei!
Laura
adorei seu texto!! Além de muito divertido, matou minha curiosidade de uma forma bem objetiva . Foi lega ler..
Continue, por favor
Nathalie Balbino
Adorei o post kkk principalmente que em vez de escolher quais homens vc acha bonito ou não, colocou fotos de vários homens comuns para chegarmos as nossas próprias conclusões kk obrigada!
THAMIRES
Arrasou! Não aguento mais assistir Outlander. Tô apaixonada pelo sotaque dos escoceses ♡
Ana Cristina Silva pacetti
Acho legal o homem usando saia, pois é uma norma do seu país!
muito lindooo q tudo de bom aconteça com esse pais
Simone de Jesus telles
Bom diaaaa, muito bacana acho eles maravilhos!
agnes
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom rs
Marilda Maia
Boa noite! Parabéns, pelas suas escritas! Amei, ver esses homens bonitos! Hehe quero um dia conhecer esse País! Muito obrigada, por esclarecer as minhas curiosidades…muitas felicidades e boa sorte pra vc❤️Grande abraço
Anelise
Obrigada, Marilda! Que bom que você gostou!
Caroline Correa
Obrigada de verdade por fazer esse POST! Eu amei. Estava procurando exatamente por uma descrição assim, completa. E eu achei. Muito obrigada!
Mi
Muito bom!!!! 🙂
Geisa Vasconcellos
kkkkkkkkkkk
Adorei!
Vc escreve superbem! Já pensou em escrever um livro? Deveria!
Estou pensando em ir a Escócia e a Irlanda no fim de Agosto e bisbilhotando achei o seu site. Que bom ! Vou te seguir por aí. Posso te importunar pedindo algumas dicas da Escócia?
Grande abraço
Anelise
Oi Geisa, obrigada!!! Adoro escrever!! Fica à vontade pra pedir dicas, ajudo no que puder.
isabelly
eu realmente amei esse post, você escreve muito bem parabéns !
Mirian Mie
Depois de assistir outlander a curiosidade bate, e vc foi maravilhosamente esclarecedora, obrigada por compartilhar, quando a gente não pode ir para ver com nossos próprios olhos, temos alguém como vc para nos fazer viajar pelas culturas de forma divertida. Bjs obrigada
Anelise
Obrigada por ler e comentar, Mirian, fico feliz de saber que o post agradou.
luana caroline
Nao sei como cheguei na sua pagina.!! Só sei q ri muitooooo. Obrigada!
Anelise
Oi Luana, que bom que você gostou, a intenção era divertir mesmo, e ao mesmo tempo responder essa pergunta tão importante, hahahaha!! Beijos, obrigada por ler e comentar.
Diessica
Adorei as descrições! Me diverti lendo!!! Parabéns!
Jeane
Parabéns Adoro leituras inteligentes e bem humoradas.
Claudia Thompson
Adorei! Como sempre, você faz da leitura, momento de prazer! Me diverti! Obrigada
Isabela Silva
Perfeitoo!! Estou lendo em 2021 e acabei de terminar Outlander e eu tenho um trabalho de ingles para fazer sobre padrão de beleza ao redor do mundo, então decidi fazer dos escoceses e me emocionei quando li Jamie Fraser e Sassenach, fala serio, esse escocês é um sonho né, infelizmente a realidade não é tão parecida com a ficção kkkkkkk, amei seu blog, amei tudinhooo!!
Karina Mota
Nossa! Amei a leitura que gostoso, tão divertida e explicativa rsrs
Bia
Aye! Adorei teu post, muito bem humorado (aprendeu com os lindões escoceses?). A cada parágrafo ria alto (e sonhava também, lembrando do inigualável e hilário Sam). Mas já imaginava que, como de costume, filmes não retratam a real, assim como uma L´Oreal não vai fazer propaganda sem um rosto estonteante e produzido. Normal! Fotos da realidade: mas que figurões bons de cabeça hein (testudos, queixudos, rs….). Obrigada pelo post, valeu mesmo. E o sonho de viajar pela Scotland continua……………….
Alice Silva
Ameiii! Me diverti muito com essa leitura . Estou assistindo Outlander , não tem como não se apaixonar por Jamie Fraser. Seu post é muito bem humorado eu adorei!
Patrícia Freitas Stewart
Aye! Você descreveu meu Alexander , o comportamento de um homem escocês é muito forte, não são fáceis de serem conquistados, com certeza não.
Eu comecei minha história de amor pelo Facebook/ Messenger e fomos evoluindo, hoje 4 anos depois, estamos de casamento marcado para março de 2024, sim, Domei a fera e ele me deu seu coração
Iremos casar no templo de Ballantrodoch, em uma cerimônia típica escocesa. Meu Braw Scott não fuma, não bebe e é vegetariano como eu. É o homem mais incrível que eu conheço e garanto que é o escocês mais lindo de toda a Escócia.
Sou uma futura Stewart, iremos continuar morando no condado de Clackmannanshire
Náira
Eu amei esse post kkkkk eu ri muito,adorei, estou conhecendo um escocês e em relação a humor, esse que restou conhecendo é bem humorado, bjs
Mariza
Amei seu post estou assistindo o a serie outlander e estou amando a série e gostaria de um dia poder visitar a Escócia, me diverti muito com suas informações sobe os homens kkk pena que não são Jamie Fraser.
Hellen
Uau, que post maravilhoso. Sua escrita é impecável e você foi muito respeitosa. Parabéns!
Júlia
Eu gostei muito do eu site! Parabéns!
Mas poderia sanar mais uma dúvida em relação à cultura escocesa?
É real o fato deles darem presentes para pessoas próximas no dia do próprio aniversário, com a intenção de abençoar o novo ano?
Anelise
Oi Júlia, nunca vi isso ou li isso em nenhum lugar.
Bruno Vogal
Amei o conteúdo diversificado e as dicas preciosas que
você compartilha. Fiquei encantado(a) com a forma
envolvente que aborda os assuntos. Parabéns pela
dedicação e qualidade! Tenho certeza que os leitores têm
muito a ganhar ao conhecerem suas publicações. Já estou
ansioso(a) para explorar mais do seu conteúdo. E,
aproveitando o momento, também convido você a
conhecer o meu blog, onde compartilho minhas paixões e
experiências. Espero que goste tanto quanto eu gostei do
seu. Vamos trocar conhecimentos e inspirações!
Bárbara
Hahahahah, eu precisava ler isso hoje! Sensacional!!!!
Sol Moreira
Ha Ha Ha , Adorei a leitura, obrigada.
Joane coelho de Jesus
Fantastic o seu texto.. li com o sorriso Jos lábios.. um misto de decepção e realidade… Obrigada!!
Mas se tiver um amigo com mais de 40 interessando em conhecer uma brasileira …. Kkkkk pode me apresentar. Tô solteira!