Hoje eu estava com um tempinho livre e resolvi visitar a casa do John Knox, em Edimburgo. Ela fica no final da Royal Mile, pra quem caminha do Castelo em direção ao Parlamento, à esquerda. Ela e a casa em anexo (a Moubray House) são as duas casas preservadas mais antigas da cidade, e o fato de ter sido a casa do John Knox ajudou as autoridades a preservá-la. A casa é de 1470!!
Eu ainda não havia entrado lá porque não vou com a cara do Knox (e também porque são tantas outras atrações…). Ele foi um dos líderes da Reforma Protestante aqui na Escócia, e embora eu ache legítimos muitos dos propósitos reformadores da época, e saiba que tudo isso mudou a História do país, John Knox me irrita porque ele e seus seguidores destruíram muitas coisas históricas. Canso de ir em lugares aqui e ler nas plaquinhas que John Knox e sua turma destruíram, quebraram, fizeram arruaças país afora. Em St Andrews, por ex, você vai no Castelo e lá está uma placa contando que ele esteve lá e que depois de um discurso inflamado dele, os seguidores não só queimaram um coitado em uma fogueira como também incendiaram a Catedral de St Andrews, acabando com todas as esculturas belíssimas e artes que haviam ali. Ficou no chão, e está em ruínas até hoje. Thank you, John Knox! Aí você vai em outra catedral medieval nas Highlands, e descobre que, há 500 anos atrás, JK e sua gangue de arruaceiros passaram por ali quebrando tudo. E por aí vai, e por aí ele foi, quebrando, vandalizando, destruindo. Isso me tira do sério…
Ele também é conhecido por ter sido um dos maiores opositores de Mary Stuart – vulgo Mary, Queen of Scots. E ela, que já tinha uma vida difícil pra caramba, tentando proteger a Escócia e a própria cabeça o tempo todo, tinha que lidar com as consequências dos discursos inflamados deles que, entre outras coisas, afirmaram que mulheres não estavam aptas para governar. Tenho que admitir que John Knox foi um sujeito de intelecto brilhante que movia multidões como ninguém. Ele era carismático e as pessoas ficavam hipnotizadas por seus discursos e faziam tudo que ele mandava. Na ciência política, se estuda esse tipo de personalidade de liderança carismática (que geralmente causam caos), e eu acho esse poder que ele tinha muito interessante. Mas sou Team Mary e Castelos Preservados all the way!
Aliás, pra quem gosta de seriados e quer saber mais sobre a Mary, recomendo Reign. Tem no Netflix:
A “Casa” é uma atração bacana pra quem se interessa por História da Escócia. Você passa por 3 andares e tem várias explicações de toda a situação, livros, áudios, etc.
O cômodo mais interessante é o Oak Room, que tem um teto todo de madeira com pinturas do início do século XVII. O desafio ali é achar a figura do diabo (achei!), mas tem várias outras enigmáticas:
Algumas das figuras do teto:
Enfim, é essa a casa. Em Edimburgo, final da Royal Mile, ao lado do Scottish Storytelling Centre – 43 High Street. Não é a maior e melhor atração da cidade mas, se estiver sobrando um tempinho, vale a pena.
Juliana Gimenez
Que bacana.
Estou assistindo Reign e lendo Outlander já era apaixonada pela Scotland, desde meus 12 anos agora quero ir conhecer ainda em 2017.
Estou amando seu blog.
Bjus,
Anelise
Oi!! Venha sim, você vai adorar!!
Obrigada por ler!
Ana Cristina Ribeiro
Muito interessante tudo, fico ainda mais apaixonada pela Escócia. Obrigada por compartilhar conosco!
Anelise
Adoro escrever sobre a Escócia, pra mim é um prazer, e mais ainda sabendo que as pessoas curtem. Obrigada por ler!! 😀
Bibi
Obrigada por contar mais um pouquinho da história da Escócia!!!
Anelise
Obrigada por ler e comentar! 😀
Cristina Lima
Adorei seu comentário ….
se tudo der certo pretendo ir na Escócia esse ano e será melhor ainda com as suas dicas …
Anelise
Que legal! Venha mesmo, você vai adorar, e que bom que estou ajudando. Obrigada por ler e comentar!
Regina Helena
Estou visitando a Escócia . Aqui tudo é lindinha!!! Estou amando!
Anelise
Bem-vinda, Regina! 🙂 Aproveite bastante!
Regina Helena
Estou visitando .Estou apaixonada!
Juliana Rosset
Muito obrigada por compartilhar os teus conhecimentos!!! Você é demais…
Anelise
Obrigada, querida!!!
Rafaela
Oiiiii!!!! Criei vergonha na cara e acessei o blog! Agora já está entre os meus endereços favoritos. Impossível não amar teus textos.
Anelise
Oba, oba, oba!!!! Bem-vinda!!! <3
Sônia Gresta Vieira Silva
Estou assistindo a série Reign sobre a vida de Mary Stuart e nunca tinha assistido um filme de tão bom gosto – ambientes, roupas, festas, política, refinamento, crueldade e briga de poder como este.
O texto acima confirma o que estou vendo, além das fotos belíssimas.
Guilherme Felipe
Knox um alicerce importante na reforma
ViniLima777
O pessoal passa mal com os Joãos, sejam Knox ou Calvinos…kkkkk