Se arrepender de decisões tomadas durante o furor de uma embriaguez não é algo novo. Mas um escocês conseguiu que sua bebedeira causasse dor-de-cabeça em seus descendentes por quase três séculos.
Durante uma festa daquelas, em 1620, Mac Ian Stewart achou que seria divertido trocar o castelo que estava em sua família há séculos por um barco, em uma aposta. E foi assim que o Castle Stalker trocou de mãos e passou a pertencer a um sujeito chamado Donald Campbell.
Décadas depois, um descendente de Mac Ian conseguiu “ganhar” o castelo de volta, através de favores para o rei. Mas os Campbells não aceitaram a decisão e cercaram o castelo até tomá-lo de volta.
Ao longo dos séculos, os Stewarts fizeram outras tentativas de recuperar o castelo de sua família, todas sem sucesso. Até que, em 1908, Charles Stewart conseguiu comprar o castelo de volta, mas este já estava abandonado e em péssimo estado. Tanto trabalho, e tantas brigas, só porque o vovô Mac Ian exagerou no whisky…
Eu fico imaginando gerações de pequenos Stewarts, nascidos em um barraquinho ali perto e sempre escutando os pais deles apontarem para o Stalker e falarem: “Está vendo aquele castelo na ilha? Era nosso. Todo nosso! Mas aí seu avô Ian bebeu todas e hoje nós só temos esse barco…”
O Castle Stalker foi construído em uma ilha devido à precariedade dos caminhos por terra, nessa região. Era mais fácil e mais rápido se locomover pelo mar.
O castelo ainda pertence aos Stewart, mas é possível agendar uma visita durante os meses de verão. As datas são bem limitadas, e o acesso é por barco, e dependente da maré.
Fãs de Monty Python vão reconhecer esse castelo: é o “Castle of Arghhhhhh” do filme “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado”:
O dia que fomos não estava propício para fotos: chuva, vento, nevoeiro, enfim, um dia bem escocês, fazer o quê! Começamos a fazer a trilha que atravessa um bosque e desce uma colina até a praia, e que tem vistas lindas, mas tivemos que recuar por causa da lama (não estava seguro) e chegar até a praia por outro caminho.
Esse não é um castelo muito visitado, e entendo o motivo: é meio que distante de tudo, visitações não são frequentes e, se o dia não estiver gloriosamente ensolarado, as fotos nem vão ficar boas. Mas, para quem estiver de passagem por essa região, vale a pena a parada!
“Mas peraí, Anelise… você vai terminar este post sem nos contar se tem fantasma aí?”
Pois é, queridos leitores… é possível que o vovô Mac Ian continue andando pelos corredores do castelo, batendo a própria cabeça nas paredes, pela burrada que fez. Mas os moradores nunca mencionaram nenhuma aparição específica.
O que existe é uma lenda que conta que, momentos antes da morte de um Stewart, quando eles habitavam o castelo, um orb de luz brilhante aparecia e flutuava por cima do castelo.
E agora? Podemos contar isso como um fantasma? Ou estaria mais para um OVNI?
DAIANE LÉO MOTTA
Que legal!
E da-lhe whisky kkkk
Daniel
Melhor um castelo na mao que dois voando
Cristina Lima
Adoro suas publicações!!!
Andréa Paula de Sousa e Silva
Sensacional. Ótima história. Se beber não aposte kkk.