Dez observações despretensiosas sobre moda e beleza em Aberdeen

Não que eu seja do tipo super ligada em moda e tendências, pelo contrário, me dei conta que desligar um pouco dos apelos estéticos pode ser libertador… e essa foi uma, das muitas, experiências aqui na Escócia.

1- Roupas adequadas

Primeiramente me dei conta, obviamente, que minhas roupas de inverno gaúchas não enfrentavam o vento escocês. Sentia tanto frio, que eu procurava roupas olhando o seu avesso: “Tem pelinho? Fleece? Pena de ganso? Esquenta de verdade?” … mas devo confessar que com as minhas primeiras peças não cheguei ao resultado esperado de não sofrer com aquele ar gelando os ossos… foram muitas toucas, luvas, meias, pantufas, em aquisições desesperadas e não satisfatórias.
Pouco a pouco fui abandonando a elegância e buscando conforto. Devo confessar que fui um pouco além do que deveria…. mas agora saio bem alegre pelas ruas de Aberdeen. Investi num casaco bem quente, à prova de água e vento, coloco minha touca de lã forrada que cobre as orelhas, uma manta tipo gola de lã com pelinho dentro, luvas de couro, calça de lã e botas… ufaaa…

2- Acessórios

Aqui em Aberdeen as mulheres não são tão ligadas em sapatos, brincos, acessórios, bolsas, óculos de sol como nós brasileiras…. simplesmente porque não combina com o clima e com o estilo de vida daqui… mas como todas as mulheres, elas também adoram umas comprinhas…

3- Custos

Uma peça custa em torno de 30 libras em lojas de marca. Um bom casaco, em torno de 80 libras. Geralmente, as lojas só enchem mesmo nas épocas de liquidação, no fim do ano e entre as estações. Mas é possível encontrar redes de lojas com preços bem mais acessíveis, como Primark, New Look, Top Shop, River Island, TK Maxx e H&M, por exemplo.

4-Estilo

De um modo beeem geral, a maneira de se vestir por aqui é a seguinte:
Calças: bem justas para o frio não entrar… as jeans são rasgadas no joelho (acho que é para poder caminhar…kkk) e todas de cintura alta, o que eu amooo, pois adoro me sentir confortável para sentar e me abaixar;
Blusinhas leves e estampadinhas por baixo;
Lindos casacos quentinhos com golas e capuz de pele e no verão, jaquetinha de cor;
Mantas de tecido de lã amplas se o casaco não tiver gola;
Botas tipo “ugg” ou abotinados no inverno e no verão, sapatilhas ou tênis sem meia;

5- Vovós

As vovós tem um look especial: a maioria usa um parka, de tecido à prova d’água, de cor vibrante, sobre uma calça preta de alfaiataria e com sapatinho preto de salto baixo. No inverno, luvas de couro e toucas discretas. Umas fofas. E não pintam o cabelo!

6- Cabelos

Por falar em cabelo, notei que elas aqui usam muito mais penteados do que nós… muitas tranças, coques, presilhas, ondulados, laquê…as mulheres de meia-idade geralmente têm cortes de cabelo impecáveis.
Curioso que para cortar no salão você pode optar por ser com ou sem lavagem. Eu optei por não lavar… e sabe que gostei? Você já vê o resultado na hora com o cabelo do jeito que você seca em casa. O preço é bem variável, de 15 a 50 libras. Muitos salões abrem nos domingos e atendem sem hora marcada (walk in).

7- Maquiagem

Maquiagem é outro ponto forte… esse setor das farmácias e das lojas geralmente está sempre cheio. Não sou expert no assunto, mas achei interessante encontrar muitos produtos da Max Factor. E obviamente fazem o maior sucesso as lojas da MAC e da Kiko. E as jovens escocesas se maquiam muito e seguem a tendência das sobrancelhas bem marcadas.

8- Manicure

Por outro lado, manicure não é para todas (cerca de 20 libras) e para nós, brasileiras, um serviço insatisfatório. Mas salões especializados em unhas geralmente são bem frequentados, especialmente para colocar as unhas artificiais (nunca usei)… o que sei é que para tirá-las são cobradas 15 libras.

9- Depilação

Depilação não é fácil de encontrar… acho que geralmente se faz em casa pela quantidade de produtos que se encontra… também faço em casa. No Union Square, há um quiosque de delineamento de sobrancelha, com aquela técnica de remoção dos pelos com linhas, que está sempre cheio. Interessante que todos que passam podem ver.

10- Academia

Ano passado abriram uma academia bem grande e moderna, que fica aberta 24h, perto de onde moro, com mensalidades a partir 30 libras e que é bem movimentada. O engraçado é que ao lado começou e funcionar um McDonald’s… seria proposital?
Algumas outras academias oferecem creche, onde você pode deixar seu filho, por 4 libras a hora, enquanto você malha. Se você quiser, pode pagar por aulas avulsas, por 5-10 libras. Aqui também tem aulas tipo Zumba, Body Combat, Body Balance e afins.
Além disso, na praia se encontra um centro de esportes com piscina, o qual oferece horários abertos ao público, inclusive a famílias.

Então…me sinto mais a vontade aqui… sem aquela ditadura da beleza… sei que não preciso estar glamourosa para me sentir bem e bonita. E também tenho espaço para a minha vaidade, com cabelo arrumado, batom bonito, casaco charmoso e um bom perfume.

Anteriores

F.A.Q. Vida na Escócia – Turistar

Próximo

A saga da carteira de motorista

19 Comentários

  1. Adorei a matéria!
    Incrível como beleza, moda e vaidade estão em todos os cantoa do mundo, mas o melhor é que cada lugar tem a sua personalidade!
    Parabéns! Adorei mesmo!

    • Silvia

      Que legal Paloma!! Eu acho super interessante também! Aí a gente se adapta e mistura com a nossa cultura!

  2. Débora siqueira

    Eu e meu marido ficamos chocados como o povo escocês é lindo!
    Várias vezes caminhando a gente se olhava e falava: tu viu aquela guria/guri que maravilhosa?

    E se não bastasse, estilosos e queridos (bem mais que Dubliners e Londoners).
    Pra mim, ter conhecido a Escócia foi a realização de um sonho! Sério mesmo!

    Quero poder voltar pra desbravar cada cantinho!

    • Silvia

      Débora! Que bom que gostaste do post! Acho que a alma escocesa, como educação, simpatia, simplicidade é que torna esse povo tão encantador!

  3. Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

  4. Interessante.

  5. Mariana

    Logo, logo estarei em Aberdeen novamente! É muito gostoso ler posts de outra brasileira que passa/passou pelas mesmas coisas que eu! Não estou mais me sentindo sozinha. Eu amo minha cidade (Niterói – RJ), mas não vejo a hora de me mudar definitivamente para Aberdeen!!! Estou muito ansiosa e lendo todas as postagens do blog. Amei tudo! Parabéns!! Beijão

  6. Muito bom o artigo, ótimo o contéudo!!! Muito Obrigado!!!

  7. Otimo artigo, muito bem elaborado, vou passar a seguir o site. Obrigada!!!

    • Silvia

      Obrigada Kathiusia!!! Desculpa a demora em responder… estou finalizando meu doutorado… em breve pretendo escrever outros textos !

  8. Lucia

    Parabéns pela matéria!
    E quanto a estudar inglês por um longo período (1 ano aproximadamente), vc acha que Alberdeen seria uma boa opção para fugir das cidades grandes?

    • Silvia

      Olá Lucia!!!
      Fiquei refletindo sobre a sua pergunta…
      Aberdeen tem alguns prós e contras e dependerá muito do que você espera de um curso de inglês.
      Prós:
      1. Povo muito educado e receptivo;
      2. Oportunidades para trabalhar como voluntária em lojas de caridade para melhorar o seu inglês;
      3. Redes de lojas e cafés populares;
      4. Opções de passeios ao ar livre e visitas em castelos na região;
      5. Mar;
      6. Muitos brasileiros em Aberdeen;

      Contras:
      1. Custo de vida alto;
      2. Clima: chuva, vento e pouco sol… se você não está acostumada pode ficar depressiva… sério… tem até programa de apoio do governo a respeito;
      3. Dificuldades para fazer amigos. Não digo que você não consegue, mas é questão de sorte e persistência. Apesar dos escoceses serem muito amigáveis, é difícil encontrar um que te convide para um café ou para ir em casa;
      4. É um lugar mais pacífico do que animado. Para família é perfeito, quem está sozinho, pode se sentir solitário.

      Espero ter ajudado!

      Minhas impressões!

      Beijos

  9. Natalie Coppini

    Adorando ler cada texto seu!!!! Não conhecia todos e agora leio um por dia!!!! Parabéns!!!

    • Silvia

      Que legaaaaaal!!! Fiquei muito feliz!! Segue aí que tem textos saindo do forno!

  10. Van

    Oi..gosto muito dos seus posts. Sempre quis morar fora do Brasil, mais por uma satisfação pessoal.. sempre foi um sonho.
    Estou preparando as coisas para me mudar para Glasgow, com cidadania europeia, já falo inglês. Escolhi Glasgow por ser menos tumultuado que Londres, acha uma boa alternativa?

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén