Homens escoceses: como eles são?

Eu estava aqui, tranquila, escrevendo um post sobre cachorros na Escócia, quando recebi um email TODO EM MAÍSCULAS, meio sem vírgulas desespero total minha gente me pedindo para peloamordedeos falar sobre os homens escoceses. Coincidentemente, eu já havia recebido outras duas mensagens/comentários, no mesmo dia, pedindo esse tema, então me dei conta de que precisava escrever sobre isso. Pensei em simplesmente adaptar o post dos cachorros, mas avaliei que poderiam descobrir minha enrolation em partes como “alguns pubs fornecem mantinhas especiais para que seu homem escocês não encha os bancos de pelos” ………………. pensando bem, tenho minhas dúvidas se seria descoberta….

Mas não se aflijam, queridas leitoras, porque eu sei quais as dúvidas cruéis que surgem quando vocês pensam nos homens escoceses.

via GIPHY

Vocês querem saber se filmes, livros e séries retrataram a verdade.

Vocês querem saber se as imagens do Homo Sapiens Scot que chegam até os olhos de vocês podem servir como amostragem confiável da população masculina local:

Gerard Butler

Richard Rankin

Sam Heughan

James MacAvoy

Ewan McGregor

Querem saber se essa afirmação é verdadeira:

Se eles usam mesmo kilt, em ocasiões variadas e descontraidamente:

Fonte: Google images

Fonte: Google images

Todos os escoceses jogam golfe de kilt, ao som de gaita de foles.

 

A pose que todos os escoceses fazem quando dão uma pausa nas caminhadas matinais diárias – que todos também fazem – pelas Highlands.

 

“Estou descontraidamente usando um kilt e domando aves selvagens. Para um dia domar você, lass”

 

“Estou descontraidamente usando kilt e posando com uma galinha. Ela podia ser você, hen.” (piscadela sedutora)

[Nota: ainda bem que não sou um homem escocês, porque minhas  cantadas fictícias estão terríveis!!] 😂

 

Querem saber se eles são todos altos e fortes:

Fonte: Google images

Se, como nos mostram os livros, filmes, e séries, são mesmo tão encalorados assim:

Está 14 graus, lassies, fomos obrigados a tirar a camisa para não derreter.

Opa, esfriou, 3 graus agora, então melhor nos esquentarmos perto desse fogo… sem camisa… obviamente….

Se eles são realmente românticos …

…e protetores:

………………………..

Bom, eu sei que o post está maravilhoso até aqui, e que estamos todas só suspiros e ilusões, mas a hora da verdade chegou. Então, amiga, pega essa garrafa aqui, toma um gole e vem comigo encarar a realidade.

 

E a resposta é: NÃO.

Os escoceses não são todos assim, obviamente. Alguns até podem se encaixar mais ou menos em algumas das categorias citadas acima mas, de modo geral, não chegam perto de ser um Jamie Fraser. (E quem é que chega, não é mesmo?!)

“Mas, então, como são os homens escoceses??” – as moçoilas casadouras me perguntam.

Só que responder isso sem cair em generalizações é uma missão impossível. Seria como descrever os homens brasileiros dizendo que são todos malandros, divertidos, ciumentos, ou o que seja. Cada um é cada um, lógico, e vai depender MUITOOOOOO da pessoa. Então tudo que eu disser aqui serão tendências gerais e estereótipos, ok? Repetindo: tudo que eu disser aqui serão tendências gerais e estereótipos, ok? Ooookk??? Ok!!!

Os escoceses são, antes de mais nada, europeus do norte e britânicos, então espere comportamentos semelhantes aos de nacionais de outros países ao redor. Eu acho o pessoal aqui mais aberto que os ingleses (embora mais fechado que os brasileiros, claro), eles conversam mais, e são muito bem-humorados. Os escoceses, aliás, se consideram bem-humorados e engraçados, e o humor deles é bastante irônico e até auto-depreciativo, às vezes. Eu gosto desse tipo de humor, e acho mesmo que eles são divertidos. Eles não se levam tão a sério, e acho que saber rir de si mesmo torna a vida mais leve. Talvez por isso as pessoas aqui pareçam menos estressadas.

Eles não são tão patriotas quanto parecem, porque mesmo quando elogiam a Escócia, eles dão um jeito de colocar um defeito ou reclamar de alguma coisa. E esse é um traço bastante britânico, pois consideram grosseria extrema se gabar se qualquer coisa, inclusive do próprio país. Fica a dica aqui: é grosseiro se gabar, se exibir, ficar falando das próprias qualidade e das próprias conquistas. Se quiser impressionar um escocês, e precisar falar de algo incrível que fez, fale de um jeito que não puxe o mérito para si própria, ou emende rápido com alguma piadinha auto-depreciativa sobre si mesma. Pega melhor.

Eles são fechados com relação a sentimentos. Dificilmente eles vão entrar em assuntos profundos do coração, e quando confessarem qualquer sentimento, vai ser de forma concisa e direta. Se você gosta de receber declarações floreadas de amor e escutar coisas do tipo “não consigo respirar sem você”, tem mais chances de escutar isso de um latino (e por latino eu quero dizer franceses, italianos, espanhóis, portugueses e latino-americanos). Porque é óbvio que um homem escocês consegue respirar sem você e ele não acha que você seja tola o suficiente para acreditar em tal afirmação (e também não estão muito acostumados com metáforas).

Aliás, outra coisa que talvez você não consiga em um relacionamento com um escocês é um homem protetor e possessivo. E isso porque a igualdade aqui é maior que no Brasil. As mulheres escocesas são fortes, têm se virado sozinhas durante guerras por séculos, então ninguém espera que elas precisem ser cuidadas ou protegidas. O relacionamento costuma ser bastante igualitário, e o homem escocês não se sente incomodado com uma esposa que ganhe mais, por exemplo, e nem se custa a fazer serviços de casa.

Por outro lado, eu tenho achado mais comum aqui, do que no Brasil, situações em que as mulheres se dedicam inteiramente à família e só os homens trabalham. Claro que isso pode ser devido às melhores condições econômicas do país, mas eu tenho a impressão (e isso fica para outro post) que as mulheres no Brasil ainda estão naquela pressão enorme para provarem que podem conquistar tudo que quiserem, e isso faz com que mesmo as que tem condições financeiras para tal e gostariam de ficar em casa com os filhos se sintam obrigadas a trabalhar, a “produzir”. Quem já resolveu parar de trabalhar para cuidar dos filhos sabe que existe um julgamento nesse sentido. E quando é o homem que resolve não trabalhar fora para cuidar dos filhos, é mais julgado ainda. Aqui na Escócia, eu percebo que o casamento é encarado como realmente deve ser: uma parceria em todos os sentidos. Ninguém acha nada demais a mãe e o pai se dividirem entre funções de trabalho e cuidado com os filhos e com a casa, e eles me parecem muito mais bem-resolvidos nesse sentido, enquanto no Brasil ainda se discute essas coisas.

Toda essa igualdade também vai refletir na paquera. Os brasileiros são mais diretos,  porque nasceram e cresceram em uma cultura em que é esperado que o homem tome a iniciativa e “conquiste” a mulher, que deve ficar na dela, esperando. Na Escócia, assim como em outros países, não existe muito essa divisão de papéis. Isso, às vezes, confunde as brasileiras, porque pode ser que o tal estrangeiro esteja sim interessado em você, mas ele não vai mover um dedo, porque pode estar esperando que você tome a iniciativa. Uma solução prática para esse impasse é pedir a um chefe de clã que case vocês à força, porque daí toda essa parte nebulosa e indecisa do relacionamento é pulada. Funcionou com uma sassenach famosa. 😉

Os escoceses também fumam mais. Está em alta o cigarro eletrônico, por aqui, o que é um alívio (meu olfato de não-fumante agradece), mas eu vejo mais gente baforando na Escócia que no Brasil.

E bebem mais. Aye. Essa nem precisava dizer, né? Mas é um fator super importante porque tem grande influência sobre o comportamento deles. Basta dar um pulo em um ceilidh (local de festas típicas daqui) para ver vários escoceses sob efeito de álcool quebrando todas as minhas generalizações e muitas outras (menos a do álcool).

Mas e a aparência? Bom, aqui também eu jogo um balde de água fria ao dizer que não são todos a cara do Gerard Butler. Infelizmente… (um mundo com mais Gerard Butlers, por favor).

Na verdade, isso condiz mais com a realidade dos highlanders atuais, tentando ser elegantes e sedutores:

Mas falar de aparência é péssimo, porque o bonito de cada um é bastante relativo, então resolvi dar meios para que cada uma tire suas próprias conclusões sobre a “boniteza” geral da nação.

As fotos abaixo são de torcidas de jogos de futebol e rugby, o que fornece uma amostragem aleatória dos homens daqui, e que seria mais ou menos como andar pelas ruas de Edimburgo ou Glasgow, olhando pro povo que passa: (se quiserem analisar melhor, é só dar um zoom nas fotos)

 

Acho que agora vocês já conseguem tirar suas próprias conclusões.

Clarooooo que tudo isso que falei e mostrei diz respeito aos homens do nosso século. Se voltarmos no tempo, a coisa pode mudar de figura. Mas meus informantes do passado me dizem que as chances de dar de cara com um Jamie Fraser da vida são muito remotas. É mais provável que você encontre tipos limpinhos e amistosos assim, do outro lado da pedra:

Depois não digam que eu não avisei….

 

Anteriores

Lallybroch

Próximo

Tutorial: Marido escocês em 10 passos

87 Comentários

  1. Parabéns pelo post!! A-D-O-R-E-I !!!
    O início floreado e o banho de realidade tbm! Vc escreve muito bem!!
    Obaaa

    • Anelise

      Oi!!! Obrigada!!! Me diverti demais escrevendo esse post, que bom que consegui passar isso pra pessoas também!!
      Obrigada por acompanhar e comentar!

  2. Silvia

    Anelisee!!! Adorei o post!!!! Ótimo! Divertidíssimo!! Minha opinião é bastante parecida com a sua!! E acho que o comportamento das gerações é diferente… aqui em Aberdeen vejo muitos casais de escoceses velhinhos… sempre de mãos dadas, passeando, tomando seu breakfast ou chá da tarde, fazendo compras… uma doçura só… vejo os homens escoceses mais velhos como mais doces e companheiros…. também acho que eles reconhecem a força das mulheres e as respeitam… Quanto ais mais novos, ainda não consegui formar uma opinião… Beijos

    • Anelise

      Obrigada, Silvia!!!
      Realmente, impossível não amar esses casais de velhinhos super queridos, adoro também!!

  3. Angelica

    Fico imaginando (mesmo no seriado isso não é mencionado) a falta de preocupação com o banho. O Jamie deitava-se com a Claire depois de uma luta, sangrento e sujo. E ela não parecia nem um pouco incomodada. Será que a paixao faz isso????

    • Anelise

      Hahahahaha, ai, nem me fale de higiene no século XVIII porque me dá angústia!!! Também sempre penso nisso quando assisto essas cenas. Acho que não tem paixão que aguente não, é pura ficção mesmo! 😉

    • Súlia

      Hahahahaha tb observava isso e sentia nojinho, mas com o Jamie me chamando de sassenach eu deixaria passar o “cheirinho” de boa.

  4. Juliana Venturini

    Análise, olá tudo bem?
    Leio todos os seus posts, gosto muito do seu geito de escrever, inteligente e divertido, lhe acompanho também no grupo do facebook Apaxonadas por Outlander, amo suas lives…admiro demais esse país maravilhoso, meu sonho é um dia poder conhecer…Grande abraço.

    • Anelise

      Obrigada, Juliana!! Sempre te vejo por lá e na página, curtindo e comentando, super obrigada!! Eu adoro compartilhar as coisas daqui com vocês, acho tudo lindo mesmo, venha sim conhecer!!!

  5. Que post inteligente, informativo e divertido.
    Arrasou!

  6. Andréa Campos

    Mulher, obrigada!
    Adoro a maneira espontânea e divertida com as qual você consegue escrever.

    Bjos!!!

    Ps: Estarei esperando o post sobre os cachorros.

  7. Adriana

    Adorei e me diverti muito com seu post!!!
    Todos sempre bem escritos e que me deixam mais pertinho desse lugar que tanto amo!

    • Anelise

      Oi Adriana! Obrigada!! Conitnue lendo e aproveitando pra se sentir aqui. Beijos! 🙂

  8. Sylvia

    Best post ever!!! Adorei! Bjos

  9. Patricia de Paula

    AMEI seu post. Muito divertido e esclarecedor. As fotos são super legais.
    Parabéns vc é demais.

    • Anelise

      Obrigada, querida!! Comentários como o seu me animam a continuar escrevendo minhas palhaçadas, hehehehe. Beijos!!

  10. Iadja

    Me divirto muito lendo teus posts! Sério, dou gargalhadas altas aqui! Os 15 dias que passei aí achei todo mundo lindo!!! os homens e as mulheres. A gente saia na rua e eu dizia pro meu marido: que gente linda! A gente ficou hospedado perto da universidade em Edimburgo, pode ter sido por isso! rsrsr

    • Anelise

      Oi Iadja!!! Que delícia saber que você me acompanha e se diverte!!! 😀
      Também acho as pessoas daqui bastante bonitas, mas claro que tem de tudo. Beijão!!!

  11. Vilma

    Excelente post. Parabéns!!!

  12. Stefanie Gomes

    A-D-O-R-E-I
    Muito informativo e me divertiu do início ao fim! =)

  13. Hádassa

    Nossa, você escreve muito bem. Amei o post !!! Parabéns

  14. Glaucia Evelin

    Adorei o post! Parabéns!!!

  15. Liliane

    Adorei o post. Como é a higiene hoje? Qto ao sexo são abertos para a transa ou conservadores? São preconceituosos? kkkk muitas perguntas. Qdo vc tiver um tempinho tire minhas dúvidas. Bjos

    • Anelise

      Oi Liliane!! Com certeza, as pessoas de hoje em dia são muito mais limpinhas que as de antigamente. Mas isso de higiene acaba dependendo muito de cada pessoa. De modo geral, nem todo mundo toma banho todos os dias, porque é sempre frio e não sentem essa necessidade. A gente vem do Brasil e considera isso falta de higiene, mas não é, nosso olhar é que carrega nossas manias culturais e enxerga assim. Quando ao sexo, isso é mais individual ainda, e eu realmente não faço ideia de como te responder isso! Rs! Acho que cada um vai ter uma cabeça diferente, como acontece no Brasil também.
      Obrigada por ler e por comentar!

  16. Janice

    Muito esclarecedor. Amei sua escrita!

  17. Beatriz

    Boa noite! Adorei o texto e o bom humor, ri muito no final, com os escoceses que encontrariamos do outro lado da pedra. Bom, claro que não existe homem perfeito como o Jamie, mas pelas fotos dessas torcidas da para perceber que são um povo bonito sim. O povo europeu é um povo lindo por natureza, não tem como negar. Amei!

    • Anelise

      Oi Beatriz!! Sim, não são todos modelos, mas tem vários bonitos sim, como em qualquer lugar, acredito.
      Que bom que você gostou, obrigada por ler!!

      • Beatriz

        No Brasil não tem muitos homens bonitos não kkkkkkk Na minha cidade principalmente kkkkkk Compare uma foto de uma torcida de futebol daqui com essas.

  18. thais guahyba nepomuceno

    Oi Anelise. Estou adorando seu site. Programei minha viagem para maio. Serão 16 dias rodando pela Escócia, dormindo em castelos e dirigindo na mão contrária!
    Uma coisa que está me deixando triste é saber q 3G e 4G não funcionam muito bem por aí. Qual a melhor empresa de telefonia para comprar chip? Alguma outra dica?
    Beijos

    • Anelise

      Oi Thais!! Acho que não vale a pena você comprar um chip se a intenção for usar só internet mesmo. Edimburgo possui internet wifi grátis em todo o centro, e qualquer lugar em que você se hospede ou pare para comer, vai ter wifi disponível também. A Vodafone se gaba de ter a melhor cobertura da Europa, mas tem lugares em que não funciona, não adianta, principalmente em vilas pequenas das Highlands. No resto, cidades maiores e grandes centros, funciona sim.
      Obrigada por ler!!!

  19. Cláudia

    Obrigada…Amei o post e tudo q tenho ido …Bjs!

  20. HELENA GOMES

    Adorei a criatividade e o humor com que escreves!!! é uma delicia ler você
    Parabéns!

  21. Michele Diduk

    Amei o post!!!!

    • Anelise

      Obrigada por ler e comentar, Michele!! Isso me incentiva a escrever mais. Bjo!

  22. Juliana Gimenez

    Chorei de tanto rir, sensacional o post.

  23. Talita Lemes

    O post podia ter terminado na mulher tomando vinho com um SIM.
    uahhahauhuahuha brincadeira

    Arrasou no post, flor. Continuo seguindo seu blog e lendo sobre as maravilhas e realidades escocesas. Também adoro esse humor sarcástico dos ingleses, escoceses e irlandeses e sei que vou rir muito com essa galera nos pubs da vida.

    Um abraço e sim, tô contigo por um mundo com mais Gerard Butlers, por favor.

    • Anelise

      Hahahahaha, seguimos na luta por um mundo melhor!!!
      Obrigada por ler e comentar!

  24. Eduardo

    muito bom o post. Sou gay e quase casado. Hehehe. Bate quase tudo.

    • Anelise

      Oi!! Que bom que você gostou!! O “quase tudo” vou contabilizar como margem de erro! Aliás, ainda bem que não são todos iguais e isso não é uma ciência exata, né?
      Obrigada por ler e comentar!

  25. Duda Almeida

    OLÁ!!!!
    Virei sua fã, sério UAHSUHS Nunca ri tanto num post na minha vida.
    Esse negócio de arrastar um escocês e obrigá-lo a se casar dá certo? Vou aderir KKK
    Tudo bem que você me jogou um balde de água fria. No início eu estava toda felizinha, me preparando para mudar para a Escócia e esbarrar (acidentalmente, claro) com um Sam Heughan da vida, enquanto ele usava kilt (que pra mim sempre será saia de homem) e estava sem camisa, porque fazia 14°. Minha fantasia ficará para a próxima kkk
    Beijos!

    • Anelise

      Hahahahahaha, eu tenho consciência que acabei com as doces ilusões da maioria. Casar à força funciona, ou ao menos é o que nos diz a literatura. Mas acho que só se o chefe do clã mandar, então melhor fazer amizade com um desses antes. 😉
      Obrigada por ler e comentar, que bom que você gostou!!!

  26. Rosane

    Rolando de rir….

  27. Viviane Marques

    The best…continue expressando-se desta maneira…vc vai longe!!

  28. Ivone Kugler

    Anelise, adorei o teu blog e nossa, você estava falando sobre os escoceses e pra mim parecia que estava falando dos alemães . É sempre meio complicado quando conheço latinas aqui que estão em início de fase de namoro e acham que os rapazes não estão perdidamente apaixonados. Só que os pobres rapazes estão sendo apenas alemães apaixonadose e não podem ser latinos apaixonados. Amei esse blog!

    • Anelise

      Oi Ivone!! Verdade, essas emoções mais contidas são comuns aos europeus do norte. Ou talvez sejam emoções equilibradas, e nós é que acabamos nos acostumando com o jeito latino de ser e achamos estranho quando não fazem declarações exageradas de amor.

  29. Margarida

    Olá, obrigado pelo divertido post. Gostava de lhe fazer um pergunta, se me puder responder: consegue dar-me alguma luz sobre grupos de caminhadas na escócia, nomeadamente as que fazem percursos nas Highlands? Se conseguir, contate-me pelo facebook, encontra-me através do nome. Muito obrigado e felicidades.
    Margarida Melo Frazão

  30. Zuila costa

    Nossa Anelise vc me tirou muitas dúvidas a respeito dos escoceses. Estou numa paquera quase séria, mas estou com um pouco de medo. Pois desde nossa segunda conversa ele já me amava e me chamava de bebê.

    • Anelise

      Oi Zulia, hahahaha, está estranho esse teu escocês, será que tem sangue latino??
      Relaxa, nem todos se encaixam no estereotipo, aproveita que esse é raridade!

  31. Theresa

    Excelente post – ADOREI. Muito bem escrito!!

  32. Amei .agora por favor tem um site aí p conhecer essas lindezas imperfeitas

  33. Lettycia

    Você é ótima!!! Estou apaixonada e viciada por seus textos…

  34. muca

    Ah amei esse texto, mais ainda pq comecei a serie essa semana e estava realmente querendo saber se a Escócia seria uma fabrica de Jamies hahaha e achei seu post falando exatamente sobre isso! Muito divertido seu modo de escrever vou acompanha de certeza!

    • Anelise

      Oi Muca, obrigada!! 😀
      Infelizmente, a Escócia não é uma fábrica de Jamies, hahahaha, já pensou??
      Obrigada por ler e comentar!

  35. Helen Lemos

    hahahha… adorei!!

  36. Claudia

    Cai de paraquedas aqui, no começo achei que ia falar que os homens eram tudo aquilo mesmo, babacas e bajuladores, acabo de descobrir que preciso de um escocês hahahah adorei

  37. Claudia

    Muito difícil importar um? Só assim uma dúvida mesmo rsrsrsrs

  38. Isabel

    Adorei! muito bom rsrsrs

  39. ELAINE DE ANDRADE DE ALMEIDA

    Achei seu blog por acaso e amei. Interessada em conhecer um pouco do país e do povo escocês, graças a uma série que tem me feito apaixonar. Com certeza serei uma das leitoras deste blog. Sucesso sempre!!!

  40. FLORACI LIMA DE SOUZA

    OLA ,ENTREI PARA PESQUIZAR ,ENCONTREI VC ,QUE FOI UM PRAZER
    GOSTEI DAS I NFORMAÇÃO
    ISSO PORQUE TEM UM ALGUEM QUERENDO SE RELACIONAR COMIGO ATRAVÉS DA INTERNET, E-MAIL E MNS
    ENTÃO FIQUEI CURIOSA EM SABER TUDO ,OBRG BJS

  41. Kel

    Anelise, adorei seu post !

    Estive em Edinburgh alguns dias atrás e me apaixonei pelos homens daí.
    Pra mim, parecia um desfile de moda. Cada um que passava ..

    Cheguei a conhecer um policial, me encantei por ele.
    Mas a boba aqui perdeu o contato e nunca mais achou o bonitão. =/

    Mas enfim, parabéns pelo post ! 😀

    • Anelise

      Oi Kel! Caramba, você vai ter que voltar pra poder caçar esse policial agora, hahahaha!
      Que bom que você gostou do post, obrigada por comentar e me deixar saber, fico super feliz!

  42. Nina Rosa Mega

    Você é muito boa !
    Me diverti muito !
    Parabéns!

  43. Margareth Tavares

    Margareth
    Adorei!! Bastante interessante!
    Gostaria de dicas , pretendo fazer uma visita e gostaria da sua opinião quanto ao lugar e época ou estação?

  44. Lúcia Gonçalves

    OI, tudo bem??
    Nossa, ameiii tudooo!! Super realista, engraçada e detalhista!!

    Amei mesmo, morri d tanto rir, ahahaha.
    Gratidão amada!!
    Acho tudo no Reino Unido, mais Irlanda e Escocia maravilhoso que me chamaaaa… ahahahha.
    Bjsssssssss

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén