Não existe aqui, nenhuma regra rigorosa de gorjetas, e a prática acaba sendo mais uma questão de boa educação e apreciação por um bom serviço prestado do que uma obrigação.
Situações em que mais comumente se dá gorjeta:
Restaurantes: em torno de 10%. Alguns incluem uma pequena taxa de serviço, caso em que a gorjeta pode ser menor;
Táxis: pelo menos arredondar o valor – por ex, se a corrida custou £4.55, pague £5 e diga “please keep the change”. Se o taxista foi particularmente atencioso, pode-se dar mais;
Outros locais não esperam gorjeta, mas claro que vão ficar felizes se você, como forma de demonstrar o quanto gostou do serviço, quiser dar uns trocados. Lojas e cafés, às vezes, possuem umas “caixinhas de gorjetas”, e o valor é dividido por igual entre todos. Nesta época de Natal, elas sempre ficam mais cheias.
Uma situação que não é de gorjeta mas que você precisa dar dinheiro é a dos gaiteiros de rua. Esses, que ficam nas esquinas, totalmente trajados, tocando gaita de foles. Muitos turistas param e filmam ou batem fotos sem dar nenhuma moedinha para eles. Isso é considerado mal-educado ao extremo. Se você gostou, bateu foto ou filmou, dê pelo menos £1. É uma regra meio implícita essa, mas é também uma questão de educação e respeito.
Deixe um comentário