Casa do John Knox

Hoje eu estava com um tempinho livre e resolvi visitar a casa do John Knox, em Edimburgo. Ela fica no final da Royal Mile, pra quem caminha do Castelo em direção ao Parlamento, à esquerda. Ela e a casa em anexo (a Moubray House) são as duas casas preservadas mais antigas da cidade, e o fato de ter sido a casa do John Knox ajudou as autoridades a preservá-la. A casa é de 1470!!

Eu ainda não havia entrado lá porque não vou com a cara do Knox (e também porque são tantas outras atrações…). Ele foi um dos líderes da Reforma Protestante aqui na Escócia, e embora eu ache legítimos muitos dos propósitos reformadores da época, e saiba que tudo isso mudou a História do país, John Knox me irrita porque ele e seus seguidores destruíram muitas coisas históricas. Canso de ir em lugares aqui e ler nas plaquinhas que John Knox e sua turma destruíram, quebraram, fizeram arruaças país afora. Em St Andrews, por ex, você vai no Castelo e lá está uma placa contando que ele esteve lá e que depois de um discurso inflamado dele, os seguidores não só queimaram um coitado em uma fogueira como também incendiaram a Catedral de St Andrews, acabando com todas as esculturas belíssimas e artes que haviam ali. Ficou no chão, e está em ruínas até hoje. Thank you, John Knox! Aí você vai em outra catedral medieval nas Highlands, e descobre que, há 500 anos atrás, JK e sua gangue de arruaceiros passaram por ali quebrando tudo. E por aí vai, e por aí ele foi, quebrando, vandalizando, destruindo. Isso me tira do sério.

Taí o encrenqueiro agitador.

 

Outro motivo pelo qual não gosto do sujeito é que ele era inimigo da Mary Stuart – vulgo Mary, Queen of Scots. Poxa, a coitada já teve uma vida difícil pra caramba, tentando proteger a Escócia e a própria cabeça o tempo todo, e esse chato ainda ficava atormentando e agitando todas. Tenho que admitir que John Knox foi um sujeito de intelecto brilhante que movia multidões como ninguém. Ele era carismático e as pessoas ficavam hipnotizadas por seus discursos e faziam tudo que ele mandava. Na ciência política, se estuda esse tipo de personalidade de liderança carismática (que geralmente causam caos), e eu acho esse poder que ele tinha muito interessante. Mas sou Team Mary all the way!

Poderosa e absoluta! ❤️

Aliás, pra quem gosta de seriados e quer saber mais sobre a Mary, recomendo Reign. Tem no Netflix:

A “Casa” é uma atração bacana pra quem se interessa por História da Escócia. Você passa por 3 andares e tem várias explicações de toda a situação, livros, áudios, etc.

Reparem na data da lareira!

O cômodo mais interessante é o Oak Room, que tem um teto todo de madeira com pinturas do início do século XVII. O desafio ali é achar a figura do diabo (achei!), mas tem várias outras enigmáticas:

Oak Room, com seu teto de madeira pintado.

Algumas das figuras do teto:

Enfim, é essa a casa. Em Edimburgo, final da Royal Mile, ao lado do Scottish Storytelling Centre – 43 High Street. Não é a maior e melhor atração da cidade mas, se estiver sobrando um tempinho, vale a pena. Pelo valor histórico, claro. Porque John Knox não merece nossa atenção. 😆

Anteriores

Hogmanay: 3 dias de muita festa, fogo e gelo.

Próximo

O Castelo de Edimburgo e a Pedra do Destino

15 Comentários

  1. Juliana Gimenez

    Que bacana.

    Estou assistindo Reign e lendo Outlander já era apaixonada pela Scotland, desde meus 12 anos agora quero ir conhecer ainda em 2017.

    Estou amando seu blog.

    Bjus,

  2. Ana Cristina Ribeiro

    Muito interessante tudo, fico ainda mais apaixonada pela Escócia. Obrigada por compartilhar conosco!

    • Anelise

      Adoro escrever sobre a Escócia, pra mim é um prazer, e mais ainda sabendo que as pessoas curtem. Obrigada por ler!! 😀

  3. Bibi

    Obrigada por contar mais um pouquinho da história da Escócia!!!

  4. Cristina Lima

    Adorei seu comentário ….
    se tudo der certo pretendo ir na Escócia esse ano e será melhor ainda com as suas dicas …

    • Anelise

      Que legal! Venha mesmo, você vai adorar, e que bom que estou ajudando. Obrigada por ler e comentar!

  5. Regina Helena

    Estou visitando a Escócia . Aqui tudo é lindinha!!! Estou amando!

  6. Regina Helena

    Estou visitando .Estou apaixonada!

  7. Juliana Rosset

    Muito obrigada por compartilhar os teus conhecimentos!!! Você é demais…

  8. Rafaela

    Oiiiii!!!! Criei vergonha na cara e acessei o blog! Agora já está entre os meus endereços favoritos. Impossível não amar teus textos.

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén