Brasil x Portugal: experimento social-antropológico do imaginário escocês.

Eu tenho dupla nacionalidade: brasileira e portuguesa.

Eu também perdi passei quatro anos da minha vida fazendo uma faculdade de Antropologia/Sociologia que nunca me ensinou a ganhar dinheiro (não, fazer miçangas não conta, porque é uma atividade de expressão artístico-filosófica não-capitalista). Mas aprendi a fazer pesquisa de campo. Em um semestre. Todos os outros semestres foram perdidos dedicados a outros estudos complementares complexos.

E eu tenho usado essas espetaculares habilidades científicas sempre que posso, na vida, na Escócia, e na vida na Escócia.

Meu experimento social recente consiste em, quando me perguntam, às vezes, dizer que sou portuguesa (mesmo não me considerando) e, às vezes, dizer que sou brasileira.  As reações mudam consideravelmente:

Quando falo que sou portuguesa:

Expressão:

4968090_7363396fd39166539587b8f1f7444010

Comentários prováveis: “Oh, ok.” / “…” / “Right…”

 

Quando falo que sou brasileira:

Expressão:

hilariously-surprised-dogs

Comentários prováveis: “Wow!” / “Are you insane?” / “Por que alguém trocaria o Brasil pela Escócia?” / “Are you crazy?” / “Wow!!”

E variações disso. Ah, nos últimos meses também, volta e meia, escutava algum comentário aleatório sobre as Olimpíadas.

Minha conclusão altamente científica e cheia de embasamento teórico-social e etnológico é que, no imaginário das pessoas daqui, o Brasil é um paraíso tropical exótico e vibrante, onde se pode andar livremente, sem muitas camadas de roupa e com cabelos que ficam do jeito que a gente arruma. Enquanto Portugal é só mais um país monótono da Europa, com castelos e bigodes. Por isso o espanto deles com a minha presença aqui. É mais ou menos como a minha reação quando vejo argentinos morando em qualquer lugar do mundo que não seja a maravilhosa Bariloche deles. Como assim?! Are you insane? Por que alguém com greencard para Bariloche moraria no Brasil?

Aparentemente, os escoceses não conseguem entender o que se passa pela cabeça de alguém que sai de um lugar com sol, calor, muito samba e alegria para vir para outro lugar com vento, frio, vento, chuva, vento e ovelhas. E vento.

É trocar isso:

brazilian-flipflop130605175231-brazil-beaches-taipus-de-fora-horizontal-gallery

Por isso:

the-world_s-top-10-best-images-of-cats-in-snow3 imagesarticle-2071633-0f1afe9d00000578-972_470x358pay-sheep-use-a-drystone-wall

Nops, os escoceses não entendem.

braveheart-2

“What the hell??!!!”

Enfim, brasileiros e brasileiras, quando ficar difícil manter o patriotismo nessa época de crise e convulsões políticas, lembrem-se: o povo de saias acha nosso país o máximo!!! <3

Anteriores

Thistle – a flor da Escócia

Próximo

Por que o unicórnio é o animal nacional da Escócia?

12 Comentários

  1. Iadja

    Divertidíssimo!!!!

  2. Hahahahaha!

    Por aqui essa novela se repete. Os americanos tem essa visão de que o Brasil é a Amazônia, todo mundo é Tarzan e Jane, solto na buraqueira!!!! Aí quando vão ao Brasil, se dão conta que lá tb há civilização! kkkkkkkkkkkkkk!!!
    Beijos
    http://www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    • anelise

      Sim!!! Eu adoro a imagem que o Brasil tem no exterior, hahahaha, somos todos exóticos, alegres, vivendo em meio a natureza, com muito sol e praia. Eles acham um paraíso!! 😀
      Obrigada por ler!!!

  3. Andressa de Lima

    Ane, como é bom ler suas peripécias adoro o jeito que escreve/fala. Saudades gigantescas de ficar a tarde toda papeando conjunturas filosóficas com você.

    • anelise

      Saudades de ti, guria!!! ❤️ Que bom saber que você está me lendo! 🙂

  4. Ri muito! Menina to amando seu blog, bebendo cada post e sonhando acordada de chegar logo em Edimburgo (me encontro neste momento em uma piccola cidade da Itália esperando uma gestação que é a cidadania). Seu blog renova minhas energias e me dá mais tesão de continuar minha espera. Obrigada!

    • Anelise

      Obrigada, Talita!!! A Itália também é incrível, aproveita teu tempo aí! 😉

  5. Vivi

    Kkkkkk muito bom esse post, aliás todos posts são ótimos do seu blog. Da até vontade de ser sua amiga kkkkkk, bjs e continue nos inspirando.

  6. Daiana Reis

    Muito legal!!!!Ri muito aqui no trabalho…. Show os seus textos…
    Parabéns…. 🙂

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén