A maioria das pessoas, quando pensa na Escócia, imagina logo as Highlands. Aquelas paisagens com picos nevados, vales, lagos, e os scots correndo de saias pelas montanhas ao som de gaita de foles, como se fizesse sempre calorosos 15 graus.
Hollywood ajudou bastante nessa visão:
Mas eu percebo que existe uma certa confusão sobre as Highlands. Todo mundo sabe que é um lugar lindo, todo mundo quer ir, mas nem todo mundo entende o que realmente é.
Geografia:
As Highlands, como o nome já diz, são as Terras Altas da Escócia, ou seja, a região montanhosa do país, basicamente. Se vocês olharem pelo Google Earth, vão conseguir perceber como o relevo muda. E digo “basicamente” porque algumas regiões não montanhosas também entram no balaio das Highlands por estarem inseridas no que chamamos de cultura highlander.
Aqui na Escócia, quase sempre, quando se fala dessa região, se inclui também as ilhas do oeste e do norte (“The Highlands and the Islands”). O resto do país fica nas chamadas Lowlands (Terras Baixas), onde também está a maior parte da população.
História:
Parte dessa divisão entre as terras altas e baixas também é histórica. Antigamente, as Highlands eram habitadas pelos gaélicos, um povo celta que veio da Irlanda, e pelos Pictos, que já estavam ali há tempos. As Lowlands eram habitadas pelos Scots, e depois pelos britânicos e anglos. Na verdade, a Escócia é um caldeirão de povos, e explicarei isso melhor em outro post. Por agora, o importante é só saber que, por causa dessa divisão, a cultura e a língua gaélica eram a regra por lá.
As Highlands sempre foram um local de resistência, de povos “bárbaros”. Os romanos nunca conseguiram invadi-la, os vikings estavam sempre aqui e ali mas se integrando aos locais, e os ingleses, apesar de séculos de brigas, avanços e domínio, só conseguiram controlar a região de fato depois da Batalha de Culloden, em 1746. E conseguiram isso porque perceberam que teriam que domar também a cultura local, ou seja, forçar os highlanders a adotarem os costumes deles e a falarem inglês. O Ato de 1746 proibiu o gaélico, o kilt, o tartan, a gaita de foles e outros elementos da cultura local.
Antes de continuar, quero comentar que, embora seja inevitável, nesse contexto, a gente perceber os ingleses como vilões, existe também o outro lado: os escoceses jacobitas (apoiadores do Rei James) haviam se rebelado e quase conseguiram chegar até Londres e derrubar o rei deles. Na estratégia política da época, essas proibições eram tanto uma maneira de punir os envolvidos quanto de prevenir novas rebeliões. Também é importante lembrar que a Inglaterra se via ameaçada de todos os lados: por escoceses, irlandeses, franceses. Parecia urgente controlar pelo menos os que estavam na mesma ilha. Eu tenho uma queda enorme pela Escócia em tudo, confesso, e sempre me pego tomando lados mas sei que, na História, não existem vilões nem mocinhos. Existem circunstâncias, fatos, e consequências.
Quem desobedecesse as proibições era punido com extradição para as colônias (EUA, Austrália e Canadá, principalmente). As terras dos chefes dos clãs também foram desapropriadas e divididas, dando fim ao sistema quase feudal que ainda existia ali e enfraquecendo o poder deles. Como consequência, muitos escoceses acabaram sendo despejados e viram as terras em que moravam há séculos sendo ocupadas por ovelhas (não culpem as ovelhas, elas são lindas! 😍). A saída era se mudar para as Lowlands, onde haviam empregos em fábricas ou tentar a vida nas colônias. As proibições terminaram em 1782, mas as redistribuições de terras causaram as chamadas Highland Clearances, ou seja, um esvaziamento das Highlands. A população diminuiu em mais de 60% em menos de um século. E a língua gaélica quase desapareceu do dia-a-dia, sendo hoje mais falada nas ilhas.
A região passou muito tempo sendo vista como um lugar inóspito, frio, cheio de gente rústica e de modos estranhos, enfim, sem nenhum atrativo. Até que uma inglesa (embora com sangue escocês também) resgatou a glória das Highlands. A Rainha Vitória se apaixonou pela região e pela cultura local, e espalhou seu encanto pelo Reino.
O tartan virou moda na alta sociedade londrina, assim como o kilt, a gaita de foles e outros elementos da cultura escocesa. Ser highlander virou tendência, virou cool.
A Rainha Vitória amava tanto a região que construiu um castelo para passar todo seu tempo livre, o Balmoral. Ele ainda é refúgio da família real e o lugar favorito da Rainha Elizabeth II, que sempre que pode vem pra cá curtir uma paz highlander.
O Balmoral fica aberto para visitação quando os reais não estão por lá. Já estive lá, pode-se visitar todo o jardim, arredores e alguns cômodos, como salão de festas e sala de jantar.
Turismo:
Tem muitos lugares legais para se visitar nas Highlands. Como já deu pra entender, a região é grande, mas a maioria dos turistas faz um roteiro que inclui o famoso Lago Ness e arredores, passando por vilinhas típicas e destilarias pelo caminho. Glencoe também é parada obrigatória, na minha opinião. A formação geológica é impressionante, e ali perto também fica o Ben Nevis, a montanha mais alta das Ilhas Britânicas. Existem centenas de tours disponíveis, com saídas de Edimburgo, e você pode deixar pra escolher quando já estiver aqui, porque as saídas são frequentes e tem bastante opção tanto de roteiro quanto de quantidade de dias.
Um passeio pelas Highlands pode ser de 1 ou mais dias. Eu sempre recomendo pelo menos 2, porque embora a Escócia seja pequena e tudo seja perto (pelo menos pra quem está acostumado com distâncias do Brasil), tem muita coisa pra ver, e se fizer um tour do tipo bate-volta (tem vários assim), acaba-se passando mais tempo dentro de uma van do que passeando mesmo.
Quem tem mais tempo pode ir além do Lago Ness, e um destino comum é a Ilha de Skye, um dos lugares mais lindos da Escócia, segundo dizem. Lá perto fica o Eileen Donan, o segundo castelo mais fotografado da Escócia (o primeiro é o de Edimburgo).
Quem tem mais tempo ainda, pode se aventurar pelas outras ilhas, como Orkney, Lewis e Shetland, todas com paisagens deslumbrantes e muita história antiga.
No norte do país, existe uma rodovia que contorna o litoral, e que eles consideram a Rota 66 deles:
Como deu pra perceber pelo tamanho deste post, muita coisa pode ser dita sobre as Highlands. De modo geral, espere muitos lagos, muitas montanhas, muitos vales e ruínas. Espere também encontrar estradas fechadas, durante o inverno, dependendo do tempo. Ou abertas, mas exigindo muita paciência e cuidado dos motoristas.
A Escócia tem um clima bastante ameno, apesar da alta latitude, então se você quiser ver neve com certeza, esse é o lugar. Sempre tem neve, em algum lugar.
Espere encontrar muitas paisagens desertas. Essa região ainda é pouco povoada. Paz, aqui, não falta.
Também espere encontrar bastante desses sujeitos:
E muitas dessas, as principais habitantes das Highlands (de toda a Escócia, na verdade):
Não espere encontrar sinal 4G, nem lugares abertos até tarde. Espere encontrar pessoas simpáticas, e também espere talvez não entender bem o que elas falam. Mas parecem simpáticas, isso que importa.
E, claro, você até pode encontrar homens de kilt andando pelas montanhas no inverno, mas os escoceses modernos são espertos e colocam luvas e um casaco bem quente, pra compensar as pernas de fora:
daniel
Caro amigo
Muito legal as informações. Eu e minha esposa estamos chegando em Edimburgo no final de março e estamos super motivados para imergir na cultura e conhecer novas pessoas.
Anelise
Oi Daniel, que bacana, vocês vão adorar!
Luiza Maria Pereira Rangel
Nossa estou cada vez mass cutiosa muito lindo@
Adriana Marins de Sousa
Nossa estou fascinada pela história dessa cidade . O que me fez pesquisar e gostar da Highlands foi uma série que vi e fiquei intrigada com o Círculo de Pedras da Iha de Liwis…
Alessandra Prado
Acho q estamos assistindo a mesma série e foi o mesmo motivo q me fez realizar a pesquisa. Um mundo realmente fascinante. Queria ter certeza q os lugares existem q faz realmente parte da história do país.
Maria
Adoraria conhecer esse país!!!!
Valéria Leão
A Escócia parece mesmo ser um país fascinante, cheia de histórias e mtas tradições! Que lindo deve ser conhecer esse país!
Elaine Cósmica
Obrigada…estou pesquisando esse nome que apareceu pra mim em sonhos recorrente:Highlander, parecia parque de diversão e seres mitológicos.
Ana Oliveira
Muito lindo
Quantas meses tem neve nas Highlands??
Luciano
Me interessei pela cultura depois de ver a série Outlander… uma ótima série!. Muita vontade de conhecer as Highlands. Parabéns pelo post Anelise.
Elizabeth Santos
Estou assistindo e intrigada e curiosa com o final e Amando as passagens.
Rochele
Ja estou programando um pulo aí em 2018 Ane! Hahahhahaahhaha… Vamos precisar da sua ajuda para montar um roteiro!
Ana Cristina Ribeiro
Aí Anelise, amei seu post, é uma aula de história. Obrigada por nós favorecer isso tudo. Bjs
Anelise
Obrigada você, Ana!! Beijão!
Beatriz
Olá! Muito interessante. Deixa eu te fazer uma pergunta : os homens escoceses realmente são tão interessantes como os livros e séries nos fazem acreditar? São altos, lindos, fortes e sedutores? Kkkkkkk Faz um post sobre os homens escoceses.kkkkk
Anelise
Hahahahaha, pode deixar, vou providenciar um post sobre o assunto. Você não é a primeira que me pede! 😀
Beatriz
Ok, vou aguardar esse post heim?
Brenda
Olá, existe algum livro contando a história dos highlanders?
Janah
Encontrei no seu blog uma historia muito linda, osbre a Escócia, com fotos fantasticas, e uma cultura fascinante. Parabens pelo blog, e obrigada por compartilhar.
Sou fā numero 1 da série Outlander.
Abs
Anelise
Que bom que você gostou!! Obrigada por ler e comentar!
Alan
Como seguir VC ? Nas redes sociais?
Anelise
Oi Alan! Pode seguir a página do blog http://www.facebook.com/vidanaescocia ou me seguir no instagram: @anelisezav
Vivi
Olá Anelise,
Adorei seus textos, você escreve lindamente, é uma delicia de ler, Parabéns. Moro em portugal e vc me motivou a conhecer a Escócia, em maio estarei aí! Vc já pensou em fazer roteiros personalizados?
Bjs
Anelise
Oi Vivi!! Obrigada pelo elogio, adoro escrever, então pra mim é o máximo saber que as pessoas gostam do que escrevo.
Tenho parceria com a Wee Scotia Tours, que organiza tours em português aqui na Escócia. Dependendo das datas, consigo até ser guia. Em maio, infelizmente, estarei no Brasil, mas se você quiser entra em contato com a Susana que ela monta roteiros personalizados sim!
Ellen
Eu amo tanto do jeito que vc escreve que viajo apenas de ler. Obrigada por isso.
Anelise
Obrigada, Ellen!! Ler isso me estimula a continuar escrevendo! 🙂
Ana Paula Stutz
Inspirada para minha próxima viajem. Também sou fã da série Outlander e, por isso me interessei em conhecer a Escócia. Amei seu post.
Anelise
Obrigada, Ana Paula!! Espero continuar inspirando! Obrigada por ler e comentar. 🙂
Silvia
Anelise!!! Meio atrasada, li agora o teu post … rs…. ameeeei, como todos teus textos!!! Me deu uma dor não ter conseguido conhecer muito desses lugares… outra vez, quem sabe… Beijos
Anelise
Obrigada, Silvia!! Também ainda não conheço todos, mas a lista é grande! 😀
Beijos!!
Adriana
Nossa estou fascinada pela história dessa cidade . O que me fez pesquisar e gostar da Highlands foi uma série que vi e fiquei intrigada com o Círculo de Pedras da Iha de Liwis…
Roselene Lima
Oi Anelise, meu nome é Rose…Amei seus relatos sobre a Escócia e a sua simpatia que é percebida, mesmo virtualmente. Não deixe de se aventurar pelo mundo e nos contar tudo. Um beijinho carinhoso em ti e no teu pequenino.
Anelise
Obrigada, Rose!!! Que delícia um comentário assim! 😀
Pode deixar, vou contar sim!
Abraços!!
Dayane
Sempre fui fascínada por história, em especial pela Escócia, Irlanda e tudo q está relacionado a cultura destes países como os vikings. Estou planejando conhecer a Escócia agora em 2018 e seus posts tem ajudado muito. obrigada
Anelise
Oi Dayane!! Que legal que você vem, e melhor ainda saber que estou ajudando no planejamento dessa viagem. Tenho certeza que você vai adorar!!
Abraços!!
Olivia
Eu quando descobri pela a primeira vez a Escócia, fiquei apaixonada mas sem dúvidas vale a pena visitar.
Lena
Bacana seu relato, também amamos a bela paisagem. Trouxe chaveiro de ovelhinhas de cara preta como recordação de tantas que vimos. Também fiz um close do boi cabeludo e minha foto roubada de um homem de kilt era um charmoso noivo posando na porta da igreja, ajoelhado ao lado da noiva. Ele poderia reclamar se eu publicasse, mas é uma linda foto.
Anelise
Oi Lena, obrigada pelo comentário. Tem muitas paisagens lindas, e eu também não resisto e bato fotos desses noivos de kilt! Hehehe!! Abraços!
Aléxandêr
Anelise,…
…, o Personagem Guerreiro Escocês “Jamie Fraser” que é o Protagonista da Série Outlander, que faz par Romântico em meio a maior porradaria da Guerra dos Jacobitas contra os Ingleses, kkkkkkk…, esse personagem foi Real, Ele existiu de fato???
Claro que não irei perguntar se a Inglesa Claire do Século XX que Viajou pelo Tempo de volta ao passado até a Guerra de Culloden, foi real, pois aí dá pra ver que Ela é Ficção, rsrs…!
E as últimas perguntas:
As Escocesas são Lindas, rsrs…???
E quem são as + Lindas, as Escocesas ou as Inglesas, heimmm…????
Tem alguma Escocesa ou Inglesa Linda Solteira para um Brasileiro Carioca Solteiro igual à mim, rsrsrsrs…?????
Anelise
Oi Alexander! O personagem é ficticio. Não quer dizer que não possa ter existido, na Escócia daquela época, alguém com nome parecido, mas Jamie Fraser saiu inteiramente da cabeça da autora da série de livros “Outlander”.
Difícil opinar sobre a beleza alheia, sugiro que vc venha e confira por si mesmo, mais confiável, não é?
Obrigada pelo comentário!!
Tici Rodrigues
Nossa fiquei apaixonada por esse povo, a cultura, o local.
As Highlands são deslumbrantes……
Nossa como queria ir……
Seu blog foi um colírio para meus olhos, a sensação é de saudade…… não sei explicar.
Obrigada
Anelise
Obrigada pelo comentário!! Que bom saber que a leitura agrada! 😀 Abraços!
Marcelo Takahashi
Muito bom o texto.
Que lugares nas highlands você recomendaria para hospedagem?
Anelise
Oi Marcelo!! Obrigada!! Não saberia te recomendar lugares específicos, eu sempre pesquiso no Booking, tem uma caixa de pesquisa aqui no blog mesmo, à direita. 🙂
Sissym
Adorei o seu post. Uma viagem convidativa.
Vera lucia
Adorei ler a sua narrativa histórica e geográfica da Escócia atual é antiga. Gostaria muito de viajar por estes países do norte da Europa. Sempre me trás uma ideia selvagem e fascinante. Estou acompanhando a série Outlander. Adorando .. quem sabe um dia irei.
Ronalba lima
Amei tudo só encontrei agora pois estou assistindo a série ortlander e pesquisei pra conhecer um pouco sobre a
escorcia Parabéns essaseu imaginem são de arrepiar
John
Alguma coisa não se encaixa na sua história, primeiro que os ingleses foi o primeiro imperialismo moderno, então ao que me parece os irlandeses estavam é tentando defender suas terras, seus costumes e cultura, essa na verdade foi só mais uma guerra imperialista em que o lado perdedor foi subjugado e teve seu povo massacrado por um império invasor, não tem dois lados nessa história.
Anelise
Quando digo que tem dois lados (e segue tendo) não quero dizer que ambos sejam louváveis. Concordo com você e, como coloquei no texto, é muito difícil não tomar lados e categorizar o mundo entre vilões e heróis, mas este esforço de entender “o outro lado” ajuda a entender melhor as motivações dos ingleses para agir como agiram. Entender é diferende de defender. Estou com os escoceses, nesta e sempre.
PRISCILLA ABREU
Comecei a assistir o seriado “Outlander” no Netflix, que mostra a vida de uma inglesa de 1943, que voltou 200 anos no tempo na Escócia. Fui pesquisar o significado histórico da palavra “highlander” e caí aqui. Texto maravilhoso, explicações diretas e claras! Parabéns!
Anelise
Obrigada, Priscilla!
Rosane Felisbino
Oi Ana Elise!!! Parabéns pelas as informações q vc trás sobre a Escócia. Assisti a série Outlander, e de costume vou pesquisar o histórico, foi assim q cheguei ao seu blog. Amei a série, e me apaixonei pelo o elenco, pela produção, e pela Escócia, enfim por tudo…rssrs Com certeza voltarei pra ler as novidades …Valeu!!!
Paloma Casali
COMO EU NÃO LI ISSO ANTES???
Você arrasa!!!
Estou amando essa minha pesquisa para tentar montar meu roteiro hahahaha
beijos
simone
Olá, Anelise!!! conhecendo agora seu blog, por causa das minhas pesquisas sobre a Escócia!!! Em outubro/2019 eu e minha irmã embarcaremos nessa aventura!! obrigada por compartilhar informações..seus textos são incríveis
Lupi Caminha
Olá Anelise, estou fazendo uma pequena pesquisa para um livro que estou escrevendo, se Deus me abençoar um dia publico ele. Estou a procura de um lugar magico na Escócia, de preferencia com alguma queda ‘água, me indica algum lugar?
Adorei seu blog, você é super.
Obs. Sou aspirante a escritora kkkkk
Anelise
Oi Lupi!! Que demais, continue escrevendo, publica e me avisa pra eu poder ler também! 🙂
Vê se alguma dessas serve: https://www.dailyrecord.co.uk/scotland-now/12fairy-tale-waterfalls-scotland-see-8521523
Beijos!
Karla
Amei seu blog, estou montando roteiro para conhecer no próximo ano 🙂
Laura Carrara
Muito legal !Amei sua visão sobre este lindo lugar.Espero em breve poder visitar a Escócia.
Maria Angela
Olá! Adorei!
Estou assistindo a série Outlander, estou amando.
Quem sabe um dia vou conhecer de perto.
Cultura fascinante .
Obrigada pelas informações
Curso De Tarot
Aqui é a Camila parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.
Anelise
Obrigada, Camila!!
Josiane
Excelente a forma que você escreve sobre a História da Escócia, de forma clara e divertida. Estou amando acompanhar seu blog. Parabéns.
Anelise
Obrigada, Josiane!!
Alessandra Prado
Parabéns pela reportagem, me inspirou, quero conhecer. Amo lugares históricos. Amo saber a história e a cultura do lugar. Lugares lindos q com certeza se tornará uma viagem inesquecível. Estou assistindo uma série q conta e mostra está região, fiquei fascinada e vim pesquisar. Obrigada pelo tour e dicas.
Meri
Amei tudo que escreveu! Nao diferente de alguns, achei o blog pra saber um pouco mais da história depois de “Outlander “. Com certeza será um dos próximos destinos!
Meri
Fran
Sonho de consumo. Nunca imaginei que a Escócia fosse tão linda e rica em sua história.Adorei seu blog.