Se você um dia passar pelas margens do Loch Shin, na região de Lairg, na Escócia, e avistar esta minúscula casinha em uma ilha igualmente minúscula, provavelmente vai ficar se perguntando o que cargas d’água ela faz ali e, mais ainda, quem cargas d’água mora ali (nem sei se ainda se usa a expressão “cargas d’água”… talvez eu esteja sendo muito velha na escrita, mas achei apropriada, com tanta água ao redor… e a casa certamente exigiu o transporte de uma carga, pela água, então… ok, parei, voltemos à casa).
Diz a lenda que a casa foi construída por um sujeito chamado Jock Broon, em 1824. Jock teria ganhado este pequeno pedaço de terra (com, por acaso, um lago ao redor) de um lorde local, por tê-lo ensinado a destilar whisky. Feliz por finalmente possuir um bocado de chão para chamar de seu, e querendo reforçar seu novo status de “insulofundiário” (inventei a palavra), ele resolveu construir uma casa no local, mas morreu logo em seguida, ao dar um tiro no próprio pé enquanto caçava. Ironia do destino: passou a vida inteira querendo uma casa própria e, quando consegue, pá! o tiro no pé.
Ao menos, esta é a história que está escrita em placas na cidade, fazendo com que turistas inocentes – que não leem este blog – acreditem que tudo isso aconteceu mesmo.
Acontece que se tem uma coisa que os escoceses não perdem, além da garrafa de whisky, é uma boa piada. Principalmente em locais mais isolados, rurais, onde não se tem muito mesmo o que fazer então que tal inventar uma história qualquer e ver quem acredita?!
Na verdade, esta “wee hoose” (“pequena casa”, em escocês) foi construída nos anos 80 como parte do cenário de um festival de verão e, depois, alguém teve a ideia de colocá-la nesta pequena ilha. Quando as pessoas de fora começaram a fazer perguntas sobre ela, surgiu a oportunidade de criar histórias mirabolantes sobre a pequena casa na ilha. A de Jock Broon fez sucesso, virou a história oficial e chegou até a ser contada na BBC como sendo real (ah, esses velhinhos escoceses que inventaram isso devem ter rido muito!!).
Não por acaso, o sobrenome “Broon” pertence a uma famosa família de tirinhas escocesas cômicas, que fazia sucesso por aqui. Mas, na emoção com a história, parece que ninguém lembra de fazer essa associação, e ela acaba ficando óbvia só quando se sabe que a história toda é uma grande brincadeira.
A casinha é hoje uma das maiores atrações da região, e já teve que ser reconstruída duas vezes, por causa de tempestades e enchentes.
Foto: Northern Times, 2015.
Animado, o grupo de velhinhos jocosos da cidade chegou a instalar um painel com a história e com fotos de Jock Broon e sua grande família – na verdade, moradores tiraram a foto com roupas antigas e a envelheceram para parecer do século XIX. O esforço por uma piada é admirável.
Ana Paula
Hahahá! boa historia!
Adriana
Particularidades deliciosas da Escócia!
Debora
Uma graça a casa e piada!
Adorei
Karina Gaspar
Fiquei aqui pensando no criador dessa historia, e como ele(se é que está vivo) ou alguém da Família que sabe da repercussão que teve deve esta! kkkkk