14 coisas que fazem da Escócia o país mais legal do mundo

A Escócia é um país pequeno mas cheio de coisas fantásticas. Se você chegou até esse blog, é porque provavelmente já sabe do valor dessas terras, mas não custa a gente lembrar de alguns motivos pelos quais amamos a Escócia:

1. Geografia:

Além das Terras Baixas e das Terras Altas (as famosas Highlands), a Escócia ainda possui 790 ilhas!!! Ou seja, muito lugar lindo e diferente pra explorar, a maioria ainda de natureza intocada.

mapa Escocia

2. História:

Eu AMO História, então isso pra mim é uma coisa que conta muito. Tem algo mágico em você andar por aí e imaginar como as coisas eram há muito tempo atrás. E aqui nem precisamos imaginar muito, porque tem muita coisa ainda de pé, como a arquitetura, pra ser vista e tocada. Por todo lugar que se olha tem algo histórico, e em alguns lugares você pode quase sentir ainda a presença de todas aquelas pessoas que por ali passaram e por aqui viveram. Não é  à toa que tem tantas histórias de fantasmas aqui…

Castelo de Urquhart - do século XVI

Castelo de Urquhart – do século XVI

 

screen-shot-2016-10-03-at-23-01-08

Skara Brae – vila do Neolítico de 3000 AC, uma das maiores descobertas arqueológicas do mundo.

3. Castelos:

A Escócia tem mais de 2.000 castelos!!! A lista chega a 3.000 se você contar aqueles que estão só em ruínas baixas ou já destruídos por completo. Mas tem MUITOS preservados e abertos para visitação. Tem até um “Caminho dos Castelos”, em Aberdeenshire, uma rota planejada e sinalizada que passa por diversos castelos e mansões antigas.

screen-shot-2016-10-03-at-23-01-17 000122da_medium 71gu8c10o6l-_sl1200_

 

4. Lago Ness:

Um dos lugares mais famosos da Escócia, e lar do famoso monstro. Muita gente já viu, mas será?

Lago Ness

5. Gaita de Foles:

Um dos maiores símbolos da cultura escocesa. Impossível escutar o som de gaita de foles e não ter saudade das Highlands – mesmo que você nunca tenha estado lá.

(Clique no vídeo para ouvir)

 

6. Tartans:

Cada clã tem seu tartan específico, e esses padrões, originalmente usados em roupas, são hoje usados por tudo, até na decoração e em itens do dia-a-dia.

tartans

 

7. Kilt:

O Kilt é a famosa saia que os escoceses usam, preferencialmente feito no tartan do seu clã. Junto com os tartans e as bagpipes, os kilts foram proibidos por muito anos depois que a Inglaterra anexou a Escócia, então hoje eles usam orgulhosamente, principalmente em momentos especiais e de festas. Não é incomum encontrar homens de kilt pelas ruas, mesmo em temperaturas congelantes.

screen-shot-2016-10-03-at-23-01-53

 

 

8. Animais:

A Escócia é lar de alguns dos animais mais fofos da face da Terra. Para além das infinitas ovelhas que aqui existem, tem uma espécie de gado peludo que parece de mentira, esquilos lindos, renas, um pônei de morrer de amor e o bicho mais perigoso daqui: o gato escocês selvagem. Se vir pelas ruas, não tente levar pra casa, pois apesar de parecer um gatinho fofo, ele é bem feroz.

 

 

screen-shot-2016-10-03-at-23-02-02 screen-shot-2016-10-03-at-23-02-10 screen-shot-2016-10-03-at-23-02-18 screen-shot-2016-10-03-at-23-02-25 screen-shot-2016-10-03-at-23-02-31

9. Whisky:

Não é o meu caso, mas para quem gosta, esse é o lugar para se estar. Tem whisky por tudo, e de boa qualidade. Mas mesmo pra quem não curte beber, é super interessante passear pelas dezenas (ou centenas?) de Destilarias e saber mais sobre a história dessa bebida tão famosa. E claro que se encontra bolo de whisky, chocolate de whisky, fudge (uma espécie de doce de leite daqui) de whisky and so on….

whisky

scotland distillery

 

10. Hogmanay:

Hogmanay é a festa de Ano Novo da Escócia. É maior e mais importante que o Natal, e tem origens muito antigas, possivelmente celtas. Dura dois ou três dias em que os escoceses fazem muita festa, com muita dança, comida e whisky, claro.

hogmanay

 

11. Golfe:

O Golfe foi criado aqui, e é incrível a quantidade de campos de golfe que tem pelas cidades. O bom é que isso também faz com que haja muitas areas verdes, de campo lindo para se passear quando não tem ninguém jogando. Claro que eles não jogam sempre de kilt, infelizmente.

 

 

golfe escoces

12. Coração Valente:

Muita gente começou a se interessar pela Escócia depois que esse filme foi lançado. William Wallace, interpretado por Mel Gibson, é o maior herói nacional da Escócia, e o filme conta a história dele. “You can take my life, but you’ll never take my FREEDOM!!!” 

 

screen-shot-2016-10-03-at-23-02-58

13. Pessoas:

Acho que os antepassados dos escoceses de hoje ficariam orgulhosos deles. As pessoas aqui são, de maneira geral, muito educadas, atenciosas e muito mais alegres e abertas que no resto da Europa – será culpa do whisky?! 😉  O senso de humor deles é inigualável, e parece que nada estressa muito esse povo.

 

 screen-shot-2016-10-03-at-23-03-05

14. O motivo mais incrível:

 

Tem muitos outros motivos que ainda serão mostrados aqui neste blog, mas se você não se convenceu que a Escócia é o melhor país do mundo, durma com esse. O animal nacional da Escócia é, simplesmente:

screen-shot-2016-10-03-at-23-03-13

 

E é SÉRIO!!!!!

Andando por aí, e visitando construções históricas, se acha vários unicórnios: em estátuas, em brasões, em tapeçarias, etcs.

558px-HamptonCourtUnicorn img_6261  unicorn-scottish-platethe_unicorn_on_the_mercat_cross_edinburgh-14374757_std

 

Sem mais a declarar…

 

 

Anteriores

O monstro do Lago Ness

Próximo

Gatos na Escócia

3 Comentários

  1. neusa mari

    Concordo com você.Parabéns por ter oportunidade de viver nessa terra com esse povo .

  2. SIMONE BRAGA DOS SANTOS

    Amo esse país. Muitas coisas na minha vida me levaram a observar a Escócia e depois que pisei nesse solo, ela não sai da minha cabeça e meu coração! Já faz 3 anos e morro de saudades! Amei seu blog! Voltarei, com certeza!!!

    • Anelise

      Volte mesmo, Simone, a Escócia vale a pena!! <3
      Obrigada por ler e comentar!

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén